13 referências e easter eggs de Coringa

CUIDADO! O texto abaixo está cheio de SPOILERS

02/10/2019 16h20

Por Diego Canha

Chega nesta quinta-feira Coringa com Joaquin Phoenix como protagonista e direção de Todd Phillips. E a redação do Cineclick continua produzindo materiais especiais sobre um dos melhores filmes do ano. Para esse texto recomendamos que passe antes nos anteriores:

+ Crítica do filme

+ Top Coringas da TV e Cinema, segundo a redação do Cineclick

+ Heath Ledger e Jack Nicholson viveram Coringa, conheça outros

+ Coringa será para maiores de 16 anos no Brasil

+ Opinião: o Coringa de Ledger nem é tão bom assim

+ O que você precisa ver antes de assistir Coringa

+ Coringa de Phoenix nunca encontrará Batman de Pattinson

Um dos pontos centrais do filme é uma referência óbvia ao O Rei Da Comédia, o humorista fracassado que vai ao talk-show mais famoso da cidade entrega isso logo de cara. Se não fosse suficiente, ter Robert De Niro como apresentador sendo que o ator era o comediante frustrado no filme referenciado deixa tudo ainda mais claro.

cena de O Rei da Comedia

Porém todo esse ambiente de talk-show também conversa diretamente com o início da Graphic Novel Batman- O Cavaleiro das Trevas. Onde o Palhaço está em um programa de televisão e acaba matando todo mundo com um gás.

cena da animação Batman O Cavaleiro das Trevas

Outra coisa que conversa diretamente com Cavaleiro das Trevas (a história em quadrinhos) é o modo como a mídia é representada no filme. O uso dos jornais para dar andamento na história e mostrar o contexto de Gotham é muito usado no longa e no gibi de Frank Miller. Robocop também usou essa técnica com sabedoria e poderia ser citado como referência aqui.

cena de Coringa 5

Falando em Gotham, algumas tomadas aéreas em Coringa remetem à cidade que conhecemos em Batman Begins, como uma larga avenida que serve para o monotrilho da sequência final do primeiro filme de Christopher Nolan. Porém olhando a cidade de perto, com a greve dos lixeiros, Gotham é a Nova York de Taxi Driver: muito suja (por dentro e por fora.

cena de Taxi Driver 1

E o apartamento do Arthur Fleck é outra locação que aproxima o filme da DC com Taxi Driver. Criar um foco em um grande político é outro ponto que aproxima os protagonistas, além de "ter" uma personagem feminina que ainda os mantenha com os pés na realidade. Por mais que no caso de Phoenix não passe de fruto da sua imaginação e acaba impulsionando ainda mais na transformação de Arthur em Coringa.

cena de Taxi Driver 2

O uso de máscaras pela população que está cansada também é um mecanismo de V De Vingança, mesmo que usado de maneira distinta nas duas obras. Enquanto a sequência dos policiais perseguindo o Coringa pelas escadarias do metrô é uma referência clara ao filme Operação França.

poster de Operacao franca

No momento em que Arthur encontra Thomas Wayne, o poderoso está em uma sessão de Tempos Modernos, de Charles Chaplin. E toda a analogia que pode ser retirada do clássico que reflete ao como lidar com novos tempos e com condições péssimas de trabalho e vida podem ser feitas para o cenário em que um louco vestido de palhaço consegue ter seguidores por matar três engravatados privilegiados de Gotham.

Bônus:

Com Excalibur sendo exibido no cinema de rua (como em Batman Vs Superman: A Origem Da Justiça), vemos a família Wayne saindo em meio à confusão nas ruas até que um criminoso mata os pais de Bruce como na cena que já estamos cansados de ver nos cinemas.

cena de Batman vs Superman

E para finalizar uma referêcia óbvia como iniciamos, o Asilo Arkham que já aparece em Coringa, mas ainda como um hospital estadual que abriga pessoas perturbadas mentalmente e que depois virará a principal prisão dos vilões do Batman. Na cena do elevador podemos ver um ponto de interrogação que remete, claro, ao Charada. Será que ele já passou por ali?

Cena de Coringa 6

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus