Como Treinar o Seu Dragão 2: Rodrigo Lombardi fala sobre dificuldades e prazeres de dublar vilão

Longa é o grande lançamento em DVD e Blu-ray de novembro

11/11/2014 14h09

Por Iara Vasconcelos

Como Treinar O Seu Dragão 2, animação da Dreamworks, é um dos grandes lançamentos em DVD e Blu-ray de novembro. O longa ultrapassou a marca de US$ 500 milhões em bilheteria ao redor do mundo. E para comemorar todo esse sucesso, batemos um papo com o ator Rodrigo Lombardi, responsável pelo voz do vilão Drago Sangue Bravo.

Durante a entrevista, o ator contou um pouco sobre o processo de composição do personagem e suas inspirações. Além disso, revela qual outro personagem gostaria de interpretar no filme. Confira:

A voz de Drago ficou bastante diferente da sua voz original. Como foi  sua preparação para compor o personagem?

Não hà muito tempo. Chegamos no estúdio observando algumas cenas e logo começamos. É claro que existe uma direção muito competente e também fiz um teste anteriormente, mas muito se descobre ao longo do trabalho.

Você já se aventurou no seguimento anteriormente em A Princesa e o Sapo e Valente. Você se inspira em outros personagens ou alguém que conhece na vida real na hora de dublar?

Olha, tem de tudo! (risos)
Já me inspirei até mesmo em outros dubladores. Vai do momento e da sintonia com a direção...

Você afirmou durante entrevista que seu filho, Rafael, é bastante fã do primeiro Como Treinar O Seu Dragão. Qual foi a reação dele ao ver o pai dublando um dos personagens?

Rafa ficou muito feliz desde que contei a ele. Levamos todos os amigos da escola para a estréia. Foi muito bom.

Você tem experiência em teatro, cinema e telenovelas, mas o processo de dublagem é um tanto diferente. Sentiu alguma dificuldade nessa transição?

Tudo é uma questão de entender o personagem. O diretor Marcelo Coutinho foi de uma delicadeza ímpar. Soube me conduzir muito bem e devo muito a ele por esse trabalho.

Um dos seus últimos trabalhos na televisão, em "Meu Pedacinho de Chão", você interpretou um personagem bastante lúdico. Esse universo, que é parecido com o do filme, te encanta de um jeito diferente? Ou prefere algo mais próximo da realidade?

Esse universo me encanta. Me sinto muito feliz ali. E ao contrário do que pensam, é muito complexo, muito profundo, uma reflexão sobre as relações humanas.

Se não tivesse dublado Drago, qual outro personagem gostaria de dublar?

Estóico!!!!!!!! Mas não teria tanto talento...

Como Treinar O Seu Dragão, lançado em 2010 e início de uma trilogia, foi sucesso de crítica e público, chegando a ser indicado ao Oscar nas categorias Melhor animação e Melhor trilha sonora. 

A trama de Como Treinar O Seu Dragão 2 se passa cinco anos após a primeira jornada. Agora, as corridas de dragão se tornaram o grande passatempo dos moradores da ilha. A dupla do primeiro filme está de volta: Soluço e Banguela partem para descobrir territórios inexplorados e encontrar a temível Caverna Gelada, além de proteger os homens e os dragões do terrível e perigoso Drago. Confira o trailer: