Atividade Paranormal: Falamos com o consultor de fenômenos do novo filme

Christopher Chacon explicou ao Cineclick como funciona o seu trabalho

23/10/2015 13h56

Por Pedro Tritto

No embalo da estreia de Atividade Paranormal - Dimensão Fantasma, conversamos com o Detector de Fenômenos Paranormais, Christopher Chacon, que trabalhou como consultor na nova produção de terror. Ele também ajudou em outros filmes do gênero, como o novo Poltergeist - O Fenômeno.

Na realidade, o seu trabalho é viajar pelo mundo registrando coisas inexplicáveis, como encontros com alienígenas, monstros, fantasmas ou qualquer outro tipo de fenômeno.

Com muita simpatia, Chacon comentou que sentiu boas vibrações ao conversar com Cineclick e também falou mais sobre suas funções. Confira abaixo como foi o bate-papo:

Você pode explicar como funciona esse seu trabalho?

Claro, vou colocar dessa maneira: Eu investigo vários tipos de fenômenos e eventos que desafiam as leis da Física, como anomalias. Anomalia nada mais é do que coisas que acontecem e não deveriam. Também tenho que lidar com o medo, com poltergeist, exorcismo, entre outras coisas nessa área.

Atividade Paranormal - Dimensão Fantasma

 


Você já esteve no Brasil para fazer esse tipo de trabalho?

Sim! Fui ao Brasil uma vez. Estive em São Paulo há alguns anos para investigar um caso de possessão, que envolvia diferentes criaturas. Também descobri vários prédios antigos que têm histórias de assombrações. Foi bem sinistro para falar a verdade.

+ Leia a nossa crítica de Atividade Paranormal - Dimensão Fantasma


Você tinha medo de filmes de terror quando era criança?

Não. Eu vim de uma família latino-americana, então cresci com grupos de religiões que falavam o tempo inteiro de crenças específicas e até certas simpatias. Quando você lida com vários tipos de fenômenos, você também aprende a se controlar e a não ter medo das coisas.


Como é continuar criando cenas de susto depois de já ter participado de vários filmes de terror?

O meu processo é diferente. Eu sou mais um consultor. A ideia das cenas chega para mim praticamente pronta. Na verdade, eu pego a história dos personagens e digo como as circunstâncias de certas anomalias podem atingi-los. Apenas explico para a equipe como funciona o fenômeno que eles estão trabalhando.

Atividade Paranormal - Dimensão Fantasma

 


A franquia Atividade Paranormal como um todo trata da tensão de vários momentos que envolvem alguns fenômenos sobrenaturais. Você acha isso mais assustador?

Com certeza! A forma que esses filmes são gravados te coloca dentro da história. Quando as cenas acontecem, mais medo dá, afinal de contas, você sente que está envolvido com o contexto e com a situação em si.


Quando você começou a atuar como consultor?

Na faculdade. No começo, estava aproveitando o meu conhecimento de mágica. Na verdade, foi meio que uma bola de neve. Como sabiam que eu trabalhava com o ilusionismo, as pessoas me procuraram para ver se eu podia ajudar alguém que estava sofrendo com um dos fenômenos. Depois disso, veio outra pessoa e mais outra. Foi assim que entrei nesse mundo.

Em cartaz desde o dia 22 de outubro, Atividade Paranormal - Dimensão Fantasma acompanha Ryan Fleege (Chris J. Murray), um chefe de família que se muda para uma nova casa e descobre uma caixa com dezenas de fitas cassetes de décadas atrás. Procurando saber mais sobre isso, ele encontra uma câmera capaz de registrar atividades sobrenaturais. Com a ajuda da esposa, da filha e do irmão, Ryan passa a filmar fenômenos malignos que ameaçam seus entes queridos.

Confira abaixo o trailer: