Bob Esponja: Dubladores falam sobre as curiosidades de Um Herói Fora D’Água

Em entrevista exclusiva, Wendel Bezerra e Victor Meyniel conversaram sobre a nova aventura da turma do Sr. Caça Quadrada

04/02/2015 11h00

Por Pedro Tritto

O carisma e jeito ingênuo de Bob Esponja faz com que ele seja um grande sucesso com pessoas de todas as idades. No entanto, há outro elemento importante que também é responsável pela sua popularidade: sua voz. O grande culpado por isso é Wendel Bezerra, ator e dublador que deu ao personagem marinho uma voz caricata, que se tornou marca registrada e fácil de identificar por praticamente qualquer pessoa com uma televisão em casa.

No embalo do lançamento do novo filme do Sr. Calça Quadrada, Bob Esponja: Um Herói Fora D'água, que estreia no Brasil nesta quinta-feira (05), Bezerra e Victor Meyniel, que empresta a voz para a gaivota Kyle, braço direito do vilão interpretado por Antonio Banderas, conversaram exclusivamente com o Cineclick e falaram sobre a dublagem e o espírito de nostalgia que o longa traz.

Com a novidade de ver Bob e companhia em terceira dimensão, o filme se preocupa em ser fiel ao seriado original. "As pessoas vão sentir que estão vendo um dos episódios da série. Acho que esse espírito de nostalgia é interessante, porque no Brasil temos uma memória afetiva e emotiva", comentou Bezerra, que também é conhecido por dublar os personagens Goku (Dragon Ball Z) e Edward Cullen (Saga Crepúsculo).

Victor Meyniel teve sua primeira experiência com dublagem ao interpretar uma das gaivotas do pirata Barba Burguer. "Para mim foi sensacional. Desde criança eu vejo Bob Esponja. Eu amo o personagem de verdade. Me senti solto e livre durante o trabalho. Foi incrível", disse.

Bob Esponja

 

Conhecido por fazer vídeos humorísticos na internet, o rapaz de 17 anos revelou que procurou dar ao seu personagem uma voz mais indefesa. "Eu tive que usar muito meu timbre, pois precisei passar algo mais fofinho e caricato", comentou.

Para Bezerra, é sempre um prazer dublar Bob Esponja. Segundo ele, vários colegas sempre pedem para participar de algum episódio da série. "É gozado isso. Vários dubladores querem participar de Bob Esponja e isso é ótimo, porque, assim, todos chegam com disposição para criar", revelou.

Essa é a segunda vez que Bob, Patrick, Lula Molusco e companhia vão parar nas salas de cinemas. A primeira aconteceu em 2004, com Bob Esponja - O Filme. Segundo Bezerra, que dubla esse universo desde 1999, a maior virtude do desenho está na simplicidade do personagem. "Acho que tem a ver com o Bob Esponja não ser violento, não ser agressivo e sempre estar de bom humor para trabalhar. Essa coisa toda traz um espírito bem positivo, que ajuda as pessoas a enfrentar o dia a dia", concluiu.

Assista ao trailer de Bob Esponja: Um Herói Fora D'Água: