Disney é acusada de plágio por Zootopia

Roteirista afirma que ideias de seu projeto foram roubadas pelo estúdio

21/03/2017 19h09

Por Iara Vasconcelos

Zootopia - Essa Cidade É O Bicho venceu o Oscar de "melhor animação" na cerimônia desse ano, consolidando as boas críticas que o filme recebeu na época de seu lançamento. Entretanto, uma polêmica envolvendo o filme acaba de surgir.

De acordo com a Variety, o roteirista norte-americano Gary Goldman está processando o estúdio por ter plagiado algumas de suas ideias na animação. Ele afirma que chegou a mostrar seu projeto para a Disney em 2000 e 2009, mas que não foi aceito. Por isso, se surpreendeu ao ver que alguns diálogos criados por ele, além do visual dos personagens, eram iguais ou extremamente parecidos com os do filme.

Ele ainda alega que a personagem Judy, a coelha policial, é um imitação do esquilo Mimi, criado por ele. A raposa Nick também seria bastante parecida com a hiena Roscoe com seu comportamento egoísta e jeito malandro.

"A Walt Disney protege muito bem seus próprios direitos autorais, entretanto criou uma cultura que não apenas aceita, como encoraja o uso não autorizado de materiais de terceiros", afirmou Goldman.

Um porta-voz do estúdio negou que as acusações sejam verdadeiras e acusou o roteirista de querer ganhar notoriedade em cima do premiado filme.

Agora resta esperar o desenrolar nos tribunais.

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus