WALLACE E GROMIT - A BATALHA DOS VEGETAIS

WALLACE E GROMIT - A BATALHA DOS VEGETAIS

(The Curse of the Were-Rabbit Starring Wallace & Gromit)

2005 , 94 MIN.

Gênero: Animação

Estréia:

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Nick Park, Steve Box

    Equipe técnica

    Roteiro: Bob Baker, Mark Burton, Nick Park, Steve Box

    Produção: Carla Shelley, Claire Jennings, David Sproxton, Nick Park, Peter Lord

    Trilha Sonora: Julian Nott

    Estúdio: DreamWorks SKG

    Elenco

    Helena Bonham Carter, Peter Kay, Peter Sallis, Ralph Fiennes

  • Crítica

    22/05/2009 11h03

    A dupla de personagens Wallace e Gromit é uma das mais divertidas já criadas no mundo da animação, mas é pouco conhecida no Brasil. Os personagens criados pelo inglês Nick Park, dos estúdios Aardman tornaram-se conhecidos especialmente depois de ganhar um Oscar com o curta-metragem Wallace & Gromit - Calças Trocadas em 1993. Mais de dez anos depois, finalmente a adorável dupla ganha a tela grande em seu primeiro longa-metragem: Wallace e Gromit - A Batalha dos Vegetais. Em 2006, a Academia provou realmente gostar da dupla e lhe deu o Oscar de Melhor Animação.

    Outro sucesso que contribuiu para a produção deste longa foi o adorável Fuga das Galinhas - esse sim bastante conhecido por aqui. A animação de ambos foi feita de forma que beira o artesanal, marca registrada dos estúdios Aardman. Wallace e Gromit - A Batalha dos Vegetais, dirigido pelo próprio Nick Park e Steve Box, conserva esse aspecto tradicionalista, digamos, das animações feitas por esses ingleses, nas quais modelos de massinhas são animados pela técnica do stop motion.

    Para quem não conhece a dupla, Wallace é um inventor e Gromit é seu assistente. O primeiro, bastante atrapalhado, falador e adorador de queijo, tem como contraponto contra-ponto seu assistente. Sem emitir sequer uma palavra - ou melhor, um latido, já que trata-se de um cachorro -, Gromit sempre o salva de enrascadas como esta na qual se metem. Ambos são donos de uma empresa que fornece alarmes aos moradores da pequena cidade onde moram. O problema acontece quando incontroláveis coelhos começam a invadir as plantações em busca de legumes. Às vésperas de uma tradicional competição de vegetais gigantes organizada pela Sra. Tottington (voz de Helena Bonham Carter na versão original), a invasão leva os moradores ao desespero, temendo pelas condições de seus tão bem tratados vegetais. Ainda mais quando surge um "coelhosomem" para aterrorizar a vila. Cabe à dupla e ao caçador Victor Quartermaine (voz de Ralph Fiennes) - que está de olho na Sra. Tottington, assim como Wallace - dar um fim a essa criatura.

    Wallace e Gromit - A Batalha dos Vegetais é uma adorável e divertida animação que deve agradar mais ao público mais crescidinho por ser um tanto quanto assustador aos pequenos, em sua maioria. Com referências a filmes como Frankenstein (1931), King Kong (1933) e até Matrix (1999), a produção também tira um sarro da dramaticidade dos filmes de terror antigos, com pausas dramáticas nos diálogos, raios e trovões. Tudo de forma muito inteligente. As imperfeições dos bonecos, que exibem marcas de dedos dos animadores, remetem a um estilo clássico de animação que a Aardman insiste em fazer, em detrimento ao uso dos modernos programas de computadores que fazem de tudo na produção de uma animação.

    Wallace e Gromit - A Batalha dos Vegetais é um longa-metragem que segura muito bem a atenção do espectador tanto quanto seus curtas-metragens. E mais: deixa gosto de "quero mais", uma vontade de ter adoráveis coelhos como os do filme e comer uns vegetais, até.

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus