Conheça os melhores filmes do Oscar e entenda os motivos das indicações

A 92ª edição do Oscar acontece em 09 de fevereiro

05/02/2020 14h30

Por Daniel Reininger

Finalmente está chegando a cerimônia do Oscar 2020 e não existe momento melhor para conhecer os concorrentes a Melhor Filme do que nessa reta final, bem a tempo do maior evento do cinema e com folga suficiente para quem ainda não viu tudo assistir aos longas que faltam. Veja nosso vídeo:


Destaque

O grande destaque do ano é Coringa, com 11 indicações, mais do que qualquer outro longa. Feito incrível para um filme baseado em quadrinhos. Dirigido por Todd Phillips (Se Beber, Não Case!), o longa sobre a origem do vilão do Batman é plausível e serve como uma vitrine a atuação brilhante de Joaquin Phoenix. É uma evolução sombria dos filmes inspirados em quadrinhos e chega a ser comparado com Taxi Driver e outros clássicos. Além da atuação, estão entre seus pontos positivos a fotografia, ambientação e qualidade do roteiro.

Roteiros impactantes

Roteiro também é o ponto forte de outros dois concorrentes, Era Uma Vez Em... Hollywood e Adoráveis Mulheres, o primeiro concorre como texto original e segundo como adaptado. Ambos ainda trazem elencos incríveis. No caso de Adoráveis Mulheres, Greta Gerwig (Lady Bird - É Hora De Voar) adapta esse clássico da literatura que acompanha as irmãs Jo (Saoirse Ronan), Beth (Eliza Scanlen), Meg (Emma Watson) e Amy (Florence Pugh). Além do elenco, o filme traz uma forma inteligente e sensível de recontar esse material clássico.

No caso do Era Uma Vez..., Tarantino volta aos anos 1960 para mostrar a era de ouro de Hollywood com Leonardo DiCaprio e Brad Pitt. Com fascinante elenco, o longa homenageia o passado da indústria do cinema. Apesar de manter seu estilo de direção, repleto de humor negro, momentos de violência explosiva e ótima trilha sonora, mostra um lado mais sentimental do cineasta.

Beleza na tela

Para quem gosta de belas imagens, 1917 e Ford Vs. Ferrari são os grandes destaques. Belos, emocionantes e com extremo cuidado técnico, os filmes ganharam espaço por seu cuidado estético. Impecáveis. 1917 ainda tem outra vantagem: parece ter sido filmado em uma única tomada. Algo realmente impressionante e uma incrível experiência para se ver na telona.

Na verdade, todos os filmes concorrentes ao principal prêmio do Oscar são belos e bem trabalhados, com atenção ao detalhe e muito cuidado estético. É o caso também de O Irlandês, bonito, com roteiro intrigante, elenco estrelado e grandes atuações, ele marca pontos em praticamente todos os pontos de um grande filme.

Martin Scorsese conta décadas da vida de Frank "O Irlandês" Sheeran, vivido por Robert De Niro, da década de 1950 até o início dos anos 2000. Ele trabalhou para o chefe da máfia da Pensilvânia, Russell Bufalino e, eventualmente, para o líder sindical Jimmy Hoffa, vivido por Al Pacino. É um épico drama de gângster que conta em detalhes a trajetória de um homem envolvido com o crime e revisita temas familiares tratados anteriormente por Scorsese, com grandes atuações, CGI inovador para rejuvenescer seus atores e momentos engraçados e profundos.

Atuações impressionantes

E falando em grandes atores, elenco estrelado e diálogos impactantes, História De Um Casamento chega como um filme desconcertante. O longa de Noah Baumbach (Frances Ha) acompanha Nicole (Scarlett Johansson) e Charlie (Adam Driver) a partir do momento em que decidem se divorciar. A poderosa história de casamento aborda muitos dos aspectos pouco discutidos de um divórcio, mas são questões de extrema importância.

Surpresa merecida

Grande surpresa por não ser uma produção de Hollywood, Parasita merece muito estar nessa lista, principalmente por sua história, montagem e atuações. O filme sul coreano dirigido por Joon-ho Bong acompanha quatro membros da família Ki-taek que estão desempregados, mas tudo muda quando o filho adolescente começa a dar aulas privadas de inglês à rica família Park. Fascinados com o estilo de vida luxuoso, os quatro bolam um plano para se infiltrar nos afazeres da casa burguesa. É o início de uma série de acontecimentos incontroláveis.

É um filme é subversivo, capaz de brincar com as expectativas de quem assiste. O elenco ajuda muito, com performances competentes, capazes de alternar entre comédia e o drama com facilidade. É uma história trágica, que mostra as diferenças sociais da nossa sociedade, problema que parece não ter solução. Vencedor de Cannes, é realmente um dos filmes mais interessantes do ano.

A 92ª edição do Oscar está marcada para o dia 09 de fevereiro. Para não perder nenhuma novidade da premiação, é só acompanhar a cobertura Cineclick aqui pelo site e também pelas nossas redes sociais!

Veja também: Conheça os principais indicados ao Oscar 2020


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus