Homem-Formiga e a Vespa: Designer fala sobre Reino Quântico, Vingadores 4 e desafios

Shepherd Frankel é o designer de produção que trabalhou também no primeiro filme

29/06/2018 16h05

Por Daniel Reininger

Um dos principais elementos de Homem-formiga E A Vespa são os seus cenários, seja seu mundo em miniatura ou outros planos de existência, como o Reino Quântico. Para saber mais sobre o processo de criação desses lugares incríveis, conversamos com Shepherd Frankel, designer de produção do longa. Na conversa, além de falar do longa, ele elogiou São Paulo, chamando a cidade de incrível para criar cenários diversos, e até comentou que adoraria vir para a CCXP. Confira o bate-papo:

Ficção científica e o universo Marvel são elementos que você conhece bem. O que Homem-Formiga e a Vespa possui de único em relação aos outros filmes do estúdio?

É um privilégio participar desses filmes e dos curtas e longas da Marvel, podemos explorar mundos diferentes, cenários únicos e ambientes alienígenas, mas o mais legal desse filme é o fato de reforçar como as pessoas normais podem fazer coisas extraordinárias. Scott tenta ser um pai, se reaproximar da filha, Hank é um gênio que tenta lidar com a perda de seu amor, mas é também um cientista brilhante que criou algo incrível, que sempre trabalha em algo novo. É realmente essa questão da capacidade das pessoas comuns diante de desafios únicos que faz de Homem-Formiga e a Vespa algo tão diferente.

Qual é o maior desafio quando Homem-Formiga diminui?

A questão é a necessidade de forçar o cérebro a repensar espaços, ir ao limite, redefinir o que entendemos como realidade. Até por isso é tão excitante, podemos analisar cada detalhe, cada forma e entender como as coisas funcionam quando os protagonistas mudam de tamanho. Desde um prédio de escritórios até um laboratório móvel criado por Pynn, cada elemento é pensado para funcionar em diversos tamanhos e para criar novas maneiras de serem apresentados e explorados. É incrível. Simplesmente, incrível.

Então veremos mais do Reino Quântico?

A Marvel sempre faz muito bem esse negócio de explorar outros mundos, então voltaremos a ver o Reino Quântico nessa sequência e vamos explorar muito mais desse incrível lugar, onde o tempo e espaço não significam nada.

Reino Quântico em Homem-Formiga e Vespa

Como você se inspira para seus filmes?

Visito lugares que me interessam e podem trazer ideias novas, também pesquiso muito na internet. Estive recentemente em Buenos Aires e adoraria visitar São Paulo, porque todas as pesquisas que fiz da cidade deixam claro que o local é demais, com espaços únicos. Quem sabe não vou para a Comic-Con de vocês no fim do ano, seria ótimo conhecer essa cidade.

Você usou muitos cenários práticos em Homem-Formiga e Vespa?

A maior parte do filme é feito com efeitos práticos. Essa era uma de nossas prioridades, porque assim os atores tinham um pé na realidade e poderiam interagir com objetos de tamanhos diversos. E só o fato deles terem essa opção já faz os atores terem reações reais com seus personagens, já que quando algo é gigante, por exemplo, é realmente gigante no set. Sempre procurávamos uma grande qualidade no que fazíamos a fim de garantir uma sensação de realidade e espanto o tempo todo. Vocês verão isso no filme.

Se você tivesse que escolher apenas um, qual selecionaria como o seu cenário preferido?

Essa pergunta é como perguntar qual é o meu filho preferido (risos). Cada set é feito com muito amor, mas os que se destacam são aqueles com elementos únicos, diferentes e ainda assim realistas. Quando podemos fazer algo bem diferente e oferecer algo incrível, é sempre muito gratificante. Não quero falar exatamente de qual estou falando, mas os fãs provavelmente vão perceber qual é o meu set preferido nesse filme, é algo bem diferente. Mas a verdade é que nenhum set é deixado de lado, todos recebem muito amor e atenção e são muito bem pensados.

E você participou das Cenas do Homem-Formiga em Vingadores 4? Como isso funcionou?

Não posso falar muito, mas é fato que existe uma troca muito interessante entre as equipes dos filmes da Marvel. E certamente vocês vão ver nossa mão nesse filme. Não posso falar muito mesmo, mas é um orgulho fazer parte do MCU, ainda mais neste momento.

Homem-formiga E A Vespa chega em 5 de julho e Vingadores 4 em abril de 2019. Veja o trailer: