Conheça Fanático, um dos vilões mais poderosos da Marvel

Conheça o meio-irmão de Xavier

18/05/2018 16h20

Por Daniel Reininger

Juggernaut, também conhecido como Fanático, é o alter ego de Cain, vilão das histórias dos X-Men. Embora seja meio-irmão do Professor Xavier, não é um mutante e seus poderes vêm da mística joia de Cyttorak, uma divindade mística que concede joias a seres diversos para transformá-los em seus arautos, com força, resistência, vigor imensuráveis.

Por isso mesmo, as habilidades do Fanático incluem superforça, invulnerabilidade, alta durabilidade e a capacidade de não ser parado caso comece a se movimentar. Para se proteger dos poderes mentais de seu irmão e de outros mutantes capazes de controle mental, Cain também usa um capacete especial para se proteger de ataques psíquicos.

Além disso, o personagem possui poderes regenerativos poderosos, capazes de trazê-lo de volta à vida. Ah sim, ele também é imortal graças à joia de Cyttorak.

Origem

Sua primeira aparição foi em X-Men #12 (1965), criado por Stan Lee, Jack Kirby. Nas HQS, Cain nasceu em Berkley, California, e teve uma infância complicada: era espancado por colegas, ridicularizado pelos professores e constantemente surrado e desprezado pelo pai.

O pai de Cain, Kurt Marko, foi o responsável pela morte de Brian Xavier, pai de Charles Xavier. Meses depois, casou-se com a viúva Sharon, afinal queria a fortuna da família X.

A convivência entre Cain e Charles era extremamente tóxica, afinal Cain sempre teve inveja de Charles por seu sucesso, intelecto e habilidades. Com a morte do pai, o ódio só aumentou, o que alimentou a raiva contra os mutantes.

Aliás, Charles desconfiava que Marko teria provocado o acidente nuclear que matou seu pai, por isso, Cain culpou Charles pela morte do pai.

Fanático

Anos depois, ambos se alistaram no exército e Cain, ao desertar de sua tropa, descobriu o cristal do demônio Cyttorak em uma caverna no Camboja. Charles foi atrás de Cain, mas não conseguiu impedi-lo de assumir o poder místico da joia.

Seu nome em inglês deriva de Jagannátha, carruagem que transportava nobres na Índia e era conhecida por deixar um rastro de destruição por onde passava, pois atropelava todos em seu caminho. Parece que Stan Lee e Jack Kirby estavam inspirados quando criaram o antagonista.

Aliás, quando o vilão entra para o mundo do crime faz amizade com Black Tom Cassidy, primo de Banshee. Juntos se tornam grandes parceiros de crimes, mas a realidade é que o Fanático serviu como músculos para muitos vilões e grupos antagonistas.


Cyttorak

O poder do vilão vem da joia de Cyttorak, como falamos. Mas quem é esse? Simples, é o soberano de seu próprio reino extraplanar e um ser sedento por sangue e destruição, Cyttorak é uma entidade demoníaca maligna, entretanto, alguns poderes provenientes dele são constantemente usados por feiticeiros, como o Doutor Estranho, que usa as faixas de Cyttorak, um encantamento de proteção, por exemplo, para se defender. 


Cinema

O Fanático fez uma aparição patética em X-Men 3: O Confronto Final , interpretado por Vinnie Jones. No filme, ele é apresentado como um mutante e não um humano normal ampliado por magia, como nas HQs. Sem falar que suas cenas são vergonhosas.

Deadpool - Alerta de Spoilers

Agora, cuidado com o pequeno spoiler adiante, ele está em Deadpool 2 com uma aparição bem mais próxima das HQs. E mais, em entrevista ao CBR, o roteirista Rhett Reese contou que Ryan Reynolds dublou o vilão! "Ele acabou dando voz para ele, não sei se vocês sabiam. E ele ainda fez o trabalho de captura de movimentos faciais. Mas não acho que o corpo era do Ryan. Essa parte nem sei como fizeram!", contou.

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus