Conheça Destacamento Blood, novo filme de Spike Lee

Primeiro longa do diretor para a Netflix é estrelado por Chadwick Boseman

01/06/2020 18h30 (Atualizado em 12/06/2020 11h24)

Por Thamires Viana

Spike Lee, consagrado diretor americano, chega ao streaming com seu novo filme: Destacamento Blood. Esse é o primeiro trabalho de Lee após o sucesso estrondoso de Infiltrado Na Klan, longa protagonizado por John David Washington e Adam Driver, e que rendeu a Lee o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado em 2019.

O novo projeto chegou diretamente no catálogo da Netflix e traz a Guerra do Vietnã como pano de fundo para a trama.

Conheça mais sobre Destacamento Blood:

Trama

A história do longa gira em torno de um grupo de veteranos afro-americanos que voltam ao Vietnã após a guerra para buscarem os restos mortais de seu líder. Mas esse não é o único objetivo deles: anos antes eles enterraram um tesouro relacionado a um companheiro de exército e precisarão enfrentar perigos para recuperar a maleta enterrada.

Abordagem

Spike Lee tem um jeito característico de dirigir seus filmes. Meclando dolorosas cenas de drama com pitadas de humor ácido, o diretor criou uma atmosférica única em seus trabalhos e, claro, com Destacamento Blood não será diferente. Na prévia apresentada pela Netflix já vemos que diálogos extensos, frames característicos e trilha sonora recheada de clássicos do soul e do blues farão parte desse novo projeto do americano. 

Além disso, o trailer também adianta que o filme trará não só o período pós-guerra, mas deverá envolver também o escândalo Watergate, que levou à renúncia de Richard Nixon à presidência americana, e flashbacks dos campos de batalha no Vietnã.

O que esperar?

Spike Lee faz filmes abordando a temática racial e a conscientização sobre problemas sociais, algo que se tornou comum em sua carreira como roteirista e diretor. Em entrevista à Vanity Fair, Lee revelou que Destacamento Blood será uma análise sobre a política racial na América no final da década de 60, quando soldados negros estavam questionando os motivos de lutarem por um país que sempre os oprimia.

"As Forças Armadas dos Estados Unidos quase se despedaçaram quando soldados negros souberam que Martin Luther King foi assassinado. Eles também ouviram dizer que seus irmãos e irmãs estavam se manifestando nos Estados Unidos. O ponto de inflexão chegou muito perto", revelou. 

Elenco e produção

Assim como na maioria de seus trabalhos, Lee também assina o roteiro de Destacamento Blood. Dessa vez, ele vem em parceria com Danny Bilson (Viper), Paul DeMeo (The Sentinel), Matt Billingsly (Deixe-me Viver) e Kevin Willmott (Infiltrado Na Klan). O elenco é encabeçado por Chadwick Boseman, o Pantera Negra do MCU, e traz nomes como Jean Reno, Delroy Lindo, Paul Walter Hauser, Clarke Peters, Norm Lewis e Jonathan Majors.

Estreia

Destacamento Blood, o primeiro filme de Spike Lee para a Netflix, já está disponível no catálogo.

Veja o trailer:

Veja também: Filmes que trouxeram representatividade negra aos cinemas


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus