VERSIFICANDO

VERSIFICANDO

(Versificando)

2009 , 52 MIN.

Gênero: Documentário

Estréia:

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Pedro Caldas

    Equipe técnica

    Roteiro: Pedro Caldas

    Produção: Rafael Pinto

    Fotografia: Neko Freitas

    Trilha Sonora: Dentinho, DJ Kl Jay, Orlando Dias, Peneira, Ricardo Anastácio, Sonhador, T. Kaçula

    Elenco

    Caju, Castanha, Carlão do Peruche, Cido Garoto Zé Narciso, Dito Carrara, José Geraldo Vinco de Moraes, KL Jay, Maurílio, Nelson Triunfo, Peneira e Sonhador, Robson Capela, Soró, Thaíde

  • Crítica

    22/05/2009 11h03

    Com apenas 52 minutos, o documentário Versificando parece filme feito para a TV, mas acabou entrando em cartaz numa sala em São Paulo. Afirmar que a produção parece ter sido produzida especialmente para a televisão não é um problema, mas dá a um possível espectador a ideia do que pode encontrar: didatismo e uma direção correta, sem inovações.

    A ideia do média-metragem dirigido por Pedro Caldas é rodado em São Paulo. É na metrópole que o diretor busca quem participa de práticas da poética improvisada, como o repente, a embolada e o cururu - o repentismo à moda caipira -, até os mais atuais, como o samba de partido alto e o hip hop freestyle.

    Versificando acompanha apresentações que ilustram as práticas, que vão desde improvisações na Praça Ramos de Azevedo, no Centro de São Paulo, até shows no Sesc Pompéia e na boate Vegas. Ambientes tão diversos representam a diversidade de práticas de improvisação poética abrangida pelo documentário.

    O didatismo a qual o diretor utiliza para apresentar as práticas é essencial para que o documentário as apresente com clareza o tema proposto. Ao focar a pluralidade na versificação, o filme tem como base a mesma pluralidade social de São Paulo, que abriga tantas etnias e migrantes que, juntos, formam essa massa diversificada que é esta cidade.

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus