Relembre os filmes que marcaram a infância

Clássicos lançados nas décadas de 80, 90 e 2000 que nós amamos!

02/06/2020 16h40

Por Thamires Viana

Todos os anos somos agraciados com estreias memoráveis nos cinemas. Seja comédia, terror ou aventura, os filmes marcam a nossa vida de alguma forma e, claro, todo mundo tem um gênero ou um filme favorito para chamar de seu. Os clássicos dos anos 80, as comédias da década de 90 e os filmes teens que estrearam nos anos 2000 marcaram seus nomes no mundo da sétima arte e também as nossas infâncias.

Muitos desses longas trazem referências inesquecíveis e nos fazem sentir uma deliciosa nostalgia ao revê-los. Quem não amava ver Os Goonies, dar boas risadas com Esqueceram De Mim ou repetir as memoráveis frases de Meninas Malvadas

Por isso, separamos 15 clássicos do cinema lançados nas décadas de 80, 90 e 2000 para matar a saudade.

Confira:

ANOS 80

E.T. - O Extraterrestre (1982)

Cena de ET

O longa de Steven Spielberg se tornou um grande marco na história do cinema oitentista. A trama acompanha Elliott, um garoto que vive com a mãe e os dois irmãos. Quando ele ouve barulhos estranhos vindos da garagem de sua casa, decide ir investigar e tem uma enorme surpresa: encontra um extraterrestre. Depois do susto do encontro, o garoto e o alienígena começam a fazer contato e acabam se tornando amigos. Agora, Elliott e seus irmãos terão como desafio fazer com que E.T., como foi apelidado o novo hóspede, volte para seu planeta natal. 

Onde ver: Amazon Prime

Karatê Kid - A Hora Da Verdade (1984)

Cena de Karate Kid

Um dos filmes mais emblemáticos da década é, sem dúvidas, Karatê Kid. O filme segue Daniel Larusso, garoto que se muda para o sul da Califórnia, mas não consegue se ambientar em sua nova morada. Quando conhece Ali Mills, uma garota que se encanta por ele, a situação de Daniel se complica. O ex-namorado de Ali, Johnny Lawrence, e sua gangue começam a atormentá-lo. Quando é cercado pela gangue, ele é salvo por Miyagi, veterano japonês mestre na arte do karatê. Disposto a ajudar Daniel, Miyagi resolve passar os ensinamentos do karatê para o jovem.

Onde ver: HBO Go

Os Caça-fantasmas (1984)

Cena de Os Caça Fantasmas

O clássico já ganhou alguns reboots e tem um novo filme anunciado chegando por aí em breve. No longa lançado em 1984, quatro parapsicólogos que estudam fantasmas têm suas pesquisas canceladas e resolvem abrir uma agência para combater assombrações. Armados com parafernálias, eles saem às ruas de Nova York em busca dos fantasmas que aterrorizam a cidade. 

Onde ver: Globoplay

Os Goonies (1985)

Cena de Os Goonies

Com direção de Richard Donner, o longa marcou a infância de muita gente! Na trama, dois irmãos estão ameaçados de serem despejados e resolvem seguir um misterioso mapa do tesouro para saldar a dívidas da família. Para essa empreitada os garotos contam com uma turma de amigos (os Goonies) e algumas penetras. Juntos, eles passarão por inúmeros obstáculos e armadilhas feitos pelo pirata Willie Caolho e sua tripulação. 

Onde ver: HBO Go

Curtindo A Vida Adoidado (1986)

Cena de Curtindo a Vida Adoidado

É quase impossível falar sobre os anos 80 e não citar o clássico do diretor John Hughes. Como não lembrar da saga de Ferris Bueller? Na trama, o esperto garoto usa seus truques para tirar um dia de folga. Ele, a namorada e um amigo inventam muitas mentiras para não irem à escola e saem pelas ruas de Chicago com a Ferrari do pai de Cameron. Juntos, aproveitam ao máximo o dia livre, enquanto o diretor da escola e a irmã invejosa de Ferris estão atrás deles.

Onde ver: Netflix

ANOS 90

Esqueceram De Mim (1990)

Cena de Esqueceram de Mim

"KEVINNNN" Esse grito te lembra algo? Claro, né? Na saga estrelada por Macaulay Culkin, a familia McAllister viaja para a França em busca de férias tranqüilas, mas acabam esquecendo do caçula de oito anos sozinho em casa. O garoto faz tudo que lhe proibiram de fazer e quando pensa que ficará tranquilo, tem que enfrentar uma dupla de ladrões. 

Onde ver: Telecine Play

Edward Mãos De Tesoura (1990)

Cena de Edward mãos de tesoura

A adorável fábula de Tim Burton tem um tom sombrio, bem no estilo do diretor, mas certamente marcou a vida das crianças na década de 90. O filme estrelado por Johnny Depp e Winona Ryder acompanha Vincent Price, um inventor que faz a criatura Edward e morre antes de substituir as tesouras que lhe servem de mãos. Depois da morte do criador, ele vai morar na casa da suburbana Peg e se torna popular entre a vizinhança por seus exímios dotes de cabeleireiro e jardineiro. Quando se apaixona por Kim, filha de sua protetora, tudo muda e Edward passa a ser caçado feito fera. 

Onde ver: Looke

Jurassic Park: O Parque Dos Dinossauros (1993)

Cena de Jurassic Park

Outro clássico de Spielberg indispensável na lista! Na trama, um milionário cheio de ideias resolve construir um Parque Temático Jurássico em uma ilha isolada da Costa Rica. Lá ele hospeda diferentes espécies de dinossauros criados a partir de Engenharia Genética e DNA de fósseis. A doutora Ellie Sattler leva ao parque um cientista, um matemático cético e o velho milionário, que fracassa em seus delirantes sonhos de grandeza para conhecê-lo. A visita tinha tudo para ser espetacular, mas acaba se transformando num pesadelo.

Onde ver: Netflix, Amazon Prime e Telecine Play

Os Batutinhas (1994)

Cena de Os Batutinhas

Um dos filmes mais doces e divertidos dos anos 90 traz Batatinha, Porky, Alfalfa, Stymie e outros meninos que fazem parte de um grupo que se reúne para falar mal das garotas. No entanto, eles não esperavam que o ingênio Alfafa se apaixonaria por Darla, uma das garotas que integra o grupo de meninas da região. Ambos os grupos se sentem traídos e aprontam várias confusões para separar o jovem casal.

Onde ver: Google Play

Matilda (1996)

Cena de Matilda

A jovem e divertida bruxinha se tornou uma das mais amadas do cinema. Na trama, Matilda desenvolve seu poder telecinético tanto quanto as diferenças entre ela e uma sádica diretora de escola. Enquanto se distancia de seus pais rudes, mal-educados e pouco éticos, mergulha no mundo dos livros e se torna amiga de uma professora que a incentiva sua educação.

Onde ver: Netflix e Telecine Play

ANOS 2000

Harry Potter E A Pedra Filosofal (2001)

Cena de Harry Potter e a Pedra Filosofal

A primeira adaptação da saga escrita por J.K. Rowling se tornou um sucesso gigantesco no mundo do cinema. A história segue Harry Potter, um garoto de dez anos que mora com os tios que não gostam muito dele. Um dia, um gigante aparece e o convida a viver em um outro mundo, mágico e cheio de fantasia, onde ele poderá estudar numa escola de magia e feitiçaria. A partir de então, o bruxinho vive as mais diversas aventuras com seus novos amigos, Rony Weasley e Hermione Granger.

Onde ver: Telecine Play

Doze É Demais

Cena de Doze é Demais

Você sabia que o divertido filme estrelado por Steve Martin é um remake da comédia de 1950 dirigida por Walter Lang? Pois é. Na trama, Tom Baker é casado com Kate e vivem em uma cidade pequena em Illinois com seus 12 filhos. Certo dia, Tom recebe uma proposta do emprego de seus sonhos: treinar o time de uma grande universidade. Ele e Kate mudam-se com a família, a despeito do descontentamento das 12 crianças. Ao mesmo tempo, Kate fica sabendo que suas memórias serão publicadas e seu agente a carrega para Nova York, a fim de promover seu livro, deixando Tom sozinho com sua agitada família. 

Onde ver: Telecine Play

Meninas Malvadas (2004)

Cena de Meninas Malvadas

Um clássico atemporal, sem dúvidas! Escrito por Tina Fey, o filme acompanha a jovem Cady Heron, garota que sempre viveu viajando. Tendo vivido na África e estudado com a mãe em casa, ela pisa pela primeira vez num colégio só quando vai cursar o Ensino Médio na Escola North Shore, numa pequena cidade do Illinois. É nesse ambiente selvagem que ela tem de aprender as regras da escola. Lá ela cruza o caminho de Regina George, jovem que lidera o grupo de garotas fofoqueiras e populares nessa escola. As duas travam um jogo de aparências quando Cady se apaixona por Aaron, ex-namorado de Regina.

Onde ver: Amazon Prime e Globoplay

Com A Bola Toda (2004)

Cena de Com a Bola Toda

Os anos 2000 marcaram pela estreia de clássicos da comédia besteirol e como não se lembrar desse estrelado por Ben Stiller e Vince Vaughn? Na trama, Vince Vaughn lidera um grupo de perdedores que começa a participar de um torneio de queimada, aquela clássica brincadeira que as crianças costumam praticar na escola. Eles tomam essa atitude para salvarem a quadra esportiva da comunidade local, que está prestes a ser vendida.

Onde ver: Telecine Play

High School Musical (2006)

Cena de High School Musical

Um dos maiores sucessos teen da Disney marcou a década ao trazer uma história de amor e música. Durante a festa de Ano Novo, Troy, estrela da equipe de basquete do colégio East Side High, conhece a inteligente e tímida Gabriella. Os dois fazem um dueto musical durante um concurso de karaokê e descobrem que têm a mesma paixão pela música e também interesse um pelo outro. Depois das férias, Troy descobre que Gabriella é a nova aluna que acaba de entrar para sua escola, envolvida com um concurso musical. 

Onde ver: Telecine Play

Menções honrosas: 

Anos 80

Indiana Jones E Os Caçadores Da Arca Perdida (1981), A História Sem Fim (1984), Gatinhas E Gatões (1984), Gremlins (1984), De Volta Para O Futuro (1985), Clube Dos Cinco (1985), Conta Comigo (1986), e Quero Ser Grande (1988).

Anos 90

Meu Primeiro Amor (1991), A Família Addams (1991), Uma Babá Quase Perfeita (1993), O Rei Leão (1994), O Máskara (1994), As Patricinhas De Beverly Hills (1995), Toy Story (1995) e Jumanji (1995). 

Anos 2000

O Tigre E O Dragão (2000), O Diário Da Princesa (2001), Legalmente Loira (2001), De Repente 30 (2004), As Branquelas (2004), Os Incríveis (2004), O Labirinto Do Fauno (2006) e Crepúsculo (2008).


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus