UMA ADOLESCENTE DE VERDADE

UMA ADOLESCENTE DE VERDADE

(Une Vraie Jeune Fille)

1976 , 93 MIN.

18 anos

Gênero: Drama

Estréia:

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Catherine Breillat

    Equipe técnica

    Roteiro: Catherine Breillat

    Produção: André Genovès

    Fotografia: Pierre Fattori

    Trilha Sonora: Mort Shuman

    Elenco

    Bruno Balp, Charlotte Alexandra, Georges Guéret, Hiram Keller, Rita Maiden, Shirley Stoler

  • Crítica

    22/05/2009 11h03

    Nada justifica o lançamento, nos cinemas, desse antigo filme que marcou a estréia da diretora Catherine Breillat, a mesma de Romance. Rodado em 1976, Uma Adolescente de Verdade conta a história de Alice (Charlotte Alexandra), estudante de um internato que vai passar as férias de verão com seus pais, numa pequena cidade litorânea. Virgem, a menina só pensa em sexo. Seus pais são a essência da decadência burguesa. Sua casa é um tributo ao mau gosto. E a cidadezinha, assim como o filme, é uma ode ao tédio.

    Na época com 28 anos, a diretora demonstra uma clara e gratuita intenção de chocar e escandalizar. Para isso, recorre às mais óbvias ferramentas, incluindo urina, vômito e closes em órgãos sexuais. Perde-se a conta do número de vezes que a protagonista tira sua calcinha, sem propósitos. Mesmo para a época, Uma Adolescente de Verdade já soava antigo, infantil e ultrapassado. Que dizer nos tempos de hoje.

    Além de tudo, o filme foi uma maldição para seus protagonistas. Charlotte Alexandra atuaria em apenas mais três filmes e desistiria da carreira cinematográfica logo no ano seguinte. E Hiram Keler (no papel de Jim), faleceu logo após as filmagens.

    Economize seu dinheiro.

    23 de julho de 2002
    ____________________________________________
    Celso Sabadin é jornalista e crítico de cinema da Rádio CBN. Às sextas-feiras, é colunista do Cineclick. [email protected]

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus