CCXP: Moana foi um projeto de 5 anos com 500 artistas envolvidos, contam diretores

Ron Clements e John Musker falaram do processo de criação

03/12/2016 16h29

Por Iara Vasconcelos

Após a exibição de Moana, nova animação da Disney, para o público presente no auditório Cinemark, os diretores Ron Clements e John Musker subiram ao palco para contar um pouco mais sobre o processo de criação do filme.

A dupla revelou que a ideia de fazer um longa sobre um mito do povo Maoria começou depois que um deles fez uma viagem para as Ilhas Fugi, Samoa e Taiti. Musker conta que ficou muito interessado pela cultura do grupo, principalmente porque ficou conhecendo fatos que nunca antes haviam sido apresentados a ele por livros de história. "Havia povos navegadores e exploradores muito antes dos europeus", disse.

A produção de Moana durou cerca de 5 anos e teve cerca de 500 artistas envolvidos, dentre eles animadores, técnicos, antropólogos, linguistas e até moradores das tribos do pacífico.

Clements conta que a música é parte essencial do filme porque também é um elemento forte para os Maori: "Assim como no Brasil, por todo lugar que você ia lá, a música estava presente. Por isso, nós poderíamos deixa-la de fora".

Logo depois, eles mostram alguns esboços e layouts do filme e explicaram como o processo se desenvolve, do desenho no papel até a computação gráfica.

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus