TOW IN SURFING

TOW IN SURFING

(Tow In Surfing)

2005 , 71 MIN.

Gênero: Documentário

Estréia:

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Álvaro Otero, Jorge Guimarães, Rosaldo Cavalcanti

    Equipe técnica

    Produção: Álvaro Otero, Jorge Guimarães, Rosaldo Cavalcanti

    Fotografia: Peter Fuzsnard

    Trilha Sonora: Zezinho Mutarelli

  • Crítica

    22/05/2009 11h03

    Como o próprio nome já diz, Tow In Surfing é um documentário sobre esta modalidade praticada no surfe, na qual os surfistas são rebocados por um jet ski até ondas gigantes que costumam ser do tamanho de um prédio de dez a 15 andares. O longa-metragem é dirigido por dois brasileiros, Jorge Guimarães e Rosaldo Cavalcanti, mas os depoimentos dos surfistas foram dados em inglês com legendas em português.

    Apesar de ser um documentário para um público bem específico, é difícil tirar os olhos da tela e correr o risco de perder qualquer movimento. As imagens são belíssimas e as ondas gigantes possuem um efeito hipnótico. Em um documentário como este, que envolve fenômenos da natureza, não há como ter uma fotografia no mínimo interessante. No caso de Tow In Surfing, a parceria de sucesso entre os diretores e a fotografia de Peter Fuzsnard resultou em tomadas aéreas e algumas no mar de tirarem o fôlego. A mudança de enquadramento nos faz sair de uma posição de meros observadores para mergulhamos nas perigosas ondas ao lado dos profissionais. Somente conhecendo muito o esporte seria possível conseguir tais enquadramentos. Os cineastas Guimarães e Cavalcanti possuem uma ligação particular com o surfe, desde a infância, e ainda foram os criadores e produtores da primeira e única Tow In World Cup (2002/2003), competição de ondas gigantes realizada no Havaí, também retratada no documentário, sendo um de seus pontos altos.

    Vale a pena lembrar que neste documentário não foi utilizado nenhum efeito especial. Os depoimentos dos surfistas mostram que a prática da modalidade vai além de um excelente preparo físico, beirando à entrega espiritual. Afinal, estes surfistas se deparam com a morte toda vez que entram no mar. Outro destaque fica para a trilha sonora que foge do estereotipado reggae e dá espaço para a música eletrônica, mais pesada e envolvente, caracterizando melhor a adrenalina que o tow-in oferece.

    Para quem não conhece o esporte, Tow In Surfing é um espetáculo de imagens e emoções, sentidas por meio do relato dos surfistas. E ainda lhe dá uma boa oportunidade de ser apresentado aos grandes esportistas brasileiros como Rodrigo Resende, Eraldo Gueiros e Carlos Burle.

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus