Cartaz de Uma Verdade Mais Inconveniente

UMA VERDADE MAIS INCONVENIENTE

(An inconvenient sequel: Truth to power)

2017 , 98 MIN.

10 anos

Gênero: Documentário

Estréia: 09/11/2017

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Bonni Cohen, Jon Shenk

    Equipe técnica

    Roteiro: Al Gore

    Produção: Diane Weyermann, Jeff Skoll, Richard Berge

    Fotografia: Jon Shenk

    Trilha Sonora: Jeff Beal

    Estúdio: Actual Films, Participant Media

    Montador: Colin Nusbaum, Don Bernier

    Distribuidora: Paramount Pictures Brasil

    Elenco

    Al Gore, Angela Merkel, Barack Obama, Donald J. Trump, George W. Bush, John Kerry, Marco Krapels, Tom Rielly, Vladimir Putin

  • Crítica

    08/11/2017 15h22

    Por Iara Vasconcelos

    Em 2006, o ex-Vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore, denunciava os perigos do aquecimento global no documentário Uma Verdade Mais Inconveniente e colocava o mundo em alerta diante de um futuro nada promissor. Agora, mais de 10 anos depois, ele retorna com outro documentário, ainda mais alarmante e "inconveniente" para os que negam o superaquecimento da terra.

    O filme chega em uma época propícia diante da eleição do polêmico Donald Trump, que mesmo antes de assumir a presidência já se posicionava contra as políticas ambientais do governo Obama.

    Sem surpreender ninguém, o político decretou a saída dos EUA do Acordo de Paris, além de nomear céticos do aquecimento global e aliados da indústria petroleira para a linha de frente de organizações importantes como a NASA e a Agência de Proteção Ambiental (EPA, na sigla em inglês).

    Como já era esperado, o filme traz severas críticas a Trump e também um certo sentimento de desesperança. Se por um lado o debate sobre o tema está cada vez em voga, por outro as lideranças políticas mundiais parecem estar menos dispostas a rever suas danosas atitudes.

    O filme não economiza na hora de chocar o espectador com cenas desesperadoras de tempestades na Ásia, furacões, geleiras inteiras derretendo, morte e muita destruição. Uma das sequências mais chocantes é a que mostra Al Gore visitando uma cidade em Miami que, por conta do aumento do nível do mar, acaba ficando com as ruas alagadas. Os gráficos que mostram como a temperatura da terra aumentaram nos últimos anos, superando a quantidade de dias amenos e frios, também impressionam.

    O documentário também mostra como a figura de Al Gore ganhou status de superestrela. Suas palestras ao redor do mundo estão sempre cheias e tem momentos de humor dignos de stand-up. Enquanto caminha pelos corredores de mais um evento sobre o tema, Gore é interrompido por fãs e pedidos de selfies.

    Por vezes, Uma Verdade Mais Inconveniente pode soar como um reposicionamento da imagem de Al Gore – principalmente quando explora momentos de sua vida pessoal – mas nem por isso se faz menos válido. O documentário mostra que o aquecimento global é algo que não pode mais ser ignorado.

     

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus