Consciência Negra: Filmes que levaram representatividade às telas

Feriado é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira

20/11/2019 09h23

Por Thamires Viana

Nesta quarta-feira (20), algumas cidades brasileiras comemoram o Dia da Consciência Negra. Aproveite para relembrar alguns filmes que mostram diferentes abordagens sobre a figura do negro no cinema.

Confira:

1 - Duelo De Titãs

Cena do filme Duelo de Titãs

O esporte é o futebol americano, uma das mais tradicionais modalidades nos EUA. Porém, o objetivo de Duelo de Titãs é dialogar a partir das dificuldades encontradas por um técnico negro. O filme se concentra no duelo de Herman Boone (Denzel Washington) para treinar um time universitário que não aceita, de maneira alguma, receber ordens de um negro. O final, porém, é positivo, pregando a tolerância.

2 - A Cor Púrpura

A Cor Púrpura

Se o que você procura é emoção, A Cor Púrpura é a indicação. Muito antes de Oprah Winfrey se tornar uma superestrela da televisão, ela interpretou a rebelde Sofia, mulher à frente de seu tempo que não aceita a posição de inferioridade do negro na sociedade. Spielberg quer, e consegue, criar identificação total com seus personagens.

3 - Faça A Coisa Certa

Cena do filme Faça a Coisa Certa


Um dos clássicos da carreira de Spike LeeFaça A Coisa Certa se passa no Brooklyn, bairro negro de Nova York, e acompanha a tensão no local quando um homem branco, proprietário de uma pizzaria, se recusa a pendurar imagens de celebridades negras no restaurante. O longa faz alusão ao grupo Panteras Negras, além de Martin Luther King e Malcolm X.

CONFIRA A GALERA COMPLETA CLICANDO AQUI

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus