A Forma da Água: Diretor de Amélie Poulain acusa Del Toro de plágio

Jean-Pierre Jeunet diz que Del Toro tem "muito talento" e não precisa "roubar o trabalho alheio"

07/02/2018 18h15

Por Iara Vasconcelos

A Forma Da Água, filme indicado em 13 categorias no Oscar 2018, está novamente sendo acusado de plágio. Dessa vez, a denúncia vem por parte do diretor francês Jean-Pierre Jeunet, conhecido por O Fabuloso Destino De Amélie Poulain. + Entenda o caso

O cineasta afirma que Del Toro copiou uma cena inteira de seu longa Delicatessen, lançado em 1991 e nomeado ao prêmio BAFTA.

"Eu disse a ele: Você tem muita imaginação, muito talento. Então pra que roubar as ideias dos outros? Ele me disse: Nós devemos tudo a Terry Gilliam. Ele afirma que não plagiou nada e que foi o Gilliam que influenciou a nós dois. Mas é claro que ele plagiou. A cena mostra um casal sentado na ponta da cama dançando com os pés, com um musical passando na TV ao fundo, é uma cópia descarada Delicatassen e uma grande falta de respeito", desabafou Jeunet.

+ Os grandes monstros na filmografia de Guillermo Del Toro

Ele ainda vai além e diz que pessoas próximas a ele traçaram paralelos do longa com Amélie Poulain: "Antes de ver A Forma da Água várias pessoas me avisaram que tinha um tom de O Fabuloso Destino de Amélie Poulain. Realmente, no início tem uma sequência com o pintor, o apartamento, a jovem mulher ingênua... mas o meu problema é mesmo com Delicatessen e o pior é que ela não agrega nada ao filme, é super gratuita".

+ Amor Estranho Amor: Os romances mais improváveis entre humanos e criaturas

Confira abaixo as duas cenas em questão:

A Forma Da Água chega aos cinemas brasileiros em 1 de fevereiro.

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus