Batman Vs Superman: "A força de Batman está em seus gadgets e não na armadura", diz figurinista

Designer de figurinos abre o jogo sobre o filme

05/12/2015 23h16

Por Iara Vasconcelos

O australiano Michael Wilkinson é um dos designers de figurino mais queridinhos de Hollywood. Em seu currículo estão trajes de filmes como 300, Sucker Punch - Mundo Surreal, O Exterminador Do Futuro: A Salvação, TrapaçaTron - O Legado, Watchmen - O Filme e O Homem De Aço. Como dá para perceber, ele é um colaborador de longa data de Zack Snyder e os dois se unem novamente para criar os figurinos de Batman Vs Superman: A Origem Da Justiça, a maior aposta da DC Comics para o ano que vem.

Durante passagem por São Paulo - ele será uma das atrações do painel da Warner Bros. na CCXP 2015, no domingo (06) - o australiano revelou suas inspirações e contou mais sobre o processo criativo das roupas, mas com todo o cuidado para manter o mistério em torno do filme.

+ Famílias comaprecem em peso ao evento

Wilkinson afirma que a parte mais divertida de seu trabalho é testar novas tecnologias e explica um pouco mais sobre a roupa do Homem-Morcego: "Durante o processo consegui explorar diferentes técnicas, formatos e texturas para os figurinos, novas formas de criar que não havia testado antes. Para o Batman, nós queríamos que seu traje fosse flexível e funcional que permitisse a ele se movimentar. A roupa dele é desgastada, com marcas de rasgos para remeter aos anos em que ele lutou contra o crime em Gotham. O capacete parece engenhoso, mas é maleável e fácil de ser retirado, como podemos ver Superman fazendo em cena de um dos trailers. Com esse traje queríamos passar proteção à ele. A força do Batman vem de sua primazia física e talento em lutar, não da armadura. Vocês verão um Batman como nunca antes visto".

A grande inspiração para o filme veio da cultuada HQ "The Dark Knight Returns", de Frank Miller, um marco na forma de se fazer quadrinhos.

"Respeitamos muito o trabalho de Miller. Estudamos muito para construir esse visual, buscando fontes em quadrinhos, videogames, séries e sua representação na cultura. É um trabalho levado muito a sério".

A inspiração para o novo traje veio de uma das HQs mais cultuadas do herói: o visual bolado por Frank Miller para a série "The Dark Knight Returns", que em 1986 redefiniu o papel das histórias em quadrinhos na cultura pop.

Tamanho empenho foi reconhecido por Ben Affleck quando o ator usou a roupa pela primeira vez: "Ele se sentiu poderoso, conseguiu passar esse lado intimidador do Batman".

CCXP 2015

O traje de Superman também foi discutido. Para Michael, a principal diferença na roupa dos heróis está em sua funcionalidade.

"É um momento dramatico para ele. Diferente de Batman, a força de Superman não está em seus gadgets e sim na parte física, portanto fazê-lo mais robusto e com mais músuclos foi importante", disse. "Usamos novos materiais no traje. Um tipo diferente de tecido azul, meio metálico, que o aproxima da ideia de um alienígena".

O figurinista revelou ainda um quase easter egg que estará presente na roupa do Homem de Aço: "Snyder quis usar uma frase de um pensador que ele gosta no figurino, então a roupa de Batman terá a frase 'When we thought to be alone, we will find ourselves with the World (Quando pensarmos que estamos sozinhos, descobriremos que estamos com o mundo todo, em tradução livre)' espalhada pelo seu peito e mangas".

+ Veja as fantasias mais legais da CCXP 2015

Mulher-Maravilha ganhou uma nova roupagem bem mais modesta no novo universo cinematográfico da DC. Em tempos de discussão sobre objetificação das personagens femininas no gênero, o figurinista explica a mudança em relação ao conhecido maiô dos quadrinhos e da TV:

"Tínhamos que pensar nas necessidades de cada personagem. Queríamos mostrar seu poder também, a roupa de Diana, assim como a de Batman, carrega as marcas da batalhas que ela ja enfrentou. Agora há até lugar para guardar seus artefatos", brinca. "Queria fazer a roupa de Diana com uma graça e elegância que não está presente nos trajes do resto do grupo. Ela nunca apareceu em nenhum filme, então não tem muito com o que comparar. Nossa inspiração foi a Grécia antiga.", Wilkinson explica.

CCXP 2015

Wilkinson e Snyder trabalham juntos pela quinta vez e o australiano garante que a diferença de pensamentos entre os dois é benéfica.

"Snyder é um visionário, trouxe minhas referências e ele as dele. Temos paixões diferentes. A começar que ele é de Wisconsin enquanto eu sou da Austrália. Minhas maiores inspirações são o teatro, o Ballet e a ópera e trouxe muita bagagem de experiências passadas".

Para Aquaman, tanto ele quanto a equipe queriam mostrar um lado mais real e divertido do personagem.

"É um personagem difícil de se colocar na trama. Não consigo ver ninguém mais vivendo ele. Queríamos mostrar outro tipo de tecido e formas inspiradas no Atlantis. A textura sempre foi minha paixão.Quantos as tatuagens, queríamos incorporá-las ao visual dele nas telas".

Já o estilo do vilão Lex Luthor será inspirado em jovens empreendedores do Vale do Silício - conhecida como a MECA das digital, sendo sede de empresas de tecnologia como Facebook, Twitter e muitas outras. "Ele será um rico excêntrico, mas terá um estilo despojado, usará tênis e camisetas amarrotadas", revelou.

E se leva muito tempo para que os atores vistam isso tudo? Apenas dez minutos, garante ele. Será que é verdade? 

Agora resta esperar Batman Vs Superman, que tem estreia agendada para 24 de março de 2016. Ben Affleck, Henry Cavill, Jason Momoa, Gal Gadot, Jesse Eisenberg, Amy Adams, Jeremy Irons e Laurence Fishburne integram o elenco.

Michael Wilkinson, participará de photocall no estande da Warner Bros. Pictures após sua participação no painel no domingo 6/12. A agenda de Wilkinson no evento também contará com sessão de autógrafos para fãs

Confira o trailer mais recente: