43ª Mostra Internacional de Cinema começa em São Paulo

Neste ano, a Mostra exibe cerca de 300 títulos de variados países e estilos em mais de 27 locais

17/10/2019 18h29

Por Thamires Viana

A maratona da 43ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo já começou e a cidade está tomada de bons filmes para os cinéfilos conferirem até o dia 30 de outubro. Neste ano, a Mostra exibe cerca de 300 títulos de variados países e estilos em mais de 27 locais, entre cinemas, espaços culturais, CEUS e museus espalhados pela capital paulista, incluindo exibições gratuitas e ao ar livre.

Trazendo uma seleção especial do que o cinema mundial tem realizado, a 43ª edição será dividida em seções como HomenagensApresentações Especiais, Competição de Novos Diretores e Mostra Brasil

ABERTURA 

Cena de Wasp Network


O filme escolhido para abrir a Mostra na última quarta-feira (16) foi Wasp Network, longa dirigido pelo francês Olivier Assayas e estrelado por Penélope Cruz, Édgar Ramírez, Wagner Moura e Gael García Bernal. A trama acompanha a história de cinco prisioneiros políticos cubanos presos nos Estados Unidos desde o final dos anos 90 sob acusações de espionagem e assassinato.

DESTAQUES 

Cena de Parasita


Entre os destaques estão Parasita, dirigido por Bong Joon-ho e vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes. Na trama, a família de Ki-taek é bastante unida, mas precisa conviver com o desemprego e com um futuro sombrio no horizonte. Seu filho Ki-woo é recomendado por um amigo, estudante de uma universidade de prestígio, para um trabalho bem remunerado como tutor, o que gera a esperança de uma renda regular. 

Cena de A VIda Invisível

O brasileiro A Vida Invisível, dirigido por Karim Ainouz e escolhido para disputar uma vaga no Oscar 2020, será exibido em Apresentação Especial após ser o vencedor da seção Um Certo Olhar no Festival de Cannes. No longa, Eurídice, de 18 anos, e Guida, de 20, são duas irmãs inseparáveis que cresceram em uma família conservadora. Em uma virada dramática, elas são separadas pelo pai e forçadas a viver distantes. 

Cena do A Odisséia dos Tontos

A Odisseia Dos Tontos, novo trabalho do argentino Sebastián Borensztein estrelado por Ricardo Darín, é outro destaque dessa edição. O longa acompanha um grupo de amigos que decide juntar dinheiro para reabrir uma cooperativa agrícola e aquecer os negócios da pequena cidade onde vivem. Mas, assim que fazem o investimento, a economia argentina entra em colapso e eles descobrem que sofreram um golpe do advogado e do gerente do banco.

Cena de Dois Papas

Dois Papas, de Fernando Meirelles, também integra a lista dos longas que merecem ser vistos na Mostra. No fllme acompanhamos as mudanças drásticas no Vaticano. Anthony Hopkins e Jonathan Price interpretam, respectivamente, os papas Bento e Francisco. Apesar de suas diferentes visões de mundo, os dois precisam entrar em acordo para encontrar um novo caminho para a Igreja Católica.

Cena de O Farol

O terror O Farol, estrelado por Willen Dafoe e Robert Pattinson, também é um dos títulos que pretendem encher as salas de cinema. Vencedor do Prêmio da Crítica da Quinzena dos Realizadores no Festival de Cannes, o longa de Robert Eggers acompanha Thomas Wake, guardião de um farol que contrata o jovem Ephraim como seu ajudante, mas o rapaz fica curioso em relação a segredos e a lugares privados no local —o que provoca estranhos fenômenos ao redor dos dois.

FILMES IMPERDÍVEIS

1 - O Paraíso Deve ser Aqui (França, Catar, Alemanha, Canadá, Palestina, Turquia) - Sessões: 25, 26, 28 e 29 de outubro
Palestino, Suleiman deixa seu país, à procura de uma nova vida. Mas aonde quer que ele vá, de Paris a Nova York, a Palestina parece segui-lo, pois algo sempre o faz lembrar de casa.

2 - Papicha (França, Argélia, Bélgica, Catar) - Sessões: 17, 19, 22, 26 e 28 de outubro
Nedjema é uma jovem estudante de moda que vive na Argélia dos anos 1990, momento em que o país está tomado pela guerra civil. Ela se recusa a deixar que o conflito a impeça de sair com as amigas e de levar uma vida normal.

3 - O Jovem Ahmed (Bélgica, França) - Sessões: 20, 22, 24 e 29 de outubro
Ahmed tem 13 anos e é muçulmano. Seguindo as palavras do imã local, ele se convence de que sua professora é uma pecadora e decide matá-la. O garoto terá que lidar com as consequências de seu crime e com as tentações da vida ao encontrar o primeiro amor.

4 - System Crasher (Alemanha) - Sessões: 17, 18, 20, 24 e 26 de outubro
Benni é uma menina de nove anos revoltada, agressiva e imprevisível. A garota foi expulsa de todas as escolas onde estudou e não vive com a mãe, que tem medo dela. O serviço social contrata Micha, uma especialista em controle de raiva, para acompanhar Benni na escola.

5 - Até Logo, Meu Filho (China) - Sessões: 19, 20, 22, 24 e 27 de outubro
Após a morte trágica de uma criança em um acidente, os caminhos dos personagens se separam —os destinos divergem e fluem, transformados pelo impacto das mudanças no país. Apesar das diferenças entre as famílias, há uma busca comum pela verdade e pela reconciliação.

6 - Synonymes (França, Israel, Alemanha) - Sessões: 25, 26, 27, 28 e 30 de outubro
Yoav, um jovem israelense, chega a Paris esperando que a França e os franceses o salvem da loucura de seu país. Determinado a extinguir suas origens e se tornar francês, ele abandona a língua hebraica e se esforça de todas as maneiras para encontrar uma nova identidade.

7 - Pacarrete (Brasil) - Sessões: 24, 25 e 28 de outubro
Pacarrete é uma bailarina idosa, considerada louca, que vive em Russas, no Ceará, uma cidade do interior. Na véspera da festa de 200 anos da cidade, ela decide fazer uma apresentação de dança como presente para o povo. Mas parece que ninguém se importa.

8 - Amazing Grace (Estados Unidos) - Sessões: 19, 21, 22, 24 e 29 de outubro
O documentário revisita o álbum Amazing Grace, de Aretha Franklin. Em 1972, a cantora gravou com o coral Southern California Community na igreja New Temple Missionary Baptist Church, em Los Angeles.

9 - Abe (Brasil) - Sessões: 19, 20 e 27 de outubro
Abe sofre com a pressão dos avós, de ambos os lados, que insistem que ele escolha logo entre ser judeu ou muçulmano. Ao explorar as ruas do Brooklyn, em Nova York, Abe conhece Chico, um chef de cozinha brasileiro que começa a ensiná-lo a cozinhar.

10 - O Juízo (Brasil) - Sessões: 24, 25 e 27 de outubro
Augusto muda com a família para uma fazenda abandonada que herdou. A intenção é encontrar diamantes que ele acreditava existirem naquelas terras. Mas Augusto acaba seduzido pelo espírito de um traficante de diamantes, que está em busca de vingança há 200 anos.

Confira os horários e informações sobre ingressos no site oficial do evento.

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus