Conheça 10 livros biográficos que se tornaram grandes filmes

Confira filmes e livros imperdíveis sobre pessoas reais

01/09/2017 12h00

Por Daniel Reininger

Existem filmes incríveis baseados em biografias impactantes e quem gosta de uma boa história real precisa conhecer essas obras. Então, confira 10 ótimos livros biográficos que deram origem a grandes longas:

Eu, Christiane F., 13 Anos, Drogada, Prostituída 

Livros de Biografias


O filme de 1981 de Ulrich Edel, com trilha sonora de David Bowie, mostra como Christiane F. se tornou usuária de haxixe, LSD e comprimidos aos 12 anos e, aos 13, passou a usar heroína e começou a se prostituir para sustentar o vício. No Brasil, o livro que inspirou o longa vendeu cerca de 50 mil exemplares. Tudo começou em fevereiro de 1978, quando Christiane foi convidada para participar de uma reportagem dos jornalistas Kai Hermann e Horst Rieck sobre a adolescência, mas a entrevista se transformou em dois meses de conversas e visitas a locais tomados pelo tráfico e pela prostituição para dar origem a um relato comovente. Compre o livro e conheça a história.

 

O Amor É Contagioso 

Livros de Biografias


No filme de Tom Shadyac, com Robin Williams, conhecemos a história de Hunter Adams, que após tentar se suicidar, se interna voluntariamente em um sanatório. Ao ajudar outros internos, descobre que deseja ser médico. Ele sai da instituição e entra na faculdade de medicina, mas seus métodos poucos convencionais causam espanto e o reitor da faculdade quer arrumar um motivo para expulsá-lo, apesar de ele ser o primeiro da turma. Entretanto, ele prova que compaixão e empatia têm tanto valor para os médicos quanto os remédios e os avanços tecnológicos. Compre o livro e conheça essa história.

 

A garota dinamarquesa 

Livros de Biografias

 

O filme de Tom Hooper conta a história de e Lili Elbe (Eddie Redmayne), que nasceu Einar Mogens Wegener e foi a primeira pessoa a se submeter a uma cirurgia de mudança de gênero. Nessa história real, conhecemos o relacionamento amoroso do pintor dinamarquês com Gerda (Alicia Vikander) e sua descoberta como mulher. O livro transcende os limites de sexo, gênero e localização histórica com uma trama ousada. Compre o livro e conheça a luta de Lili Elbe.

 

O Jogo da Imitação

Livros de Biografias

 

O Jogo da Imitação, longa de Morten Tyldum, tenta tratar de forma comovente a vida de um herói real, que foi capaz de mudar o mundo por meio de seus feitos extraordinários. A trama, ambientada na Segunda Guerra Mundial, narra a trajetória de Alan Turing (Benedict Cumberbatch), cabeça por trás do projeto Ultra e considerado o pai da computação. Baseado no livro Alan Turing: O Enigma, de Andrew Hodges, o longa mostra como a máquina criada pelo gênio conseguiu decifrar códigos de guerra nazistas e ajudou a levar a Alemanha à derrota. Para além do profissional, se escondia um homem em conflito com sua homossexualidade, que sofreu as consequências de ser diferente em uma sociedade retrógrada. Compre o livro e conheça esse gênio.

 

A Teoria de Tudo

Livros de Biografias

 

James Marsh conta a história da vida de Stephen Hawking (Eddie Redmayne), um dos maiores astrofísicos da atualidade. Focado em sua vida pessoal, o filme mostra o romance com a aluna de Cambridge Jane Wide (Felicity Jones), suas descobertas científicas e o desafio enfrentar uma doença motora degenerativa aos 21 anos. Diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica, Hawking superou todas as expectativas dos médicos sobre suas chances de sobrevivência a partir da perseverança de sua mulher. Mesmo ao descobrir que a condição de Stephen apenas pioraria, Jane seguiu firme na decisão de compartilhar a vida com aquele que havia lhe encantado. No livro, ao contar uma trajetória de 25 anos de casamento e três filhos, Jane mostra uma história universal e tocante. Compre o livro e conheça a história desse gênio.

 

O doce veneno do escorpião (Bruna Surfistinha)

Livros de Biografias


O filme de Marcus Baldini acompanha Raquel Pacheco (Deborah Secco), uma garota de classe média alta que, cansada de sua relação tumultuada com os pais, decide fugir de casa aos 17 anos para se tornar garota de programa em uma casa de prostituição. Quando consegue se livrar da cafetina e alugar um flat, passa a ser conhecida como Bruna Surfistinha e decide criar um blog para contar sua rotina e dar notas para a performance de seus clientes. A partir daí, acaba se tornando celebridade nacional e tem que lidar não só com a fama, como também com seu vício em drogas. O livro O doce veneno do escorpião, publicado em mais de quarenta países, traz ainda um diário secretíssimo de Bruna Surfistinha, com as histórias mais ousadas que ela não teve coragem de publicar em seu blog. Compre o livro e conheça Bruna.

 

Jobs 

Livros de Biografias


Danny Boyle
dirige o filme que acompanha três momentos importantes da vida do inventor, empresário e magnata Steve Jobs: os bastidores do lançamento do computador Macintosh, em 1984; da empresa NeXT, doze anos depois, e do iMac. Já o livro, baseado em mais de quarenta entrevistas com Jobs ao longo de dois anos - e entrevistas com mais de cem familiares, amigos, colegas, adversários e concorrentes -, narra a vida atribulada do empresário extremamente inventivo e de personalidade forte e polêmica, cuja paixão pela perfeição revolucionaram o mundo. Compre o livro e conheça esse gênio.

 

Capote

Livros de Biografias


Em 2005, Bennett Miller dirigiu o filme Capote, que recebeu cinco indicações para o Oscar, dentre elas a de melhor roteiro adaptado. A cinebiografia do escritor Truman Capote (Philip Seymour Hoffman) foca principalmente o período em que o escritor fez reportagens para seu livro mais marcante, A Sangue Frio, sobre o assassinato de uma família de Kansas, cometido por uma dupla de forasteiros. Nesse período, o escritor desenvolveu uma estreita relação com Perry Smith, um dos assassinos. O livro, Lançado pela primeira vez em 1993, está repleto de detalhes e testemunhos do próprio escritor e vale ser lido. Compre e conheça sua história.

 

Uma mente brilhante

Livros de Biografias

 

O filme de Ron Howard conta a história real de John Nash (Russel Crowe) que, aos 21 anos, formulou um teorema que provou sua genialidade. Nash chegou a ganhar o Prêmio Nobel, mas foi diagnosticado como esquizofrênico pelos médicos e enfrentou batalhas em sua vida pessoal, lutando até onde pôde. Como contraponto ao seu desequilíbrio está Alicia (Jennifer Connelly), uma de suas ex-alunas com quem se casou e teve um filho. No livro, a jornalista Sylvia Nasar narra com riqueza de detalhes a vida do gênio. Compre o livro e conheça a história.

 

A Lista de Schindler

Livros de Biografias

 

No filme de Steven Spielberg, o alemão Oskar Schindler (Liam Neeson) decide usar mão-de-obra judia para abrir uma fábrica na Polônia. Testemunha do massacre aos judeus durante a Segunda Guerra, ele faz da fábrica um refúgio, salvando mais de mil vidas ameaçadas pelo nazismo. Mas para isso é preciso desafiar o regime. No livro, Oskar Schindler, o herói do Holocausto, é retratado de modo inédito e comovente pelo romancista Thomas Keneally, que passou dois anos entrevistando sobreviventes beneficiados por Schindler em sete países: Austrália, Israel, Alemanha Ocidental, Áustria, Estados Unidos, Argentina e Brasil. Compre o livro e conheça essa história.

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus