Pôster do filme Um pequeno favor

UM PEQUENO FAVOR

(A Simple Favor)

2018 , 118 MIN.

16 anos

Gênero: Thriller

Estréia: 27/09/2018

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Paul Feig

    Equipe técnica

    Roteiro: Darcey Bell, Jessica Sharzer

    Produção: Jessie Henderson, Paul Feig

    Fotografia: John Schwartzman

    Trilha Sonora: Theodore Shapiro

    Estúdio: Feigco Entertainment

    Montador: Brent White

    Distribuidora: Paris Filmes

    Elenco

    Allison Wilson-Forbes, Andrew Rannells, Anna Kendrick, Blake Lively, Cyndy Day, Eric Johnson, Gia Sandhu, Glenda Braganza, Henry Golding, Jean Smart, Katherine Cullen, Kelly McCormack, Linda Cardellini, Lucas Kalechstein, Melody Johnson, Nicole Peters, Noorin Gulamgaus, Rupert Friend, Sarah Baker, Zach Smadu

  • Crítica

    24/09/2018 18h59

    Por Thamires Viana

    Há quem ainda torça o nariz para adaptações de best-sellers, seja por comparar a forma de abordagem ou por não ter em tela todos os detalhes trazidos nas páginas dos livros. Mas muitas vezes somos surpreendidos com bons títulos, como é o caso da estreia da semana, Um Pequeno Favor.

    Com Blake Lively e Anna Kendrick, o suspense dirigido por Paul Feig, mesmo cineasta que nos divertiu com Missão Madrinha De Casamento, surpreende positivamente aqueles que gostam de uma boa dose de plot twist recheada de tensão e humor ácido. A história é adaptada do livro homônimo escrito por Darcey Bell e acompanha Stephanie (Kendrick), uma celebridade na internet que se dedica ao um canal que traz dicas para mães, e Emily (Lively), uma bem sucedida profissional da moda que carrega segredos obscuros sobre sua vida pessoal.

    Mesmo com personalidades divergentes, as duas se tornam melhores amigas e passam as tardes livres fazendo rodadas de martini na mansão de Emily e cumprindo pequenos favores uma para a outra. Em um deles, Emily pede que Stephanie busque seu filho na escola, mas desaparece sem deixar rastros e o mistério envolvendo seu sumiço toma conta da rotina de sua nova amiga e de seu marido Sean, vivido pelo ator Henry Golding.

    É inegável a semelhança de Um Pequeno Favor com Garota Exemplar, longa adaptado do best-seller de Gillian Flynn e dirigido por David Fincher. Não na história em si, mas na tensão que o filme cria no espectador. Trazendo um humor ácido e peculiar, a trama se desenrola de forma a fazer com que o público não desvende logo de cara os mistérios envolvidos ali.

    Um dos grandes acertos do longa é se encarregar de apresentar tomadas leves e descontraídas para quebrar o gelo, contrastando seus momentos obscuros com vestidos floridos, diversão das crianças no parque e uma conversa divertida entre as amigas.

    O roteiro escrito por Jessica Sharzer - responsável por episódios de American Horror Story e pelo filme Nerve - Um Jogo Sem Regras - é também ponto alto. A forma com a qual a história é contada exige um certo cuidado para que não atropele os fatos e, nisso, Sharzer acertou em cheio, já que a narrativa é eficiente em cumprir o que promete, deixando assim que o espectador crie suas próprias teorias para o enredo, mas que também seja surpreendido a cada cena.

    Feig, mestre em comandar tramas que agradam o público como a série Freaks and Geeks e os filmes As Bem Armadas e A Espiã Que Sabia De Menos, sabe bem como colocar em cena a interação dos atores e conduzir tomadas atuais mescladas com flashbacks de forma impecável. Há também um trabalho exemplar de cena com a personagem de Lively em um lago, mas se eu revelar o que se passa, será um grande spoiler!

    Tanto Kendrick como Lively dão show de atuação. A primeira, que também mandou bem protagonizando a franquia A Escolha Perfeita, é incrivelmente talentosa. Com seu jeito delicado, ela convence como uma jovem mãe dedicada à criação e bem estar de seu filho. Já Lively, que eternizou a personagem Serena Van Der Woodsen na série Gossip Girl, traz uma atuação natural e espontânea ao viver uma mulher com sucesso na carreira e uma mãe que acredita ser capaz de tudo para garantir o melhor para o filho. Além disso, seus diálogos debochados regados à taças de martini dão um ar especial à Emily.

    Mesmo que a trama seja tomada por mulheres fortes em seu núcleo, precisamos também falar sobre Golding, o jovem ator que promete ser destaque em Hollywood. Ele, que protagonizou a comédia Podres De Ricos, vive Sean, o marido de Emily e um escritor com bloqueio criativo. Com um personagem que vai crescendo ao longo da trama, ele se torna o pico da pirâmide de mistério que instiga o espectador.

    Um Pequeno Favor é certamente um dos melhores suspenses do ano e vai surpreender até aqueles que, como eu disse no começo, ainda torcem o nariz para adaptações de bons livros!

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus