Conheça Pantera Negra, Wakanda, o vilão Erik Killmonger e as Dora Milaje

Filme estreia em 15 de fevereiro

19/01/2018 17h01 (Atualizado em 27/04/2018 18h49)

Por Daniel Reininger

Primeiro personagem afro-descendente a protagonizar filmes da Marvel Studios, Pantera Negra (Chadwick Boseman) fez sua primeira aparição nos quadrinhos em Quarteto Fantástico #52, de julho de 1966. Seu nome real é T'Challa e ele não é apenas um super-herói, é também príncipe e governante de Wakanda, país fictício na África equatorial, conhecido por ser a fonte do raro e poderoso metal Vibranium, do qual o escudo do Capitão América é feito.

Pantera Negra

Adorador da divindade Pantera e, graças ao consumo de uma erva mística (originalmente), T'Challa possui sentidos aguçados, super força, velocidade e inteligência. É um grande ginasta, mestre de várias artes marciais africanas e pode rastrear objetos e pessoas com facilidade. Além disso, é praticamente um gênio e possui Doutorado em Física pela Universidade de Oxford.

+ Pantera Negra: Conheça os personagens do novo filme da Marvel

O mais legal é que ele possui ainda uma roupa de vibranium, que o protege de balas, além de garras retráteis e uma adaga de energia. Não é a toa que o personagem fica tão interessante nas telonas.

X-Men

Pantera Negra é outro personagem (além da Feiticeira Escarlate, Mercúrio e Capitã Marvel) com forte ligação aos X-Men. Ele foi casado com a mutante Tempestade, dando origem a um dos casais mais legais dos quadrinhos. O casamento se desfez após o arco Vingadores vs. X-Men, mas eles continuam bons amigos. Infelizmente, esse relacionamento ainda não poderá ser visto no cinema, afinal a compra da FOX pela Disney é recente e a Marvel Studios não tem planos de levar os mutantes ao MCU por enquanto.

Pantera Negra e Tempestade

Wakanda

O país de Pantera Negra é tecnologicamente avançado e muito rico. Wakanda foi mencionado nos filmes do Homem De Ferro, Capitão América e conhecemos o local em Os Vingadores: Era de Ultron. A origem do país se deu há 10.000 anos, quando um grande meteoro feito de um material desconhecido caiu na África. Bashenga, o líder de uma das tribos da região, explorou o local e descobriu o Vibranium e passou a explorá-lo.

O pequeno país está localizado no leste africano e faz fronteira com Mohannda, Niganda, Azania e Canaan (todos fictícios). Quênia, Uganda e Somália são os países reais que estariam perto da terra de T'Challa.

Vibranium é o maior recurso do país e razão de Wakanda ser um dos países mais ricos do planeta. Todos os aspectos da sociedade possuem influência direta do estilo de vida tribal, com poder centralizado em um comandante que também funciona como líder religioso e chefe de guerra. Desde a fundação de Wakanda, com a união de 18 tribos locais, o titulo de Pantera Negra tem sido passado de geração em geração, entretanto, qualquer cidadão de Wakanda pode desafiar o líder do país em um combate pelo direito de governar. Conhecida por seu isolacionismo, atualmente é uma das nações integrantes da ONU.

Dora Milaje

O país também conta com uma imponente guarda real, que precisa estar à altura para proteger o rei Pantera Negra, por isso existe a Dora Milaje, grupo de mulheres habilidosas, que servem de guarda-costas real. Segundo a tradição, essas guerreiras também seriam as candidatas a rainha, a fim de manter a paz no reino, uma vez que todas as tribos que compõe o país poderiam ter a oportunidade de chegar ao poder. As Dora Milaje da atualidade são equipadas com tecnologia de ponta desenvolvida em Wakanda. No filme, Okoye (Danai Gurira) e Nakia (Lupita Nyong'o) terão papel importante na trama.

Cinema

Conhecemos Pantera Negra em Capitão América: Guerra Civil, afinal, no arco dos quadrinhos, T'Challa assume uma posição de neutralidade, age como diplomata e tem grande importância. Eventualmente, ele pende para o lado das forças anti-registro de Capitão e entra na guerra pra valer. No cinema, ele segue uma trajetória bastante similar, como vimos no longa e, no final, ele ajuda o Capitão a se refugiar. Além disso, ele estará Guerra Infinita - Parte I e Parte II.

Andy Serkis, que interpreta o vilão vendedor de armas Ulysses Klaue em Vingadores: Era De Ultron, retorna ao MCU em Pantera Negra, e seu personagem está furioso com o protagonista. Ele quer vingança contra T'Challa e Wakanda, a qual considera hipócrita. Pelo trailer já é possível ver que ele dará dor de cabeça ao protagonista e seus aliados.

O Grande Rival de T'Challa

No longa solo do herói, veremos também o arqui-inimigo de T'Challa, Erik Killmonger, interpretado por Michael B. Jordan. Criado por Don McGregor e pelo artista Rich Buckler na revista Jungle Acton #6, de 1973, Killmonger é um  exilado de Wakanda obcecado por tomar o trono a fim de livrar o país das influências dos imperialistas. O personagem é um estrategista brilhante com PhD do MIT. Ele também é um exímio lutador de artes marciais, capaz de enfrentar de igual para igual a guarda de Wakanda, incluindo o próprio Pantera Negra.

Nas HQs, ele costuma usar uma armadura projetada especialmente para ele, capaz de injetar veneno em inimigos e disparar energia contra seus alvos. No cinema, podemos vê-lo com uma armadura do Pantera Negra nos trailers.

A sinopse oficial do longa, diz: "Pantera Negra acompanha T'Challa, que depois dos eventos de Capitão América: Guerra Civil, volta para casa, Wakanda, uma isolada e tecnologicamente avançada nação, onde ele toma o seu lugar como Rei. No entanto, quando um velho inimigo aparece, T'Challa precisa vestir o manto de Rei e de Pantera Negra e partir para um conflito que coloca em risco o destino de Wakanda e do mundo".

Pantera Negra, Wakanda e as Dora Milaje estão em Vingadores: Guerra Infinita, que está em cartaz no Brasil.

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus