7 Dias em Entebbe: José Padilha conta detalhes de seu novo filme em coletiva

Baseado em fatos, o longa chega aos cinemas em 12 de abril

19/03/2018 15h45

Por Thamires Viana

O diretor José Padilha (Tropa De Elite) participou de uma coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira (19), em São Paulo, para lançar seu novo filme, 7 Dias em Entebbe, que traz para as telas a história do sequestro dos passageiros de um avião que viajava de Tel Aviv para Paris em 1976.

Inspirado em acontecimentos reais, o longa foi filmado em Malta, Londres e Israel e retrata todo o desespero daqueles que presenciaram o que aconteceu durante a Operação Entebbe, uma missão de resgate contraterrorista pelas Forças de Defesa de Israel no Aeroporto Internacional de Entebbe, localizado em Uganda.

Padilha conta que durante as gravações precisou muito da ajuda de quem estava lá naquele dia e que até os militares presentes foram chamados para marcar a posição dos atores, para só então a câmera ser ligada para começar a filmagem. "Tudo precisava sair da melhor maneira possível". 

Ele também falou sobre como é difícil abordar o lado psicológico dos terroristas em questão. No filme, eles são interpretados pelos atores Rosamund Pike (Garota Exemplar) e Daniel Brühl (Adeus, Lênin!) e têm o psicológico abalado durante o sequestro. Ele foi questionado se tinha receio das críticas negativas por abordar o lado humano dos criminosos. "Não leio críticas, mas sei que na Alemanha os jornais estão falando muito bem, enquanto os sites de cinema estão dando pontos negativos. Mas não tenho medo de crítica. Eu fiz Tropa de Elite 1 e 2, lembram?", disse ele em tom de ironia. 

Sobre a escalação de elenco, ele falou sobre a escolha da atriz Rosamund Pike e afirmou que tudo se resolveu ao ver o talento da moça. "Eu falei com muitas atrizes, algumas até mais famosas. Mas perguntei se ela conseguiria falar alemão no filme, ela rebateu dizendo que aprenderia a falar fonéticamente.Quando mostrei o filme para alguns amigos da Alemanha, eles me perguntaram se ela havia nascido em Frankfurt", disse emendando que acha a atriz inglesa extremamente talentosa. " Se eu puder falar o porquê a escolhi, digo que é porque ela é uma atriz bilhante!". 

O diretor aproveitou para falar sobre a violência do Rio de Janeiro, sua cidade natal. "É algo que não vai acabar tão cedo. Aconteceu hoje e vai acontecer outro caso em 5, 10 anos. Infelizmente a polícia é da forma como retratei em Tropa 1 e 2: corrupta e despreparada", disse ele que deixou a cidade com a família para morar nos Estados Unidos.

7 Dias em Entebbe chega aos cinemas no dia 12 de abril.

Confira o trailer:

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus