SOBRE CAFÉ E CIGARROS

SOBRE CAFÉ E CIGARROS

(Coffee and Cigarettes)

2003 , 96 MIN.

Gênero: Drama

Estréia:

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Jim Jarmusch

    Equipe técnica

    Roteiro: Jim Jarmusch

    Produção: Jason Kliot, Joana Vicente

    Fotografia: Ellen Kuras, Frederick Elmes, Robby Müller, Tom DiCillo

    Trilha Sonora: Tom Waits

    Estúdio: Smokescreen Inc

    Elenco

    Alfred Molina, Bill Murray, Cate Blanchett, Genius/GZA, Iggy Pop, Jack White, Meg White, Renee French, Roberto Benigni, RZA, Steve Buscemi, Steve Coogan, Tom Waits

  • Crítica

    22/05/2009 11h03

    Em 1987, quando Jim Jarmuch filmou o primeiro segmento de Sobre Café e Cigarros, ainda era possível sentar em um café e acender um cigarro sem ser incomodado por tossidas e, também, sem deixar os não-fumantes irritados com tanta fumaça. Assim, o cultuado diretor de Dunbailó (1987) passou os últimos 17 anos partindo dessa premissa para produzir este filme, uma compilação de 11 pequenas histórias que giram e torno do consumo de cigarros e cafés.

    O descolado filme conta com a participação de músicos do naipe de Iggy Pop, Tom Waits e a dupla da banda White Stripes, além de atores como Bill Murray, Roberto Benini, Cate Blanchett, Alfred Molina e Steve Coogan, todos interpretando eles mesmos (com exceção do segmento de Cate). Todos eles estão em uma situação corriqueira - bebendo cafés e fumando -, mas em meio a diálogos surreais. Na verdade, o grande forte de Sobre Cafés e Cigarros é a qualidade dessas conversas e a diversidade das figuras que passam pela câmera. Também vale destaque a bela fotografia em preto-e-branco - o preto do café com o branco da fumaça do cigarro? - e a trilha sonora, que mistura funk, jazz e rock-and-roll - preste atenção à versão de Louie Loiue, de Richard Berry, por Iggy Pop.

    O filme começa com uma conversa bizarra entre Roberto Benini e Steven Wright, passa por um diálogo sobre o irmão gêmeo de Elvis e parte para algumas cenas chatas e cansativas. No entanto, tudo vale a pena quando chega o segmento protagonizado por Alfred Molina e Steve Coogan, o melhor de todos.

    Apesar de apresentar seus poucos altos e muitos baixos, Sobre Café e Cigarros tem um humor refinado, inteligente, tão saboroso quanto apreciar uma xícara de café e um cigarro (quem fuma sabe do que eu estou falando). E, para os politicamente corretos de plantão, não estou estimulando o tabagismo ou o consumo de café. Nem Jim Jarmuch. Mas sim o consumo de coisas menos prejudiciais à saúde: bons filmes.

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus