Cinebiografia de Tolkien mostrará origem de um dos escritores mais influentes da história

Longa ainda não tem data de estreia

26/07/2017 16h00

O diretor finlandês Dome Karukoski vai dirigir um filme biográfico sobre J.R.R. Tolkien, autor britânico da trilogia O Senhor dos Anéis. O longa será escrito pelo irlandês David Gleeson e pelo britânico Stephen Beresford e contará os anos de formação do autor.

O longa também mostrará a participação de Tolkien (1892-1973) durante a Primeira Guerra Mundial, experiência que serviu de inspiração para sua obra-prima Senhor dos Anéis.

Depois da guerra, o autor lecionou em Oxford por quase 20 anos e escreveu O Hobbit. Em seguida, se dedicou aos dois primeiros volumes da saga O Senhor dos Anéis. Não há data de estreia para Tolkien.

Importância de Tolkien

Após o lançamento da trilogia de O Senhor dos Anéis (1954-1955), Tolkien passou a ser conceituado por milhões de fãs e o livro foi escolhido em pesquisa feita pela BBC como a obra do século. E mais, O Hobbit aparece no top 20.

Tolkien influenciou o cinema, música, jogos de RPG, desenhos animados, literatura, histórias em quadrinhos, games. No auge da contracultura, a obra era considerada uma espécie de bíblia da Sociedade Alternativa. Com slogans como "Frodo Vive" e "Gandalf para Presidente".

A criação de mundos complexos como a Terra-Média ajudaram também a literatura ficcional, além de inaugurar um novo gênero literário, a literatura fantástica. A trilogia foi elemento-chave para a conceituada ficção científica Duna, de Frank Herbert, e para a fantasia de A Cor da Magia (de Terry Pratchett).

Outro escritor de sucesso que buscou inspiração em Tolkien é Stephen King, que em sua obra A Torre Negra, que vai virar filme, faz várias referencias a Tolkien.

Até mesmo Harry Potter não existiria sem Tolkien. A própria J. K. Rowling declarou o autor como uma de suas influências.

Tolkien ainda marcou profundamente a música, principalmente estilos como o hard rock, o new age e variantes do heavy metal. Bandas como Led Zeppelin, Blind Guardian, Rush, Jethro Tull possuem músicas associadas às obras de Tolkien.

Mais recentemente temos os filmes do O Senhor Dos Anéis e do O Hobbit como grandes marcos da cultura pop e do cinema, adaptações diretas de seus livros, dirigidos por Peter Jackson.

A cinebiografia ainda não tem data de estreia.

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus