Tudo por Justiça

TUDO POR JUSTIÇA

(Out of the furnace)

2013 , 116 MIN.

16 anos

Gênero: Suspense

Estréia: 27/03/2014

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Scott Cooper

    Equipe técnica

    Roteiro: Brad Ingelsby, Scott Cooper

    Produção: Jennifer Davisson Killoran, Leonardo DiCaprio, Michael Costigan, Ridley Scott, Ryan Kavanaugh, Tony Scott

    Fotografia: Masanobu Takayanagi

    Trilha Sonora: Dickon Hinchliffe

    Estúdio: Appian Way, Energy Entertainment, Red Granite Pictures

    Montador: David Rosenbloom

    Distribuidora: Imagem Filmes

    Elenco

    Bingo O'Malley, Bobby Wolfe, Boyd Holbrook, Carl Ciarfalio, Casey Affleck, Charles David Richards, Christian Bale, Corey Rieger, Dendrie Taylor, Forest Whitaker, Gordon Michaels, Jack Erdie, Jason Greear, John W. Kleer, Nancy Mosser, Sam Shepard, Tom Bower, Willem Dafoe, Woody Harrelson, Zoe Saldana

  • Crítica

    27/03/2014 12h04

    Não existem valores imutáveis na vida: há os que escolhemos preservar, e aqueles que os capítulos inesperados modificam. Repleto de uma violência justificável, o novo longa de Scott Cooper (Coração Louco) discute o limiar tênue entre a justiça e a vingança e revela o poder das circunstâncias para transformar o ponto de vista do ser humano. Convence.

    Em Tudo Por Justiça, Russell Haze (Christian Bale) é um homem comum que desdobra seu tempo em uma jornada dupla de trabalho para subsidiar a vida com a namorada Lena (Zoe Saldana) e pagar as dívidas de jogo contraídas pelo problemático Rodney (Casey Affleck), seu irmão caçula que se recusa a levar uma vida comum.

    A trajetória dos dois é transformada drasticamente após o encontro de ambos com a morte. Enquanto Russell paga suas dívidas com a sociedade na cadeia por ter provocado um acidente de carro que matou uma mulher e uma criança, Rodney passa uma temporada como soldado do exército americano em missão no Iraque, onde também pagará penitências emocionais pela vivência da guerra.

    A primeira metade do filme acompanha o desenvolvimento dos antagonismos entre Russell e Rodney. Do retorno da cadeia, Russell se esforça para colocar a vida nos eixos e sai em busca de um novo emprego. Rodney, no entanto, reforça o sentimento de inadequação à pacata cidade onde vivem e passa a fazer lutas clandestinas para ganhar dinheiro. Neste submundo da violência ele encontrará Harlan DeGroat, chefe de um cartel de drogas e rinhas humanas cuja paixão pela agressividade sobrepõe sua noção de escrúpulos.

    Embora o título do filme em português sugira uma busca pela justiça, seu enredo está repleto de histórias orientadas pela vingança, uma em consequência da outra, desencadeando o efeito dominó que percorre a trama. Além desse fato, não há grandes surpresas em Tudo Por Justiça, o que não se revela um elemento tão prejudicial.

    Às vezes, mas somente às vezes, vai parecer que os acontecimentos são muito simples de serem resolvidos no filme, o que incomoda um pouco. A direção de Scott Cooper é bastante linear e concentra toda a tal "perseguição" para o fim do rolo. Ainda assim, o espectador vai se sentir atraído e compadecido pela eterna batalha de Russell para encaixar seu irmão no mundo comum.

    As cenas de briga vividas por Rodney dentro das arenas clandestinas são bem reais. Você certamente vai ter uma sensação de Clube Da Luta nesses momentos, com aquele bando de homens sujos e violentos berrando em volta do embate em um casarão sombrio e abandonado. Aviso: se pancadaria real e sangue te chocam, cuidado. Este filme tem violência de sobra.

    As brigas são bem coreografadas e a atuação de Casey Affleck é convincente nesses pontos. As interpretações, inclusive, são um grande diferencial: Bale, Willem Defoe (Anticristo) e Zoe têm um bom desenpenho em seus papéis, mas o grande destaque vai para Woody Harrelson (O Povo Contra Larry Flynt), como o inescrupuloso DeGroat.

    Sóbrio e realista, Tudo Por Justiça pode não surpreender tanto com sua trama, mas é bem-sucedido ao discutir as formas antagônicas de seus personagens enxergarem a vida, além de abordar com sutiliza a transformação do homem através das circunstâncias.

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus