UMA HISTÓRIA REAL

UMA HISTÓRIA REAL

(The Straight Story)

1999 , 111 MIN.

Gênero: Drama

Estréia:

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • David Lynch

    Equipe técnica

    Roteiro: John Roach, May Sweeney

    Produção: Mary Sweeney, Neal Edelstein

    Fotografia: Freddie Francis

    Trilha Sonora: Angelo Badalamenti

    Estúdio: Asymmetrical Productions, Canal+, Channel Four Films, CiBy 2000, Les Films Alain Sarde, StudioCanal, The Picture Factory, The Straight Story Inc, Walt Disney Pictures

    Elenco

    Anastasia Webb, Barbara E. Robertson, Barbara June Patterson, Barbara Kingsley, Bill McCallum, Dan Fahey, Dan Flannery, Donald Wiegert, Ed Grennan, Everett McGill, Garrett Sweeney, Gil Pearson, Harry Dean Stanton, Jack Walsh, James Cada, Jane Galloway Heitz, Jennifer Edwards-Hughes, Jerry E. Anderson, Jim Haun, John Farley, John Lordan, Joseph A. Carpenter, Kevin P. Farley, Leroy Swadley, Matt Fahey, Matt Guidry, Peter Sweeney, Ralph Feldhacker, Randy Wiedenhoff, Richard Farnsworth, Russ Reed, Sally Wingert, Sissy Spacek, Tommy Fahey, Tracey Maloney, Wiley Harker

  • Crítica

    22/05/2009 11h03

    Quem curte cinema já sabe: se o filme é dirigido por David Lynch, o mesmo diretor de Veludo Azul, O Homem Elefante e A Estrada Perdida, devemos sempre esperar por alguma coisa diferente. Talvez mórbida, com certeza perturbadora. Certo? No caso de História Real, errado. Este é um dos filmes mais convencionais e tradicionais já dirigidos por Lynch. O que não tira, de maneira alguma, os méritos deste excelente road movie da Terceira Idade.

    Baseado num fato real acontecido em 1994, História Real conta a delicada e comovente história de Alvin Straight, um homem de 73 anos que recebe a notícia que seu irmão está muito doente. Porém, Alvin mora na zona rural, não dirige, e percorrer de ônibus os 700 quilômetros que o separam de seu irmão significaria um imenso sacrifício. Ele se decide, então, por uma solução radical: pegar a estrada a bordo de um tratorzinho cortador de grama e chegar ao seu destino, custe o que custar. A jornada será longa e perigosa.

    Este simples fio de história é suficiente para que Lynch realize um trabalho dos mais sensíveis e emotivos. A viagem solitária de Alvin permite os mais variados tipos de reflexão – tanto para ele como para o público – principalmente no tocante às complicadas relações familiares. Sóbrio, envolvente, e com excelentes interpretações de todo o elenco, História Real foi selecionado para a Mostra Oficial do Festival de Cannes de 1999, ganhou o Screen International como Melhor Filme Estrangeiro, ganhou em duas categorias (ator e fotografia) as premiações do New York Film Critics Circle e foi considerado um dos 10 melhores filmes de 1999, de acordo com o National Board of Review.

    Richard Farnsworth foi indicado para o Oscar de Melhor Ator e, aos 79 anos, foi o concorrente mais velho ao prêmio da Academia. Ironicamente, porém, este seria seu último trabalho no cinema: Farnsworth suicidou-se pouco tempo após a conclusão das filmagens.

    História Real é um belo trabalho, adulto e emotivo, que merece ser conferido nos cinemas.

    Uma curiosidade: na história real, o pequeno trator de Alvin Straight, que anda a 7 km/h, percorreu 700 quilômetros e levou seis semanas até chegar ao seu destino.

    9 de janeiro de 2002
    ____________________________________________
    Celso Sabadin é jornalista e crítico de cinema da Rádio CBN. Às sextas-feiras, é colunista do Cineclick. [email protected]

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus