CCXP18: Dicas para sobreviver ao evento de cultura pop

Se prepare e evite dores de cabeça no evento

03/12/2018 17h29 (Atualizado em 06/12/2018 10h02)

Por Daniel Reininger

A Comic Con Experience é uma jornada cheia de aventuras e segredos, um verdadeiro desafio digno de herói. A CCXP18 está marcada para acontecer do dia 6 ao dia 9 de dezembro, no São Paulo Expo, e nós preparamos essa lista para ajudar você a sobreviver ao evento e, mais importante, ter uma boa experiência por lá:

Programe-se

Os portões abrem pontualmente na quinta e sexta às 12h e sábado e domingo às 11h. A programação final dos quatro dias da CCXP costuma ser divulgada de última hora e vale a pena ficar de olho no que quer fazer para aproveitar ao máximo a experiência. A CCXP é gigantesca e tem muita coisa pra fazer, então se você não se preparar, vai acabar frustrado.

Dica 1: Faça um cronograma e se organize bem

Dica 2: Para não se perder nos mais de 100 mil m² de atrações, baixe o App CCXP18 ou pegue o mapa oficial do evento.

Horários:

Quinta-feira (06 de dezembro) - 12h às 21h
Sexta-feira (07 de dezembro) - 12h às 21h
Sábado (08 de dezembro) - 11h às 21h
Domingo (09 de dezembro) - 11h às 20h


Compras

Sim, a CCXP é um paraíso de compras geek! Quer comprar algum colecionável exclusivo? Vá para a loja logo que chegar para garantir, porque colecionáveis exclusivos da CCXP geralmente acabam rápido. Nas outras lojas, quinta e sexta são melhores dias para compras, já que as lojas estão menos lotadas.

Dica 1: Coloque os itens pequenos na mochila e deixe para pegar os itens maiores no fim do dia.

Dica 2: Leve dinheiro em espécie, afinal, nos estandes é tranquilo pagar as compras com cartão, mas no Artist's Alley, onde a maioria dos artistas independentes depende do Wi-Fi, dinheiro é a melhor opção.

Dica 3: Faça uma lista dos produtos que pretende comprar e pesquise preços antes de chegar à CCXP.

+ Saiba o que esperar do evneto

 

Painéis e as pré-estreias

Ansioso para ver os painéis e as pré-estreias? Chegue cedo à fila e tenha paciência. O Auditório Cinemark é o mais concorrido. Se a ideia é garantir seu lugar na fila de entrada para o auditório, vale pegar a fila para a entrada do evento e se dirigir diretamente para lá.

Vale lembrar que a organização não esvazia o espaço quando um painel termina e as pessoas tendem a morar lá dentro durante todo o dia, afinal, há lanchonete e banheiros. Não conte com a sorte.

Dica 1: Não perca o evento para ficar em uma fila sem garantia de entrar num painel.

Dica 2: Não fique frustrado caso não consiga entrar no painel, a maioria dos visitantes não consegue, mas existem muitas outras coisas legais na feira para curtir.

 

Cosplayers

Um dos elementos mais legais de um evento de cultura pop são os cosplayers. Se você é um cosplayer, existe um camarim exclusivo para a troca de roupa. Dá para ir sossegado e se vestir por lá. Se você é fã deles, tenha bom senso e os respeite sempre. Além disso, não tire fotos sem autorização e não invada os momentos de descanso deles.

Dica 1: Converse com os cosplayers e tire fotos, mas seja amigável.

+ Veja os melhores cosplayers de 2017

Dica 2: Caso faça cosplay pela primeira vez na CCXP18, prepare-se para se sentir uma celebridade, mas dificilmente conseguir ver a feira como gostaria, afinal será parado com pedidos de fotos a cada poucos metros.

 

CCXP



Vá preparado! É uma maratona!

Leve uma mochila, mesmo vazia. Você vai precisar de blusa, água, algo para comer, um local para guardar as compras, carregador de celular, etc.

Dica 1: Leve remédios, ainda mais se você costuma ter problemas como enjoos, dores de cabeça e dores musculares ou faz uso contínuo de algum medicamento.

Dica 2: Vá com o celular completamente carregado

Dica 3: Leve o que comer

Dica 4: Leve os documentos necessários e se você tiver entre 13 e 17 anos e for desacompanhado, é OBRIGATÓRIA a apresentação de um documento de autorização assinado pelos pais ou responsáveis.


Estandes

Todo ano, as marcas se superam com estandes lindos e divertidos! Vale a pena conferir as novidades de todos e participar das ações por lá e ganhar brindes. Os Stands mais legais costumam ser: HBO, Warner, Netflix, Fox, Fini, Hasbro e Disney, mas todos costumam ter alguma surpresa.

Dica 1: Evite ficar em filas de horas para segundos de diversão, portanto, escolha bem suas filas

Dica 2: Procure criar uma lógica de exploração, para não se perder e nem deixar de ver nada.


Artists' Alley

Vale passar pelo local que terá mais de 500 quadrinistas vendendo suas HQs e dando autógrafos durante os quatro dias de convenção. É a área principal de qualquer Comic-Con.

Dica: Reserve um tempo para explorar essa área e conhecer muita gente talentosa.


Atenção para o transporte

O evento terá estacionamento (pago), mas ir de metrô é a melhor opção. Há vans gratuitas até o evento partindo da estação Jabaquara (linha azul) e vice-versa. A pé a caminhada dura cerca de 15 minutos.

Dica 1: No final do evento, todo mundo sai na mesma hora e se formam filas enormes tanto para vans, quanto para outros transportes.

Dica 2: Sair mais cedo ou andar até o metrô são boas opções.


Vista sapatos e roupas confortáveis

Essa é a dica mais óbvia, mas tem muita gente que realmente não pensa nisso. Em 2018, o evento ocupará 100 mil metros quadrados, prefira os sapatos confortáveis. Roupas leves também ajudam.
Dica: Dentro do evento a temperatura costuma ser alta. Como é São Paulo, não se espante caso saia do local do evento e enfrente frio e chuva, apesar do calor lá dentro. Então, tenha um plano B.


Outras dicas importantes

- Existem guarda-volumes na feira, mas costumam ser pagos.
- Se você comprou meia-entrada, não se esqueça de levar o livro para doação.
- Se prepare para filas e tenha paciência.- Internet é um luxo dentro da CCXP, se você estiver conseguindo acesso, aproveite! Mas é melhor já deixar familiares e amigos avisados sobre a possível dificuldade na comunicação.
- Não esqueça de se hidratar. 

 

Onde e quando acontece

A CCXP18 acontece no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, na Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5.

Endereço do São Paulo Expo: 1,5, Rod. dos Imigrantes - Vila Água Funda, São Paulo - SP, 04329-900
Telefone: (11) 5067-1717

A edição de 2018 acontece entre 6 e 9 de dezembro. 

Você pode comprar ingressos no site oficial, onde também trazem a programação completa do evento.

Não vai conseguir ir ao evento? Não fique triste, você pode acompanhar tudo que rola por lá no Cineclick. Siga-nos no Instagram, Facebook e Twitter.

Veja o que rolou em 2017 na CCXP nos vídeos da cobertura do Cineclick: 

 

 

.

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus