UM CONTO CHINÊS

UM CONTO CHINÊS

(Un Cuento Chino)

2011 , 93 MIN.

14 anos

Gênero: Comédia Dramática

Estréia: 02/09/2011

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  • Ficha técnica

    Direção

    • Sebastián Borensztein

    Equipe técnica

    Roteiro: Sebastián Borensztein

    Produção: Axel Kuschevatzky, Ben Odell, Gerardo Herrero, Juan Pablo Buscarini, Pablo Bossi

    Fotografia: Rolo Pulpeiro

    Trilha Sonora: Lucio Godoy

    Distribuidora: Paris Filmes

    Elenco

    Enric Cambray, Ignacio Huang, Javier Pinto, Julia Castelló Agulló, Muriel Santa Ana, Ricardo Darín

  • Crítica

    01/09/2011 14h49

    Com poesia e simplicidade, o filme Um Conto Chinês, que não é chinês, convida a uma terna reflexão sobre a ponderabilidade do absurdo. O que é, afinal, um absurdo? Uma vaca despencar do céu? Uma amizade entre duas pessoas que não entendem uma só palavra do que conversam? Uma guerra?

    O ponto de partida deste intrigante enigma é o igualmente imponderável encontro entre um argentino e um chinês. O argentino é Roberto (Ricardo Darín, sempre ele) um mal humorado dono de uma loja de ferragens que trata mal seus clientes e é capaz de brigar com seus fornecedores por causa de um punhado de parafusos. O chinês é Jun (Ignacio Huang), rapaz que desembarca na Argentina em busca de seu tio, sem falar uma palavra de castelhano.

    O imponderável fará com que as vidas destes dois intrigantes personagens se cruzem de forma, digamos... imponderável. Mas que levanta importantes questões sobre a (in)tolerância entre as diferenças.

    Com o perdão da repetição e do lugar comum, Darín está ótimo no papel principal. Pode-se questionar o uso excessivo da trilha sonora de Lucio Godoy (compositor de Tudo Sobre Minha Mãe), que se inspira em demasia nos desgastados padrões norte-americanos e acaba resvalando na mesmice, mas nada que chegue a tirar o brilho desta bela fábula agridoce sobre as pequenas comédias que tecem o drama da vida.

    Um Conto Chinês é o terceiro longa escrito e dirigido pelo portenho Sebastian Borensztein, que demonstra aqui talento e segurança na direção. Os dois anteriores, La Suerte Está Echada e Sin Memória (este produzido no Méxco) permanecem inéditos no circuito comercial brasileiro. Já Um Conto Chinês levou mais de 1 milhão de argentinos aos cinemas.


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