SRA. HENDERSON APRESENTA

SRA. HENDERSON APRESENTA

(Mrs. Henderson Presents)

2005 , 103 MIN.

Gênero: Comédia Dramática

Estréia:

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Stephen Frears

    Equipe técnica

    Roteiro: Martin Sherman

    Produção: Laurie Borg, Norma Heyman

    Fotografia: Andrew Dunn

    Trilha Sonora: George Fenton

    Estúdio: BBC Films

    Elenco

    Bob Hoskins, Christopher Guest, Judi Dench, Kelly Reilly, Thelma Barlow, Will Young

  • Crítica

    22/05/2009 11h03

    Sra. Henderson Apresenta é a divertida incursão do diretor inglês Stephen Frears no teatro de variedades durante a Segunda Guerra Mundial. Em meio a uma Londres ameaçada por bombas, repleta de soldados loucos por novidades nos teatros da cidade, o cineasta conta a história da senhora Henderson que dá nome ao filme, interpretada brilhantemente por Judi Dench, cuja performance lhe rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz.

    Laura Henderson é uma divertida viúva que não sabe muito bem o que fazer com a fortuna que seu marido acaba de deixar. É quando ela tem a idéia de comprar um velho teatro no centro de Londres e reformá-lo a fim de exibir um show de variedades inédito. Ela contrata o diretor teatral Vivian Van Damm (Bob Hoskins) para ajudá-la na montagem, mas logo os dois trocam farpas. Afinal, têm personalidades opostas e é esse duelo contínuo entre a dupla que dá o maior tempero à trama.

    Mas a grande polêmica ainda está por vir quando eles resolvem criar um espetáculo teatral com mulheres nuas, o que não é nada comum na década de 40. Em meio à crise econômica ocasionada pela Grande Guerra e, também, aos teatros de variedade que pipocam em toda a Europa, Henderson precisa apelar às novidades para conseguir seu lugar ao sol. A polêmica, ao mesmo tempo em que choca aos puritanos, atrai cada vez mais o público masculino.

    A nudez nos números musicais não é o ponto principal de Sra. Henderson Apresenta, muito menos os dramas da guerra, mas sim a própria protagonista e a forma que ela encara o mundo. A atuação de Judi Dench é, portanto, fundamental para que a produção tenha sido bem-sucedida em seu objetivo, assim como a escolha de Bob Hoskins como coadjuvante. Os dois atores veteranos criam uma química deliciosa de se apreciar. A direção de arte também merece destaque, assim como a recriação de uma Londres em meio à guerra. O roteiro não desenvolve muito bem as situações que poderia, mas isso acaba ficando em segundo plano quando o espectador acompanha a figura carismática e emocionante que é a senhora Henderson.

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus