ZONA DE CONFLITO

ZONA DE CONFLITO

(The War Zone)

1999 , 99 MIN.

18 anos

Gênero: Drama

Estréia:

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Tim Roth

    Equipe técnica

    Roteiro: Alexander Stuart

    Produção: Dixie Linder, Sarah Radclyffe

    Elenco

    Colin Farrell, Freddie Cunliffe, Kate Ashfield, Lara Belmont, Megan Thorp, Ray Winstone, Tilda Swinton

  • Crítica

    22/05/2009 11h03

    Isolada num grande descampado no interior da Inglaterra, uma família aparentemente normal parece viver sua vida aparentemente burguesa. Pai, mãe e dois filhos adolescentes aguardam o nascimento de um terceiro e temporão irmão. O pai negocia antiguidades. A mãe cuida da casa, a irmã mais velha é chegada num pub e o irmão mais novo está aborrecido por ter trocado a agitada Londres pela monótona vida no campo.
    Tudo parece normal. Porém, este jogo de aparências no fundo esconde uma cruel e trágica realidade que vai mudar os destinos desta família – aparentemente tão igual a todas as outras.

    Zona de Conflito – apesar do título que lembra uma aventura de guerra – é pacato, calmo, denso e reflexivo. O filme marca a estréia na direção do ator Tim Roth, o mesmo de Rob Roy, A Lenda do Pianista do Oceano e de um punhado de filmes independentes. Uma estréia mais do que promissora: como um veterano, Roth mostra um bom domínio da linguagem cinematográfica. Trabalha com sombras e tons escuros, ressaltando a forte densidade do tema. Prefere o caminho mais difícil da narrativa árida, quase minimalista, onde o espectador é lentamente envolvido por gestos e olhares dos protagonistas. Britanicamente, segura as emoções no nó da garganta. Não exacerba. Prefere a tensão à explosão. O descampado do cenário sublinha o abandono e prenuncia um certo tom de desespero.

    No final do filme, chega-se à conclusão de que, no fundo no fundo, a história contada nem é tão boa assim. Que o roteiro não é nenhuma maravilha. Mas o clima que Tim Roth consegue imprimir a este seu primeiro filme nos faz acreditar que pode estar nascendo um grande diretor.

    23 de agosto de 2000
    ------------
    Celso Sabadin é jornalista especializado em cinema desde 1980. Atualmente é crítico da Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão, e do Canal 21.

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus