Amizade desfeita

AMIZADE DESFEITA

(Unfriended)

2014 , 82 MIN.

16 anos

Gênero: Terror

Estréia: 12/11/2015

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Levan Gabriadze

    Equipe técnica

    Roteiro: Levan Gabriadze

    Produção: Nelson Greaves, Timur Bekmambetov

    Fotografia: Adam Sidman

    Estúdio: Blumhouse Productions

    Montador: Andrew Wesman, Parker Laramie

    Distribuidora: Universal Pictures

    Elenco

    Cal Barnes, Courtney Halverson, Heather Sossaman, Jacob Wysocki, Matthew Bohrer, Mickey River, Moses Jacob Storm, Renee Olstead, Shelley Hennig, Will Peltz

  • Crítica

    12/11/2015 14h58

    Sem dúvida, podemos dizer que Amizade Desfeita é um filme original, afinal de contas, a trama inteira é contada através da tela do computador de Blaire (Shelley Henning), protagonista do longa.

    No primeiro momento, isso é um incômodo, principalmente por jogar na tela várias informações ao mesmo tempo, mas ao longo da história isso fica mais definido, pois os comandos da personagem central se torna um bom fio condutor para o espectador, que não fica perdido com o desenrolar da trama.

    No entanto, ser pioneiro não faz de Amizade Desfeita um bom filme. Além do seu formato interessante e curioso, que obviamente tenta fugir do óbvio, há uma história que precisa ser avaliada. E é aí que o longa do diretor Levan Gabriadze deixa a desejar.

    Apesar de ser criativo, o filme tropeça nos vários clichês do gênero terror, como adicionar sons altos do nada para causar sustos em momentos desnecessários. Esse mecanismo até pode funcionar uma ou duas vezes, mas nesse caso acontece quase a todo instante, o que deixa a história forçada em vários momentos.

    Na trama, seis amigos se reúnem em um grupo do Skype para poder jogar conversa fora. Tudo começa a ficar tenso quando eles percebem que há uma sétima pessoa no grupo, que revela ser ex-colega de Laura Barns (Heather Sossaman), uma jovem que se matou depois de ver o próprio vídeo constrangedor cair na internet. No início, todos acham a presença desse estranho engraçada, mas acabam descobrindo que há algo diferente no ar, já que esse indivíduo misterioso começa a revelar segredos dos amigos e a fazer ameaças de morte.

    Entre os personagens principais, temos a garota puritana, o namorado popular, o amigo babaca, a amiga sexy e o nerd especialista em computador. Até aí tudo certo. O problema é que não há um desenvolvimento claro de cada um dos envolvidos na trama, ou seja, nenhum personagem consegue cativar e muito menos criar uma empatia com o público. Além disso, o elenco chama pouca atenção, seja pelo lado positivo ou negativo.

    Mesmo com uma premissa interessante, que discute a questão do bullying virtual e o comportamento do jovem nas redes sociais, o filme se perde ao longo de aproximadamente uma hora e vinte. Até é possível enxergarmos algumas cenas impactantes e ficarmos curiosos com o que acontece no final. No entanto, com o desenrolar da trama, o desfecho vai ficando cada vez mais previsível e a história cada vez menos atrativa.

    É inegável que, conceitualmente, Amizade Desfeita é interessante e curioso, mas infelizmente está longe de ser bom, principalmente por não ser capaz de criar um estilo próprio, o que o faz ser um filme de terror comum, com a chance de cair no esquecimento rapidamente.

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus