Em noite de abertura, Gramado apresenta filmes fora de competição

Festival gaúcho começou com filme premiado internacionalmente

08/08/2015 10h05

O Festival de Cinema de Gramado, na serra gaúcha, foi aberto oficialmente no fim da tarde dessa sexta-feira (7) em cerimônia realizada na Rua Coberta. A Orquestra Sinfônica de Gramado iniciou uma apresentação tocando temas de filmes e por volta de 16h, diretores, atores e atrizes começaram a chegar ao local do evento.

Após a cerimônia, foram exibidos dois filmes: O longa Que Horas Ela Volta? e o curta Como São Cruéis os Pássaros da Alvorada.

Filmes

"Esse é um filme feito com o coração", disse a diretora Anna Muylaert (Chamada A Cobrar) na apresentação do longa Que Horas Ela Volta? durante sessão de abertura do 43º Festival de Gramado. O título não participa da mostra competitiva, assim como o curta Como São Cruéis os Pássaros da Alvorada, também projetado na noite de 7 de agosto.

Ambos não se adequaram às regras do evento e foram desclassificados, mas suas sessões foram mantidas na programação.

A realizadora definiu seu filme como "uma utopia, um sonho de um tempo em que as pessoas se respeitem mais". O roteiro mostra a empregada doméstica Val (Regina Casé, de Made in China), que recebe a filha (Camila Márdila, de O Outro Lado do Paraíso) na casa dos patrões. A produção explora o conflito de classes, como feito recentemente por O Som ao Redor (2012) e Casa Grande (2014).

Que Horas Ela Volta? ainda traz no elenco Karine Teles (O Lobo Atrás Da Porta) e Lourenço Mutarelli (Quando Eu Era Vivo). A estreia comercial está marcada para 27 de agosto.

Depois da trama entre mãe e filha, foi a vez de observar a relação entre pai e filho no longa En la Estancia, sobre os dois últimos moradores de uma cidade abandonada no interior do México. O título foi o primeiro competidor na mostra latina e mistura registros de falso documentário com cenas totalmente fictícias, mas peca pela irregularidade.

O Festival de Gramado segue até dia 15 de agosto, quando serão conhecidos seus filmes premiados.

Serviço
43ª Festival de Cinema de Gramado
Data: De 7 a 15 de agosto
Onde: Palácio dos Festivais (Av. Borges de Medeiros, 2697)
Quanto: De R$30 (sessão) a R$ 100 (premiação)

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus