Entenda a cronologia de O Exterminador do Futuro

Veja como os eventos da franquia se relacionam e em que ordem acontecem

03/07/2015 18h20 (Atualizado em 30/08/2019 16h23)

Por Daniel Reininger

O Exterminador Do Futuro, criado por James Cameron (Avatar) nos anos 80 e estrelado pelo astro Arnold Schwarzenegger, é uma das principais franquias do cinema e, como todo bom filme que trata de viagem no tempo, as coisas podem ficar um pouco confusas. Ainda mais se a franquia faz isso o tempo todo, mudando de forma considerável a linha do tempo a cada filme. As alterações gigantescas de O Exterminador Do Futuro: Gênesis confudiram todo mundo, a ponto do próximo filme O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio, que chega em 2019, ignorar tudo após O Exterminador Do Futuro 2.

Confira a trama dos filmes e, em seguida, a linha do tempo geral:


O primeiro O Exterminador Do Futuro (ano de lançamento 1984)

Na trama original, no ano de 2029, John Connor está prestes a vencer a Skynet, rede de computadores que decide destruir a humanidade, mas um exterminador T-800 (Arnold Schwarzenegger) é mandado de volta no tempo para matar sua mãe, Sarah (Linda Hamilton). Como resposta, Kyle Reese (Michael Biehn) é enviado para protegê-la. Eventualmente, Kyle e Sarah se apaixonam e a moça engravida e dá vida a John. O apocalipse acontece somente em 29 de agosto de 1997, tempo suficiente para Sarah treinar John para sobreviver. A linha do tempo clássica é criada.


O Exterminador Do Futuro 2- O Julgamento Final
 (ano de lançamento 1991)

Depois de falhar em tentar matar Sarah, a Skynet envia um androide modelo T-1000 (Robert Patrick) para matar John Connor (Edward Furlong), agora com 10 anos. Em contrapartida, a resistência envia um modelo T-800 (mesmo do primeiro filme), capturado e reprogramado para proteger John. O T-1000 é um protótipo avançado de liga polivalente mimética, ou seja, metal líquido, podendo mudar de forma. Para piorar, Sarah descobre que os restos do robô do primeiro filme são a razão do desenvolvimento da Skynet pela Cyberdyne. Logo, decide destruir tudo. O que atrasa o apocalipse, conforme descobrimos no terceiro filme.

Linda Hamilton em Exterminador do Futuro 2



O Exterminador Do Futuro 3: A Rebelião Das Máquinas
 (ano de lançamento 2003)

Anos após a destruição da Cyberdyne, John Connor (Nick Stahl) vive à margem da sociedade aguardando o apocalipse, que não veio em 1997. Em 2004, Sarah Connor está morta e a inteligência artificial da empresa Skynet está prestes a entrar em operação. Com a intenção de eliminar John Connor, ainda líder da resistência, as máquinas enviam um robô T-X (Kristanna Loken). Para protegê-lo, um ciborgue mais moderno, modelo T-850 (Schwarzenegger), volta ao passado também.


O Exterminador Do Futuro: A Salvação
(ano de lançamento 2009)

O dia do julgamento aconteceu, mesmo que atrasado (em 2004), e a Skynet domina os humanos. Ambientado no pós-apocalíptico ano de 2018, John Connor (Christian Bale) ainda não é líder da humanidade, apenas um profeta que sabe como lutar contra os robôs. Mas o futuro no qual Connor foi criado para acreditar é novamente alterado com a aparição de Marcus Wright (Sam Worthington), um estranho cuja última lembrança é de estar no corredor da morte.

Connor precisa descobrir se Marcus foi enviado do futuro ou se foi resgatado do passado. Enquanto a Skynet prepara seu ataque final, Connor e Marcus procuram por respostas.


O Exterminador Do Futuro: Gênesis
(ano de lançamento 2015)

A trama é a mesma do original por boa parte da narrativa: Em 2029, John Connor (Jason Clarke) vence a Skynet, mas um exterminador é mandado de volta no tempo para matar sua mãe, Sarah (Emilia Clarke). Como resposta, Kyle Reese (Jai Courteney) é enviado para protegê-la. Em 1984, as coisas se complicam quando Reese encontra um exterminador, modelo T-1000, exemplar que ele não chegou a conhecer – o que significa que a guerra não acabou como ele pensava.

Ele logo descobre que Sarah não mais precisa de salvação, afinal já é uma guerreira, totalmente ciente de seu importante papel na salvação da humanidade. Sem falar que ela é protegida por um T-800 (Schwarzenegger). As coisas mudam mesmo quando eles então viajam no tempo até 2017 para tentar impedir a criação da Skynet.

+ Veja a nossa entrevista exclusiva com Schwarzenegger

Arnold Schwarzenegger em O Exterminador do Futuro: Gênesis


Cronologia

Na franquia, os acontecimentos vão, voltam e mudam, mas tentamos esclarecer como as coisas funcionam. Veja abaixo a cronologia completa com eventos dos cinco filmes. Quando relevante, o filme é indicado com T+número – exemplo: T1 para o primeiro longa.

T1 – Linha do tempo original

12 de maio de 1984 - Exterminador T-800 chega para matar Sarah Connor antes que ela dê a luz a John Connor. O soldado Kyle Reese volta ao passado para proteger Sarah e se torna pai de John.

28 de fevereiro de 1985 - Nasce John Connor.

4 de agosto de 1997 –A Skynet é ativada e passa a comandar as decisões do Departamento de Defesa dos EUA sem a interferência humana.

29 de agosto de 1997 – Skynet se torna autoconsciente às 2h14min da manhã e inicia um ataque nuclear contra a Rússia, que contra-ataca. É o Dia do Juízo Final.

T2 – Primeira mudança na linha do tempo

1995 - Skynet envia um Exterminador mais avançado, o T-1000, para matar John Connor com 10 anos de idade. A resistência envia o Exterminador reprogramado T-800 para protegê-lo.

1995- A empresa Cyberdyne, criadora da Skynet, é destruída por Sarah, John Connor e T-800 - o apocalipse é adiado.

T3 e T4 – Novas mudanças na linha do tempo

2003 – Um criminoso sentenciado à pena de morte, Marcus Wright, doa seu corpo para a Cyberdyne fazer pesquisas.

2003 - Exército dos EUA assume a Skynet.

2004 – Nasce Kyle Reese.

Christian Bale in Terminator Salvation

2004 – Skynet envia o modelo T-X para matar os tenentes da resistência do ano de 2029. John Connor também é o alvo, mas ele está escondido e protegido por um T-850 também enviado do futuro.

2004 – Exterminador T-X infecta robôs para matarem humanos, começando a guerra.

24 de julho de 2004 - Departamento de Defesa aciona a Skynet. Connor não consegue evitar o apocalipse. É o juízo final (em sua nova data).

2018 – John Connor encontra o jovem Kyle Reese.

2018 – A liderança da Resistência é morta pela Skynet e John Connor toma seu lugar.

2018 – Marcus Wright surge como o primeiro ciborgue criado para se infiltrar na Resistência, mas ele ainda acredita ser humano.

2018 – O primeiro Exterminador modelo T-800 é ativado, bem diante de John Connor.

T1 até T4 – Fator constante até o quarto filme

2029 – A guerra entre as Máquinas e a Resistência chega perto do fim e a Skynet, desesperada, envia um T-800 para o ano de 1984. Kyle Reese, um soldado da Resistência, viaja no tempo para proteger Sarah Connor, mãe do líder dos humanos, John Connor.

T3 – Eventos após 2029 revelados apenas no terceiro filme

2032 – A Skynet continua ativa e um T-850 mata John Connor, que é enganado pela máquina por conta de sua relação com o Exterminador que conheceu em 1995.

2032 – A Resistência, por meio de seus tenentes e os filhos de John Connor, continua a luta e a Skynet envia a T-X até 2004 para matar todos eles antes do Dia do Juízo Final, mas a Resistência reprograma o T-850 que matou John Connor e o envia ao passado.


O Exterminador Do Futuro: Gênesis
– Quando tudo muda – cuidado, spoilers adiante:

1973 – Após falhar nas missões anteriores, a Skynet envia um T-1000 para matar Sarah Connor com 9 anos de idade. A resistência (não é confirmado) manda um T-800 para protegê-la. Com a morte dos pais da menina, o robô passa a criá-la.

12 de maio de 1984 – Kyle Reese é enviado para proteger Sarah Connor, mas, ao chegar ao passado, se depara com uma realidade diferente, na qual Sarah já é uma guerreira treinada.

1984 até 2017 – Todos os eventos dos outros filmes entre essas datas são apagados. As duas datas do Dia do Juízo Final passam e nada acontece, afinal não foram deixadas partes do T-800 de 1984 para a Cyberdyne criar a Skynet.

2014 – A Skynet envia um novo Exterminador a 2014 pra garantir sua criação e o Dia do Juízo Final. Só que esse robô é John Connor, que ao ser atacado, em 2029, teve seu DNA alterado e agora é mais máquina do que humano.

2017- Gênesis, sistema operacional da Cyberdyne, é a nova Skynet.

Outubro de 2017 – Data em que Sarah e Kyle chegam ao futuro.

2017 - Gênesis entra em operação e O Dia do Juízo Final aconteceria, mas o apocalipse é impedido por Kyle, Sarah e o T-800.

2017 – Após a destruição da Cyberdyne, descobrimos que a Skynet ainda vive.

2029 - A guerra entre as máquinas e a Resistência chega perto do fim e a Skynet, desesperada, envia um T-800 para 1984. Kyle Reese, um soldado da Resistência, viaja no tempo para proteger Sarah Connor.

2029- Já na máquina do tempo, Kyle assiste John Connor ser atacado por um robô avançado. Nesse momento, a nova linha do tempo é criada e Reese tem lembranças de duas linhas temporais distintas – o que o ajuda a evitar o novo apocalipse.

2029 – Ao final do filme, John Connor não existe na nova linha do tempo.

Ano não revelado - Skynet manda T-1000 matar Sarah Connor em 1973 para evitar que ela atrapalhe o dia do julgamento final.

Sim, as coisas parecem confusas, principalmente agora que tudo mudou. Mas, até O Exterminador Do Futuro: Gênesis, as alterações na linha do tempo são relativas pequenas, basicamente detalhes, basta prestar atenção a elas. Na dúvida, é uma boa desculpa pra assistir aos cinco longas novamente.

O quinto filme da franquia já está disponível. Leia nossa crítica.

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus