Jorge Dória morre aos 92 anos no Rio de Janeiro

Ator faleceu após complicações cardiorrespiratórias e renais

06/11/2013 16h36

Morreu na tarde desta quarta-feira, 6 de novembro, Jorge Dória, ator sempre presente em obras de ficção na TV e no cinema. Jorge estava internado desde o dia 27 de setembro no Centro de Terapia Intensiva do Hospital Barra D´Or, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Ele sofria de complicações cardiorrespiratórias e renais.

Com longa carreira na cinema, o ator começou a atuar na década de 40, no melodrama Mãe, de 1947, do radialista Teófilo Barros. Atuou em filmes do histórico estúdio Atlântida, como o longa antirracista Todos Somos Irmãos, de José Carlos Burle

Em 1962 atuou no premiado Assalto ao Trem Pagador, onde recebeu o Prêmio Saci de melhor ator coadjuvante, concedido pelo jornal O Estado de S. Paulo. Também atuou em grandes filmes como A Dama Do Cine Shanghai, Perdoa-me Por Me Traíres e A Dama Do Lotação.

O Assalto ao Trem Pagador

Também foi roteirista, ajudando a colaborar com filmes policiais da década de 50, como Amei um Bicheiro e Absolutamente Certo, de Anselmo Duarte.

Seu último filme no cinema foi uma participação especial em O Homem Do Ano, filme lançado em 2003 com Murilo Benício e Cláudia AbreuDória estava afastado do trabalho desde 2005, quando sofreu um AVC.

Ao longo da carreira, o ator realizou mais de 80 participações em filmes, teatro e novelas.


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus