Mostra: Impactante, filme Além aborda a fragilidade da vida humana

Filme de estreia do turco Onur Saylak aborda a crise de refugiados da Síria

24/10/2017 16h03

Por Iara Vasconcelos

O drama turco Além, estréia do ator Onur Saylak na direção, é um dos principais destaques da Competição de Novos Diretores da 41ª Mostra de Cinema de São Paulo. O longa é mais um dentre os mais de 394 filmes que aborda a crise dos refugiados árabes e os seus desdobramentos.

A trama é contada através dos olhos do jovem Gaza (Hayat Van Eck), que mora na costa do mar Egeu, na Turquia, e desde cedo ajuda o seu pai na missão de transportar ilegalmente refugiados para a europa. Mas esse não é o futuro que Gaza sonha, entretanto antes precisa conseguir se desvencilhar de seu progenitor, um homem completamente autoritário e violento.

O longa faz um válido questionamento sobre a fragilidade da vida humana e sobre como a nossa criação pode influenciar no ser-humano que seremos no futuro. Apesar de ter plena consciência de que o comportamento demonstrado por seu pai é errado, Gaza não consegue passar impune aos horrores que presenciou.

A atuação de todo elenco é primorosa, mas Hayat Van Eck consegue expressar toda a carga emocional necessária ao seu personagem apesar de sua pouca idade. A forma como enxergamos a figura de Gaza vai mudando ao longo do filme e nada disso seria possível sem a interpretação segura do jovem ator.

Saylak não economiza na brutalizada e tem a intenção de dar um choque de realidade no espectador. Nada é romantizado ou amenizado. Ainda assim, Além consegue ser um filme sensível, apesar de seu caráter cru e hostil.

Além ainda terá sessões no dia 26/10, às 20hrs, na Cinesala, e em 31/10, às 14hrs, no Playarte Splendor Paulista. Para mais informações, consulte o site oficial do evento.

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus