Ciranda de Filmes promove encontro entre cinema e educação em SP

Evento reúne produções de diversos países e promove discussão entre educadores e cineastas

29/03/2014 11h37

A primeira edição da Ciranda de Filmes, que ocorre entre os dias 31 de março e 3 de abril no Cine Livraria Cultura, tem o propósito de inspirar a reflexão em educadores, pais e interessados na infância e na educação, por meio da exibição de filmes nacionais e estrangeiros, além de debates sobre os temas Nascimento, Infância e Educação.

Sob curadoria da cineasta Fernanda Heinz Figueiredo e da diretora do Grupo Espaço de Cinema, Patrícia Durães, a Ciranda de Filmes é a primeira mostra de cinema com foco em educação e infância realizada no Brasil. Serão exibidos mais de 30 filmes – curtas, médias e longas - selecionados a partir da produção cinematográfica mundial relacionada a esses temas, divididos em três eixos principais: Nascimento e Infância, Espaços de Aprendizagem e Movimentos de Transformação.

Entre as produções selecionadas estão filmes nacionais e estrangeiros de diversos gêneros, incluindo longas-metragens premiados e inéditos, de países como França, Argentina, EUA, Suíça, Venezuela e Brasil. Um dos destaques da programação é o lançamento do inédito O Pequeno Fugitivo, filme americano da década de 50 dirigido por Ray Ashley e Morris Engel, citado por François Truffaut como um dos grandes inspiradores da Nouvelle Vague.

Já entre os debatedores que participarão das Rodas de Conversa estarão reunidos nomes importantes das áreas da infância e educação, num time de especialistas formado por professores, arte-educadores, pesquisadores, médicos, pedagogos, artistas plásticos e cineastas, todos inspirados pelos temas abordados nos filmes. A jornalista Gabriela Romeu mediará os debates, em que os participantes irão compartilhar ideias e pensar a infância, seus processos de educação, os espaços de cultura e caminhos para sermos cidadãos potentes, transformadores.

O evento contará ainda com shows dos artistas Antonio Nóbrega, na abertura, e Tião Carvalho, no encerramento. A entrada gratuita mediante cadastro prévio via site do evento: www.cirandadefilmes.com.br.

 

 

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus