XUXA GÊMEAS

XUXA GÊMEAS

(Xuxa Gêmeas)

2006 , 81 MIN.

Gênero: Aventura

Estréia: 15/12/2006

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Jorge Fernando

    Equipe técnica

    Roteiro: Flávio de Souza, Jorge Fernando, Patricia Travasso

    Produção: Diler Trindade

    Fotografia: Edgar Moura

    Trilha Sonora: Ary Sperling

    Estúdio: Diler & Associados, Fox Filmes do Brasil, Globo Filmes, Quanta Centro de Produções Cinematográficas, Teleimage, Warner Bros, Xuxa Produções

    Elenco

    Alice Zambelli, Ana Paula Guimarães, Ary Fontoura, Beto Carrero, Eike Duarte, Emiliano Queiroz, Fabiana Karla, Ivete Sangalo, Jorge Fernando, Leandro Hassum, Luiz Salém, Marcelo Barros, Márcia Cabrita, Marcius Melhem, Maria Clara Gueiros, Maria Mariana Azevedo, Murilo Rosa, Patrícia Travassos, Paulo Giardini, Thiago Martins, Xuxa Meneghel

  • Crítica

    15/12/2006 00h00

    Algumas coisas sempre fazem parte da vida do brasileiro com o final do ano: além dos panetones, amigos-secretos, árvores de natal, vestidos brancos, filmes sobre Jesus Cristo, famílias em apuros no Natal e especiais do Roberto Carlos na TV, produções protagonizadas pela apresentadora Xuxa sempre chegam aos cinemas nesta época do ano. E em 2006 o cenário não é diferente. Desta vez, a eterna "Rainha dos Baixinhos" chega em dose dupla na comédia Xuxa Gêmeas.

    Pela primeira vez, Xuxa encarna uma vilã em um de seus filmes, que já somam 15 títulos com este. O filme começa há mais ou menos 30 anos, quando dois bebês gêmeos são separados acidentalmente. Muitos anos depois, eles crescem separados. Elizabeth Dourado é herdeira de um império gráfico e nova presidente do grupo, nomeada após o adoecimento do pai, Julio Cesar (Ary Fontoura). Ela seria a irmã má. A boa é Mel, diretora de uma instituição independente que dá educação voltada à cultura a um grupo de crianças carentes numa favela carioca. Quando a empresa dirigida por Elizabeth resolve cortar a verba que seria destinada à instituição de Mel, as duas acabam se encontrando. Junte a isso o interesse que ambas têm pelo mágico Ivan (Murilo Rosa) e a busca por um diamante gigante e a confusão está armada.

    Para saber mais ou menos o que espera o espectador que pretende assistir a Xuxa Gêmeas, misture claras influências no roteiro de Cuidado com as Gêmeas (1988) com alguns toques de Esqueceram de Mim (1990). Junte aí alguns números musicais (que nunca são dispensados quando se trabalha com atrizes que sabem cantar), um ambiente totalmente circense e piadas dignas de comédias pastelão e você já tem uma idéia do resultado. Portanto, o filme não traz nada de novo. É previsível, vergonhoso na maior parte do tempo e, claro, tem mensagens educativas. Além disso, a produção aposta na cantora Ivete Sangalo como atriz. O que, acredite, não é o pior. Do quadro de coadjuvantes, que surpreende é a comediante Maria Clara Gueiros. Famosa por seu quadro num programa humorístico de TV, ela é a personagem mais engraçada (ou melhor, a única que consegue fazer rir) como a secretária de Elizabeth, Jennifer. Também é preciso admitir que esta é a produção que mais exige de Xuxa no sentido de interpretação, o que não chega a decepcionar.

    O que mais incomoda no filme é a pretensão para se fazer rir de uma forma batida. O humor não flui de forma natural. O espectador pode até conseguir soltar risadas, mas é preciso que esteja com o espírito preparado para isso, digamos. Xuxa Gêmeas aposta demais no humor físico e perde na maioria das vezes. A condução da trama é previsível demais e o fato de ser uma comédia infantil não deve ser justificativa para isso. Visualmente, o filme é um verdadeiro desastre: as locações não são bem aproveitadas e o figurino é de chorar.

    Mas uma coisa é preciso admitir: pelo menos aqui Xuxa abandona as tramas com teor fantasioso. Não há duendes nem deusas vikings, o que torna a produção mais "palatável". O destino é encarregado de toda a magia em Xuxa Gêmeas e, dentre tantos males, é necessário enxergar algo de positivo nesta produção, que ainda deve levar milhões de espectadores aos cinemas, como fazem os filmes protagonizados por Xuxa anualmente.

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus