David Bowie morre aos 69 anos

Cantor e produtor deixou sua marca também no universo cinematográfico

11/01/2016 08h41

Por Daniel Reininger

O cantor, produtor e ator britânico David Bowie morreu neste domingo (10), aos 69 anos, anunciou um comunicado em sua página oficial no Facebook. Ele lutava contra um câncer nos últimos 18 meses.

"David Bowie morreu em paz hoje cercado por sua família após uma corajosa batalha de 18 meses contra o câncer. Enquanto muitos de vocês vão compartilhar essa perda, nós pedimos que respeitem a privacidade da família durante o seu período de luto", diz o comunicado publicado na rede social.

O artista estava longe dos holofotes desde que passou por uma cirurgia cardíaca da emergência em 2004. Sua última performance ao vivo foi em um show de caridade em Nova York em 2006. Bowie comemorou seu aniversário de 69 anos no dia 8 de janeiro com o lançamento do álbum Blackstar, o 25º trabalho de sua longa carreira que tem recebido críticas positivas.

Além de compositor, cantor e produtor, ele deixou sua marca também no universo cinematográfico. No cinema, fez O Homem Que Caiu Na Terra, Labirinto - A Magia Do Tempo, Fome De Viver, A Última Tentação De Cristo, Twin Peaks - Os Últimos Dias De Laura Palmer, entre outros.

+ Relembre a trajetória de David Bowie no cinema

Carreira

David Robert Jones nasceu em Londres, no bairro de Brixton, em 8 de janeiro de 1947, e começou a tocar saxofone aos 13 anos. Abandonou a escola na adolescência e ganhou fama em 1969 com Space Oddity, mítica balada sobre a história de Major Tom, astronauta que se perde no espaço.

Em 1972, lançou The rise and fall of Ziggy Stardust and the spiders from Mars, cultuado disco sobre um extraterrestre bissexual e andrógino que virou estrela do rock, confirmando a paixão do astro pelo teatro japonês kabuki e a ficção científica.

Entre seus maiores sucessos estão Let's Dance, Space Oddity, Heroes, Under Pressure, Rebel, Rebel, Life on Mars e Suffragette City. Em seus mais de 40 anos de carreira se tornou um dos artistas mais respeitados da atualidade e fez músicas que vão do glam rock ao art rock, soul, hard rock, dance pop, punk e música eletrônica. 

Bowie ainda fez uma temporada de três meses como O homem elefante, na Broadway, na década de 1980.

Em 2006, o cantor anunciou que tiraria um ano sabático e imediatamente começaram a rodar todos os tipo de rumores sobre sua saúde. Após anos de aparições esporádicas, o músico britânico escolheu o dia de seu aniversário, 3 anos atrás, para lançar a música Where Are We Now? após um louco hiato na carreira. Dois meses mais tarde, um novo álbum, The Next Day, confirmou o retorno em plena forma do camaleônico artista.

Bowie vendeu aproximadamente 136 milhões de discos no mundo todo e sua influência pode ser vista em artistas de gêneros diversos, como Marilyn Manson ou Boy George. Além disso, David Bowie impactou a sociedade de diversas maneiras.

O lendário artista era casado, desde 1992, com a modelo somali Iman, com quem teve uma filha, Alexandria Zahra "Lexi" Jones. O cantor possui ainda outro filho, Duncan Jones, fruto do primeiro casamento com Angela Bowie. Jones é cineasta e assina a direção do filme Warcraft - O Primeiro Encontro De Dois Mundos, que será lançado em junho.

Ouça Blackstar, do seu último álbum:

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus