Capitão América - Guerra Civil: Falamos com o diretor Anthony Russo na CCXP 2015

Cineasta é um dos convidados do evento e falou sobre o próximo filme da Marvel

06/12/2015 14h10

Por Pedro Tritto

Anthony Russo, um dos diretores de Capitão América: Guerra Civil (o outro é seu irmão Joe), está no Brasil como um dos convidados de honra da Comic-Con Experience 2015, maior evento de cultura pop da América Latina.

A convite da Disney, conversamos com o cineasta pouco antes do painel do terceiro longa do herói patriótico na convenção. Bastante simpático e atencioso, Russo falou sobre as semelhanças entre o filme e a HQ de Guerra Civil, da chance de poder trabalhar com o Homem-Aranha e disse que já tem ideias para Vingadores: Guerra Infinita. Confira abaixo:

Como você se sente em poder adaptar para o cinema uma das HQs mais importantes da Marvel e quais são as semelhanças entre ela e o filme?

Estou muito animado. Eu e meu irmão Joe somos muito fãs da Marvel. Sabemos que temos muita responsabilidade e por isso trabalhamos com pessoas ótimas. Quanto às semelhanças, tivemos que mudar um pouco a história, pois o que estamos tentando fazer é estabilizar o Universo Cinematográfico da Marvel, mas temos vários personagens da HQ original, o conflito que gira em torno do registro do governo e a luta entre os Vingadores.

Capitão América  - Guerra Civil

 


Como foi trabalhar com vários personagens importantes ao mesmo tempo, sem que cada um tome o lugar do outro no filme?

Essa é uma ótima pergunta. O filme se chama Capitão América: Guerra Civil, então colocamos o ponto de vista dele. O segundo ponto mais forte é o Homem de Ferro, pois vemos uma competição entre os dois. Em seguida, chega os outros personagens que se dividem justamente entre Steve Rogers e Tony Stark. A maneira que nós organizamos as coisas sempre foi para que o Capitão América conduza o filme.


Você e seu irmão também estão encarregados de dirigir as duas partes de Vingadores: Guerra Infinita. Já estão pensando em algo para esses filmes?

Claro que temos algumas ideias para o futuro, mas decidimos pensar em um filme de cada vez. Acho que é melhor assim. Já nos reunimos para falar um pouco de Guerra Infinita, pois o trabalho em Guerra Civil está quase pronto, mas tenho que dizer que o foco ainda é o novo Capitão América. Em breve falaremos mais sobre o próximo Vingadores.

Capitão América  - Guerra Civil

 


Como você se sente em poder trabalhar com a presença do Homem-Aranha?

Estou muito empolgado. Foi difícil consegui-lo, pois, como você sabe, outra empresa tinha os direitos. Torcemos muito para que a Marvel conseguisse o acordo com a Sony. Quando decidimos fazer Guerra Civil, pensamos na possibilidade de ter o herói, já que ele tem papel importante na trama. Amamos o personagem e estamos achando ótimo trabalhar com uma versão mais jovem dele. Tom Holland é um ator maravilhoso. Não vai ser só uma apresentação, ele vai participar da história.


Qual personagem que você não pode usar no momento, mas que gostaria de utilizar no futuro?

Acho que o Homem-Aranha é um bom exemplo, pois no começo não podíamos e agora é possível. Isso mostra que sempre há um jeito. Vou colocar dessa forma: nós nunca usaríamos personagens que não fossem possíveis, mas no futuro, se houver o desejo de colocar algum herói que não seja permitido, vamos tentar achar uma forma de conseguir.

Marcado para estrear em 5 de maio de 2016, Capitão América: Guerra Civil colocará frente a frente dois dos principais heróis da Marvel. Depois dos acontecimentos de Vingadores: Era De Ultron, uma agência é criada para supervisionar os super-humanos. A partir daí, a equipe se divide em duas frentes, sendo uma liderada por Steve Rogers e seu desejo de que os heróis se mantenham livres para defender a humanidade e a outra que segue a decisão de Tony Stark de apoiar a responsabilização e supervisão do governo.

No elenco estão Chris Evans (Capitão América), Robert Downey Jr. (Homem de Ferro), Scarlett Johansson (Viúva Negra), Jeremy Renner (Gavião Arqueiro), Paul Rudd (Homem-Formiga), Elizabeth Olsen (Feiticeira Escarlate), Paul Bettany (Visão), Anthony Mackie (Falcão), Sebastian Stan (Soldado Invernal), Chadwick Boseman (Pantera Negra), Tom Holland (Homem-Aranha) e William Hurt (General Ross).

Assista abaixo ao trailer: