Entenda a ligação entre Corpo Fechado, Fragmentado e Vidro

O universo criado por M. NIght Shyamalan ganhou um novo capítulo

18/01/2019 15h26 (Atualizado em 27/09/2019 21h14)

Por Thamires Viana

Vidro, terceiro filme da trilogia criada por M. Night Shyamalan, já está em cartaz nos cinemas como o desfecho de uma história que une heróis e vilões da vida real. Para quem ainda está perdido, decidimos explicar como o longa se conecta a Corpo Fechado e Fragmentado, os dois primeiros filmes que completam esse universo do suspense.

Cuidado, o texto abaixo contém spoilers!

Corpo Fechado 

Cena de Corpo Fechado


Em 2000, um ano após "quebrar cabeças" com O Sexto Sentido, Shyamalan trouxe Bruce Willis e Samuel L. Jackson para estrelarem Corpo Fechado, um drama que mergulha no universo das HQs de forma minimalista e nada convencional.

+ Confira a crítica de Corpo Fechado

A trama acompanha David Dunn (Willis), um pai de família que sai ileso de um grave acidente de trem e busca entender os motivos de sua sobrevivência. Do outro lado está Elijah Price (Jackson), um frágil homem com ossos de vidro que procura David para convencê-lo de que a tragédia lhe trouxe super-poderes. 

Sem muita expectativa sobre o sucesso da trama na época, o diretor garantiu que o final não tivesse tantos ganchos para uma possível sequência. David passa a cumprir seu destino de herói, para a alegria de seu filho Joseph (Spencer Treat Clark), e Elijah vai para um hospital psiquiátrico após confessar que causou o acidente de trem para provar a David seus poderes. 

Fragmentado  

Cena de Fragmentado


Mas foi para a supresa de todos que em 2016 o cineasta voltou à história e lançou um novo filme que se consolidou como o segundo a fazer parte dessa nova franquia não anunciada. Fragmentado chegou como um longa isolado e sem fortes ligações com seu antecessor.

+ Confira a crítica de Fragmentado

A trama acompanha Kevin Crumb, personagem de James McAvoy, um jovem que possui mais de 20 personalidades distintas e sequestra três adolescentes para alimentar seu alter ego mais perigoso. Com habilidades psíquicas e físicas, Kevin aterroriza as jovens, mas poupa uma delas quando ela revela que sofreu um abuso na infância. O surgimento d'A Fera, a 24ª personalidade do homem, mostra que ele também é um humano extraordinário que se encaixa nas teorias criadas por Elijah em Corpo Fechado.

O final do filme confirma a ideia de uma ligação entre as duas produções quando David (Willis) surge em um bar acompanhando os noticiários sobre o crime cometido por Kevin e dá a entender que seu dever é ir em busca do novo "vilão" que veio fazer parte desse universo.

Vidro 

Cena de Vidro



Para o desfecho da franquia, Shyamalan resolveu colocar seus personagens unidos por um único propósito. Quando foi anunciado, Vidro se tornou um dos mais aguardados filmes de 2019 tamanha era a expectativa do público em conferir o que mais sairia da mente criativa do cineasta.

+ Confira a crítica de Vidro

Vale lembrar que a nova trama se passa apenas duas semanas após o final de Fragmentado e traz David em busca do paradeiro de Kevin. Como em Corpo Fechado, ele conta com o apoio do filho Joseph que cria artimanhas para que o pai consiga encontrar o assassino. O confronto entre "herói e vilão" acaba com a captura de ambos pela Dr. Ellie Staple (Sarah Paulson), psiquiatra especializada em indivíduos que acreditam possuir super poderes. O paradeiro de Elijah é descoberto quando a dupla é encaminhada para o mesmo hospital psiquiatrico onde ele está internado. 

Apesar dos acontecimentos finais de Corpo Fechado e Fragmentado não relacionarem diretamente Kevin e Elijah, sabemos em Vidro que grande parte da vida do jovem está ligada a do Sr. Vidro.

Outra relação entre o segundo e o terceiro filme é mencionada quando Casey Cooke (Anya Taylor-Joy), a jovem poupada por Kevin em Fragmentado, retorna ao hospital para dar auxílio ao rapaz. Durante um novo surgimento d'A Fera, fica evidente os verdadeiros motivos que fizeram a vida da adolescente ser poupada.

Entrevista: Anya Taylor-Joy fala sobre seu retorno em Vidro

Quando a Drª. Staple toma algumas atitudes em relação aos pacientes, são esclarecidos os verdadeiros motivos da criação das múltiplas personalidades de Kevin, assim como novas teorias de Elijah sobre o universo dos "super-humanos" e o real intuito do tratamento psiquiátrico imposto ao trio.   

Vidro já está em cartaz nos cinemas.

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus