O segundo foi mais divertido de filmar, diz diretor de It: 2

Diretor e produtora comentam sobre o filme de horror de sucesso

30/08/2019 13h00

Por Daniel Reininger

A continuação de It: A Coisa chega aos cinemas para fechar a história do Clube dos Perdedores de forma digna. E a responsabilidade é grande, afinal o original agradou e ainda fez US$ 700 milhões para a Warner Bros. Conversamos com o diretor argentino Andy Muschietti (Mamá) e sua irmã, a produtora Barbara, para saber mais sobre It: A Coisa - Capítulo 2 e entender a pressão sobre eles, aprendizados no processo de gravações e muito mais. Confira:

Pressão ao retornar

Obviamente, qualquer pessoa a frente de um projeto como esse enfrenta pressão, mas Andy e Barbara lidaram com tranquilidade. "Eu acho que a expectativa dos fãs é algo que a gente nunca pôde chegar a considerar. Porque se ficarmos preocupados com o que as pessoas vão achar, isso pode nos paralisar", afirma Barbara ao Cineclick.

Para quem não sabe, o longa se passa 27 anos depois dos eventos de It: A Coisa. Oo grupo de adolescentes que fazia parte do Clube dos Perdedores se reúne cumprindo uma promessa da infância, mas o reencontro de velhos amigos acaba se tornando em uma verdadeira e sangrenta batalha contra o palhaço Pennywise.

"Andy tinha uma visão muito clara do que ele queria fazer, fizemos e esperamos que o público goste. É o filme que gostaríamos de assistir, como foi na primeira parte", continua a produtora. Andy ainda reforça: "É um livro tão popular, tão cheio de acontecimentos, camadas e personagens, que cada um que lê gosta por motivos diferentes. Se você se apegar no que acha que as pessoas vão querer ver, você pode enlouquecer", citando a obra de Stephen King.

Jornalistas ao lado do diretor argentino Andy Muschietti e sua irmã, a produtora Barbara, para saber mais sobre It: Capítulo Dois

Sobre o retorno à franquia para fechar a história do Clube dos Perdedores, o diretor conta suas intenções. "Quis fazer um filme mais assustador e também retomar o diálogo entre as duas linhas temporais. Quis aumentar os aspectos emocionais da história, trazer de volta algo que havia significado muito para mim quando li o livro, que foi a dinâmica entre o que se passa com os personagens quando adultos e quando crianças".

Elenco estrelado

Em It: A Coisa - Capítulo 2, o Clube dos Perdedores é representado por um elenco de peso, liderado por James McAvoy (como a versão adulta de Bill), Jessica Chastain (Sophie) e Bill Hader (Richie).

Comandar um grupo de atores-mirins e depois outro um de nomes consagrados ensinou muito ao diretor. "Foi mais fácil dirigir o primeiro filme, mas o segundo foi mais divertido", compara.

O motivo é simples: "O primeiro foi mais fácil por conta das crianças, para elas tudo é brincadeira. Mas é claro que quando a gente tem um elenco principal de sete adultos é algo estimulante, no sentido de eu ter que explicar os motivos de cada coisa que fazemos. Todo ensaio começava comigo explicando o que é importante na cena, do contrário eles me encheriam de perguntas", conta, aos risos, o cineasta.

Sobre o palhaço Pennywise, Barbara diz que estar com ele no set é uma experiência angustiante. "O efeito de ver Bill [Skarsgaard] com aquele figurino é intimidante e ele às vezes esquece que está caracterizado e começa a conversar com você sobre coisas normais, tipo pedir uma pizza, e é bem assustador. Os atores são todos muito habilidosos por si só, mas eles têm um reforço visual muito grande quando veem aquela imagem e o pavor chega a ser realista", conta.

Pennywise

Cenas extras

A primeira versão do filme tinha quatro horas e a final tem mais de 2h40. Até por isso, o diretor gostaria de aproveitar todo o material filmado. "Estamos agora discutindo algumas ideias e uma delas que gosto bastante é fazer um supercorte com os dois filmes juntos, para que as pessoas possam assistir em casa, ou, para quem for corajoso o suficiente, ir ao cinema e assistir a sete horas de ação ininterrupta", disse Andy.

Evolução

O filme apresentou desafios e obrigou os irmãos a evoluirem. "Essa é uma jornada de aprendizado, enquanto diretor: você tem que se assegurar que eles saibam que você tem certeza do que está fazendo. Mesmo quando você está fazendo algumas coisas de forma instintiva, você tem que saber usar as palavras certas para justificar de forma racional para os atores", afirma Andy.

Barbara ainda rasgou elogios ao irmão. "Ele é a pessoa que mais amo no mundo, meu irmão mais novo, isso nunca vai mudar, mas estamos trabalhando juntos há vinte anos e esse projeto foi tão grande, com tantos aspectos complicados envolvidos, que nos tornamos melhor em nos comunicarmos. Houve um pouco menos de gritaria e um pouco mais de entendimento. Eu cresci muito como produtora e, ao ver Andy trabalhar nesse filme, acho que ele se tornou um mestre de seu ofício."

It: A Coisa - Capítulo 2 chega em 06 de setembro, veja o trailer: