Cineasta brasileiro comenta Oscar 2019 para o Cineclick

Daniel Bydlowski produziu a animação Entrada Para o Sucesso

22/02/2019 17h01

Por Daniel Reininger

O brasileiro Daniel Bydlowski, produtor da animação Entrada Para o Sucesso, premiado como Melhor Curta Internacional pelo Moondance International Film Festival e Director's Choice Awards pela Calanifest, comenta sobre o Oscar 2019 para o Cineclick. Confira a análise do cineasta:

Bohemian Rhapsody - "Se tornou o filme de biografia de bandas mais bem-sucedido. Mas não é somente este o motivo de sua nomeação. O filme dá ao público algo cada vez mais raro no cinema: uma mensagem positiva acompanhada de ótimas músicas. Mais do que isso, grandes angulares e um ótimo design de som levam o público para o show do Queen. O alto grau de imersão é maior do que qualquer outro na lista do Oscar neste ano. A ótima atuação de Rami Malek completa o conjunto que dá ao filme seu estrondoso sucesso", comenta Daniel Bydlowski.

Green Book - O Guia - "O que realmente dá ao filme a sua característica mais bem-sucedida é o enredo, que se apoia fortemente no contraste entre os dois protagonistas, um elegante outro vulgar, um rico outro pobre, um sozinho e outro contando com sua família. Assim, o filme inteiro se transforma em um interessante jogo de como pessoas tão diferentes podem atingir um bom relacionamento. Com boa música e uma mensagem positiva, é fácil ver porque este filme se sobressaiu neste ano", explica Daniel.

Pantera Negra – "Marca a primeira vez em que um longa de super-heróis é indicado ao Oscar como melhor filme. Porém, muito diferente da estrutura de filme de super-heróis clássicos, onde um protagonista perfeito com superpoderes passa o tempo salvando pessoas e lutando contra o vilão, a estrutura de Black Panther é baseada em Hamlet, trazendo para o mundo dos heróis as intrigas que Shakespeare fez famosas nos anos 1600. Esse contexto deu brilho ao filme", explica. 

Vice - "É preciso muita habilidade para fazer com que um filme político também entretenha, e esse falha neste sentido. Sua estrutura é complicada e o filme é lento. Talvez o melhor elemento do filme seja a atuação de Christian Bale, que pode ter salvado essa produção", comenta.

A Favorita - "Tem atuações ótimas, mas o mais importante é que lida muito bem com os subtextos, segredos e complexidades da realeza. A cenografia é impecável e a variedade utilizada nas vestimentas da época são bastante exploradas. Além da Trilha Sonora que segue as cenas de forma muito sincronizada. Apesar de tudo isso, o filme as vezes fica cansativo e morno por conta dos extensos diálogos", explica.

Nasce Uma Estrela - "O terceiro remake do filme entra em uma natural competição com as versões do passado. A atuação de Bradley Cooper é impecável e carrega o filme com ele, mesmo quando a estrutura do filme podia ser mais forte. É por meio desta atuação que o filme se sobressaiu. Já atuação de Lady Gaga não é constante, mas dá certo porque combina com a personagem que a cantora retrata: uma garota ingênua e perdida. A atuação melhora durante o filme e faz com que o clímax seja mais emocionante".

Infiltrado Na Klan - "O filme é interessante e naturalmente tem cenas tensas. Mesmo assim, talvez não seja tão criativo e inusitado como outros do próprio diretor Spike Lee. Enquanto os planos e as tramas dos personagens são excitantes e bem pensadas, as cenas de ação que o filme promete deixam a desejar. O filme tem alguns exageros estilísticos que são divertidos, inclusive de movimentos de câmera e até mesmo atuação, mas contrastam bastante com as cenas mais lentas de ação", explica.

Roma – "Mais uma meditação artística do que uma história propriamente dita. A edição é lenta e cada enquadramento dura bastante tempo. As mudanças nas imagens acontecem em cada um destes enquadramentos, que se transformam no tempo devido. O enredo então não é ajudado por uma edição mais rápida que retrata a história de maneira clássica. Isto faz com que Roma seja um filme contemplativo. Não somente isto, mas cada enquadramento possui metáforas que se conectam com a vida dos personagens", finaliza.

Saiba tudo sobre o Oscar

Vote para Melhor Filme!

Faça sua aposta para o Melhor Diretor no Oscar 2019

Oscar 2019: Veja curiosidades dos indicados a Melhor Filme

Azarados do Oscar: Eles receberam muitas indicações, mas nunca levaram a estatueta

Os 10 momentos mais polêmicos da história do Oscar

Oscar 2019: Relembre quem levou a estatueta de Melhor Filme nas últimas décadas

Oscar 2019: Onde assistir aos filmes indicados

Os vencedores do Oscar de Melhor Animação ao longo dos anos

Oscar 2019: Confira os esnobados pela Academia este ano

Confira o Oscar ao Vivo no Cineclick

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus