VATEL - UM BANQUETE PARA O REI

VATEL - UM BANQUETE PARA O REI

(Vatel)

2000 , 117 MIN.

12 anos

Gênero: Drama

Estréia:

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Roland Joffé

    Equipe técnica

    Roteiro: Jeanne Labrune, Tom Stoppard

    Produção: Patrick Bordier, Timothy Burrill

    Fotografia: Robert Fraisse

    Trilha Sonora: Ennio Morricone

    Elenco

    Arielle Dombasle, Gérard Depardieu, Hywel Bennett, Julian Glover, Julian Sands, Murray Lachlan Young, Richard Griffiths, Tim Roth, Timothy Spall, Uma Thurman

  • Crítica

    22/05/2009 11h03

    França, 1671. O Rei Luís 14 (Julian Sands) governa o país com o máximo de autoritarismo e futilidade possíveis. Uma viagem de caráter político leva o monarca – e toda a sua corte - ao Palácio do Príncipe de Condé (Julian Glover) para uma visita de interesses. Com o objetivo de causar a melhor impressão possível, Condé ordena a François Vatel (Gérard Depardieu), o responsável pelo cerimonial, que sejam preparados os mais luxuosos banquetes, festas e recepções para receber a comitiva real. O que se vê a seguir é um impressionante desfile de iguarias, danças, montagens pirotécnicas e encenações teatrais que têm como único objetivo deixar Luís 14 satisfeito e agradecido.

    Selecionado para abrir o Festival de Cannes do ano passado, Vatel não é apenas um banquete para o rei, mas também um banquete para os olhos de todo e qualquer cinéfilo. A direção de arte é magnífica e grandiosa: vestuário, comidas, carruagens, palácios, jardins, perucas, adereços, tudo atinge o espetacular. Um trabalho que contou com a assessoria de historiadores, pesquisadores e diversos tipos de consultores específicos.
    Porém, não se trata de um filme de interesse apenas visual. O roteiro de Tom Stoppard, adaptado da peça teatral de Jeanne Labrune, conta uma emocionante história de amor impossível, joga com traições palacianas, aborda temas como honra e caráter, ao mesmo tempo em que embriaga o espectador com suas belíssimas cenas. Tudo sob a direção de Roland Joffé, responsável por grandes filmes como Os Gritos do Silêncio e A Missão.

    E como se tudo isso não bastasse, Vatel ainda traz no elenco nomes como Gérard Depardieu, Uma Thurman e Tim Roth. Procure vê-lo num cinema de alta qualidade de som e imagem. O espetáculo merece.

    11 de junho de 2001
    ____________________________________________
    Celso Sabadin é jornalista e crítico de cinema da Rede Bandeirantes de Televisão, Canal 21, Band News e Rádio CBN. Às sextas-feiras, é colunista do Cineclick. [email protected]

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus