VALIANT - UM HERÓI QUE VALE A PENA!

VALIANT - UM HERÓI QUE VALE A PENA!

(Valiant)

2005 , 109 MIN.

Gênero: Animação

Estréia:

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Gary Chapman

    Equipe técnica

    Roteiro: George Melrod, George Webster, Jordan Katz

    Produção: John H. Williams

    Fotografia: John Fenner

    Trilha Sonora: George Fenton

    Elenco

    Ewan McGregor, Hugh Laurie, Jim Broadbent, John Cleese, John Hurt, Olivia Williams, Pip Torrens, Ricky Gervais, Rik Mayall, Tim Curry

  • Crítica

    22/05/2009 11h03

    Valiant - Um Herói Que Vale a Pena! é a primeira animação da Disney em parceria com a Vanguard, responsável por Sete Anos no Tibet. Primeiro longa-metragem tridimensional da Inglaterra, ele é inspirado nos animais que salvaram muitas vidas durante a Primeira e Segunda Guerra Mundial, como pombos e cachorros. Alguns foram agraciados com a Medalha Dickin em reconhecimento a sua bravura e contribuição. Evidentemente, crianças não entenderão muitas das situações que remetem à guerra, mostradas em Valiant - Um Herói Que Vale a Pena!, como a importância da resistência francesa, a invasão da Normandia, ou mesmo os alemães nazistas retratados nos inimigos falcões. Mas, apesar disso, a história é divertida e repleta de mensagens positivas, como na frase dita pelo pombo protagonista Valiant: "Não importa o tamanho de sua asa, o importante é ter espírito de luta."

    A história gira em torno de Valiant, um pombo franzino que tem o sonho de se alistar no Serviço Real de Pombos-Correios (SRPC), uma esquadrilha que leva mensagens secretas das Forças Aliadas sobre os movimentos do inimigo nazista, cruzando o Canal da Mancha e desviando dos ataques da brigada de falcões. Valiant mora em uma pequena cidade no interior da Inglaterra com sua mãe superprotetora, que tenta convencê-lo a não ir para a SRPC.

    Mesmo sem ninguém acreditar no pequeno pombo, ele vai para Londres e conhece Bugsy, um pombo malandro, sujo e preguiçoso. Seu novo amigo trapaceiro o ajuda a driblar algumas exigências e Valiant consegue se alistar na SRPC. Porém, sem ter intenção, Bugsy embarca ao lado do pombinho para o treinamento na Força Aérea e se envolve em uma série de situações hilárias. Ao lado de recrutas atrapalhados, sem nenhuma vocação para serem pombos-correios, eles formam o esquadrão F e são enviados para uma missão muito importante. Esse é o momento de provarem que são capazes de realizar a tarefa e passarem ilesos pelos inimigos falcões.

    John Williams é o produtor de Valiant - Um Herói Que Vale a Pena!, o mesmo de Shrek e Shrek 2. Porém as animações não possuem semelhança alguma quanto ao roteiro. O vencedor do primeiro Oscar da categoria possui um humor escrachado e satiriza desenhos clássicos, enquanto a animação da Vanguard procurou por um humor mais ingênuo e infantil.

    Valiant - Um Herói Que Vale a Pena! é uma animação com forte apelo infantil, sem se esquecer de buscar o interesse dos adultos por meio de informações históricas sobre a Segunda Guerra Mundial e transmitir uma mensagem otimista de que todos podem conquistar seus sonhos se lutarem e correrem atrás, fazendo jus ao nome do filme. Com certeza, vale a pena conferir.

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus