Exclusivo: "São mais do que filmes, são eventos cinematográficos", diz Karen Gillan, a Nebulosa

Conversamos com a atriz que vive a filha de Thanos

27/04/2018 16h00

Por Daniel Reininger

Nebulosa surgiu nos quadrinhos nos anos 80 e sua estreia cinematográfica aconteceu apenas em Guardiões Da Galáxia, interpretada por Karen Gillan, de Jumanji: Bem-vindo À Selva. A personagem é originária do planeta Luphom, cujos nativos possuem pele azul, apesar de ter o corpo praticamente todo mecânico, sua aparência ainda lembra sua origem.

No cinema, é filha de Thanos (Josh Brolin), irmã de Gamora (Zoe Saldana) e tem um papel bastante importante em Vingadores: Guerra Infinita. Para saber mais da personagem e do filme, conversamos com a atriz e modelo escocesa. Confira o bate-papo, mas cuidado com possíveis spoilers:

Quão empolgada você estava por estrelar esse filme dos Vingadores?

KAREN GILLAN: Primeiro de tudo, eu não podia acreditar que Nebulosa faria parte dos Vingadores. Eu estou realmente chocada que ela durou dois filmes de Guardiões e não acreditava estar em um filme dos Vingadores. Então estava nas nuvens por isso. Quando eles me disseram o que tinha que fazer, simplesmente não conseguia acreditar. É uma história tão empolgante para meu personagem e tudo está ligado a Thanos, seu pai. Parece que essas sementes foram plantadas há literalmente anos. Por isso, é emocionante vê-los todos juntos.

+ Ranking dos principais vilões do Marvel Studios


O que está acontecendo com a Nebulosa nesse filme?

KAREN GILLAN: Nebulosa sempre teve uma agenda clara: se vingar de seu pai, Thanos, por causa do abuso que ela sofreu e da terrível educação que ele infligiu a ela. Então, ver isso se entrelaçando em todo o enredo dos Vingadores é bem satisfatório. Agora é como se todos os outros personagens tivessem a mesma agenda por razões diversas. Mas todos nós estamos lutando pela mesma coisa. Então, é emocionante ver nebulosa ter seu momento de vingança contra o pai dela.

Guardiões da Galáxia

Como a relação com sua irmã, Gamora, evoluiu?

KAREN GILLAN: Elas progrediram. No final de Guardiões da Galáxia Vol. 2, Nebulosa e Gamora começaram a gostar uma da outra e entender o ponto de vista uma da outra. Por isso, elas chegam a se abraçar, algo que acho que Nebulosa nunca experimentou. Mas isso foi demais para ela e então ela acabou se afastando de sua irmã. Mas isso é um baita progresso na relação entre as duas. Em Vingadores, o amor de uma pela outra aumentou, mas elas começam suas jornadas ainda separadas.

Havia alguém que você estivesse realmente ansiosa para conhecer?

KAREN GILLAN: Havia tantos atores com quem eu queria trabalhar. Eu amo todos os Vingadores. Mas estava particularmente animada com o Homem de Ferro, de Robert Downey Jr. Só porque eu o amo como ator e amo o que ele faz com o personagem. Eu tinha ouvido falar que ele improvisa muito, então eu queria ver isso pessoalmente. Na hora logo pensei que era um momento muito legal na minha carreira.

+ Tudo o que você precisa saber sobre Vingadores: Guerra Infinita


E como foi o dia da famosa foto de 10 anos do MCU? Quando os atores se reuniram para um dos momentos mais incríveis do cinema?

KAREN GILLAN: A famosa sessão de fotos foi emocionante. Simplesmente não acreditava que praticamente todas as pessoas do Universo Cinematográfico da Marvel estariam lá, mas estavam. Subimos naquele grande pódio juntos e muitas pessoas dos bastidores também estavam presentes. Foi nesse momento épico que percebi o quão grande é tudo isso e quantas pessoas são necessárias para criar esses filmes que todos gostam tanto. É preciso muito trabalho duro dessa equipe brilhante. E apenas apreciar isso por um segundo e ver todos celebrando a mesma coisa foi muito satisfatório.

Equipe Marvel 10 anos


Foi divertido interpretar Nebulosa como parte de um grupo?

KAREN GILLAN: Foi muito divertido ver Nebulosa finalmente ter algo parecido com uma família, algo que acho que ela sempre desejou. Desde criança, ela só queria ser amiga da irmã, mas foi forçada a lutar com ela repetidas vezes. E a irmã dela era meio malvada com ela e ela era má com a irmã. Então ela nunca teve essa coisa de família. Então, nos filmes dos Guardiões, ela foi meio convidada a entrar para essa família, mas estava hesitante, porque ela é essencialmente uma vítima de abuso. Então ela tem suas dúvidas antes de entrar em qualquer tipo de cenário mais familiar. Só que agora, no filme dos Vingadores, ela realmente se encontra como pessoa.

Como é a jornada emocional de sua personagem nesse longa?

KAREN GILLAN: Eu amo minha personagem por causa da bagagem emocional que ela possui. Ela sofreu tamanho abuso de seu pai, que é o maior vilão da Marvel, Thanos. Então todos estamos lutando contra ele e para Nebulosa é uma espécie de catarse devido a seu passado com ele. A coisa toda é uma experiência muito emocional, amarga, talvez estranhamente catártica, para ela. Adoro como isso é desenvolvido.

Como é interpretar uma personagem tão forte?

KAREN GILLAN: Adoro interpretar uma personagem assim. Ela é, em primeiro lugar, fisicamente muito forte e isso é legal e empoderador. E ela é emocionalmente resistente, apesar de ferida. Ela tem pontos fortes e fracos como qualquer pessoa e isso é muito interessante. Não quero interpretar apenas uma mulher forte. Acho que estamos no ponto onde precisamos de um pouco mais de variedade nesse ponto. E é exatamente isso que os filmes da Marvel estão fazendo e isso me deixa feliz.


E como é ter Josh Brolin como Thanos?

KAREN GILLAN: Adoro a relação entre Nebulosa e Thanos e tenho muita sorte de ter um ator tão incrível nesse papel. Josh Brolin é um dos melhores por aí, então sempre que trabalho com ele é muito fácil para mim interpretar Nebulosa, porque ele está atuando muito bem. Ele é sinistro e traz um pouco de humanidade para um personagem que poderia ser raso e servir apenas como um vilão assustador. Mas ele não é isso. Ele é muito pior do que isso e muito mais. É um pouco inquietante da melhor maneira possível. Vocês precisam assistir para entender! (risos)

Nebula em Vingadores: Guerra Infinita


Como eram as coisas no set?

KAREN GILLAN: Trabalhar em um filme dessa escala é empolgante porque nenhuma despesa é poupada. Os efeitos são incríveis, os cenários inspiradores. A coisa toda é gigantesca e isso é muito legal. Mas, no final das contas, estar no set com aquelas pessoas é uma das melhores partes deste trabalho, porque existe uma grande sensação de família. Minha família imediata, os Guardiões da Galáxia, estão lá. Então é como sair para passear com todos os primos também, sabe? (risos). É muito divertido. Vamos almoçar juntos, eles garantem tempo suficiente para isso, então há muita socialização fora do set, na hora de fazer a maquiagem, em todo lugar.

O que achou de Homem de Ferro quando o filme foi lançado em 2008?

KAREN GILLAN: Lembro de ter amado o filme e pensar que era algo realmente novo e interessante. Acho que vi no cinema e lembro de amar tanto Pepper Potts e a forma como Gwyneth Paltrow a interpretou. Eu pensei que a coisa toda era fantástica e um espetáculo visual, mas acho incrível mesmo o que a Marvel fez desde então. Eles transformaram isso em todo um universo enorme e incrível, como ninguém fez até hoje.

Como foi encarar Thanos?

KAREN GILLAN: O conhecimento de Nebulosa sobre seu pai é extremamente útil na hora de trabalhar em conjunto com os Vingadores. Então ela meio que conhece os próximos passos dele e sabe o que ele está pensando. Isso definitivamente ajuda quando todos precisam trabalhar em equipe contra ele. Além disso, ela está muito zangada e tem muito ressentimento contra Thanos.

+ Leia a crítica

Como acha que público vai receber esse filme?

KAREN GILLAN: Esse arco será muito empolgante. Vão ser mais do que filmes, são eventos cinematográficos. São histórias que foram definidas anos e anos atrás e se você estiver seguindo esse universo, terá uma experiência muito satisfatória, especialmente quando assistir a esses dois próximos filmes dos Vingadores. Os personagens são incríveis, os atores são ótimos, o visual é incrível com o que há de melhor em tecnologia. Então, acho que as pessoas ficarão tão impressionadas quanto fiquei e ainda estou (risos).

Vingadores: Guerra Infinita já está em cartaz. Veja o trailer: