Conheça Percy Jackson e sua mitologia, que chega ao Disney+

O semideus de Rick Riordan tem cinco livros na sua saga principal

18/05/2020 17h20

Por Alexandre Dias

Na literatura, alguns dos romances mais amados no gênero da fantasia são aqueles que misturam histórias originais a mitologias ou lendas já muito conhecidas. Uma das obras de maior sucesso neste seguimento, sem dúvida, é a série de livros de Percy Jackson

Criação do autor norte-americano Rick Riordan, a saga principal do personagem traz ele em aventuras modernas da mitologia grega. A franquia é um best-seller da literatura e já foi adaptada para os cinemas. Atualmente, a empolgação com a marca não poderia estar maior, pois o escritor anunciou que Percy Jackson vai ganhar uma série no Disney+, a plataforma de streaming da Disney. 

Portanto, para você se aquecer com a futura produção do semideus no serviço da casa do Mickey Mouse, vamos explicar um pouco mais quem é esse grande personagem e o universo em que ele vive: 

Personagem

Percy Jackson é um jovem de 12 anos que é filho de um dos grandes deuses gregos, Poseidon, o deus dos mares. Ele vive com a mãe, Sally, em Nova York (EUA) sem saber quem é o seu verdadeiro pai ou mesmo sobre a existência desses seres poderosos. 

Apesar disso, o adolescente traz diversas relações misteriosas com essa mitologia, como, por exemplo, a sua dislexia, que é na verdade uma habilidade para ler símbolos gregos. Ele é o clássico herói infanto-juvenil que ao mesmo tempo que se conecta com dois mundos, também vive em aprendizagem em ambos; não à toa uma das comparações mais claras com o semideus - e a franquia - é Harry Potter. 

Trama

O primeiro livro da saga também é o longa de estreia da mesma nos cinemas: Percy Jackson E O Ladrão De Raios. Na história, o garoto é incriminado de ter roubado uma das armas mais poderosas do universo, o raio de Zeus, o deus que lidera o Olimpo. 

Há dois seguimentos dessa premissa, um mais relacionado diretamente a Percy e o outro ao regimento dos deuses no mundo. No primeiro caso, é o descobrimento do adolescente sobre a realidade da mitologia grega; o centro disso é o Acampamento Meio-Sangue, o local de treinamento de defesa de jovens semideuses, que é onde ele conhecerá personagens que introduzem a sua aventura na história. 

O que leva ao segundo item: os três principais deuses do Olimpo - Zeus, Poseidon e Hades - fizeram um acordo para não terem filhos com humanos, pois o (a) herdeiro (a) poderia ser um risco com o seu poder. Assim, Percy por si só acaba sendo uma desculpa para uma guerra.

Outro ponto importante relacionado ao protagonista é como ele se escondeu na Terra com a sua mãe. O modo como a sua existência foi encoberta vai de encontro a uma crítica a relacionamentos abusivos feita por Riordan. 

Livros

A saga principal criada por Riordan é composta de cinco livros, que faz parte da série Percy Jackson e os Olimpianos. São eles: O Ladrão de Raios, O Mar de Monstros, A Maldição do Titã, A Batalha do Labirinto e O Último Olimpiano

Contudo, o sucesso não impediu Riordan de continuar a explorar a sua criação. Ele realizou mais duas séries de livros no universo de Percy Jackson, que também contaram com a presença do personagem: Os Heróis do Olimpo e As Provações de Apollo

Vale ressaltar que o escritor também continuou a produzir histórias infanto-juvenis sobre outras mitologias, como foram os casos da egípcia e da nórdica. 

Cinema

Percy Jackson E O Ladrão De Raios ganhou uma sequência, que segue a cronologia de Riordan nos livros: Percy Jackson E O Mar De Monstros. O primeiro longa foi lançado em 2010 e a continuação em 2013. 

Quem interpretou o protagonista nas duas ocasiões foi Logan Lerman. Apesar do bom desempenho do ator no papel, a grande revolta dos fãs foi a mudança de idade do personagem, que aumentou quatro anos no longa de abertura e foi para 16. 

Outros personagens importantes da saga apareceram nos filmes, como a filha da deusa Atena, Annabeth (Alexandra Daddario), o sátiro Grover (Brandon T. Jackson) e o filho de Hermes, Luke (Jake Abel). 

Disney+

Definitivamente, algo que a nova adataptação de Percy Jackson promete é mais fidelidade ao seu conteúdo original. O próprio Riordan fez essa afirmação quando a notícia foi revelada, além de garantir que ele está atrelado ao projeto. 

O autor também afirmou que a série do Disney+ seguirá a cronologia original dos livros, portanto a primeira temporada será baseada em O Ladrão de Raios. Detalhes sobre o inicio das gravações, elenco e lançamento da série não foram divulgados.

O serviço do Disney+ deve chegar ao Brasil em novembro.

Nesta notícia você leu sobre: Percy Jackson E O Ladrão De Raios, Percy Jackson E O Mar De Monstros.

Veja também: 

Novos Mutantes: Conheça os heróis do spin-off dos X-Men

Percy Jackson: por que os fãs não gostam dos filmes?


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus