Entenda como histórias reais são adaptadas para as telas

Existe uma grande diferença entre um filme baseado em fatos e a realidade

29/05/2020 18h00

Por Daniel Reininger

Transformar histórias reais em entretenimento fictício é uma estratégia comum no cinema e na TV. Entretanto, muitas vezes as liberdades tomadas em relação aos acontecimentos da vida real geram curiosidade, polêmicas, confusão e até mesmo revolta.

Normalmente, os filmes baseados em fatos reais são de drama, guerra, terror ou biografia. O filme de drama O Impossível conta a história de um tsunami, fato real sobre uma tragédia que ocorreu na Tailândia em 2004, por exemplo. Enquanto Sully - O Herói Do Rio Hudson conta a história de um piloto que pousa um avião em um rio de Nova York, em 2009. Entre outros, mas nem tudo o que se vê na tela de fato aconteceu.

E não é só isso, existe uma grande diferença entre um filme baseado em fatos e a realidade.

Documentário ou ficção

Antes de mais nada, é preciso entender a diferença entre ficção e documentário. Ficção é uma criação artística de uma narrativa imaginária. Caso seja baseada ou inspirada em fatos, o autor faz uma leitura própria da realidade, ou seja, uma interpretação subjetiva de um acontecimento.

Já um Documentário é um filme informativo ou didático que se caracteriza principalmente pelo compromisso de explorar algo ou alguém real de forma mais imparcial possível. Mesmo assim, por mais que tente não defender lados, o resultado é uma representação subjetiva da realidade.

Inspirado em fatos

No caso de um roteiro ficcional, é preciso encontrar coesão na obra. A ficção precisa fazer até mais sentido do que a própria realidade. Para simular isso dentro de uma trama, o roteirista precisa estar por dentro do que acontece à sua volta no mundo, além de ler livros, ver filmes, jornais e fazer pesquisas.

Se for contar uma história baseada em fatos, precisa conhecer a fundo a realidade, caso queira algo mais perto da verdade ou ter uma noção de como quer usar uma trama que aconteceu mesmo, caso queira um conto mais solto, apenas inspirado em algum caso que ouviu falar.

"Baseado em fatos reais" é uma frase ampla. Algumas vezes, os cineastas podem estar comprometidos a reproduzir absolutamente tudo (figurino, trejeitos, locações, diálogos) de maneira fidedigna. Outras vezes, podem querer contar uma história que apareceu em suas cabeças após ler uma notícia de jornal. Tubarão, por exemplo, é um clássico exemplo dessa segunda situação.

Tubarão

Não se pode levar tão a sério tudo que diz ser baseado ou inspirado em fatos por conta desses elementos acima, a menos que seja um documentário.

Fatos?

Nem sempre os supostos fatos são tão reais assim. Muitas vezes os roteiristas pegam elementos de algo que aconteceu e floreiam a ponto de mudar muitos elementos da história.

O site Information is Beautiful, especializado em checar informações, analisou 17 longas que insistem terem sido feitos baseados em acontecimentos reais. Na avaliação, descobriu que poucos filmes chegam perto da verdade. O longa que se saiu melhor foi Selma: Uma Luta pela Igualdade, sobre a jornada de Martin Luther King pelo direito ao voto dos negros. Foi o único dos 17 analisados que não contou meias verdades.

Já pior avaliado foi O Jogo Da Imitação, sobre Alan Turing, que conseguiu falar alguma verdade em apenas em 41,4% do tempo, sendo que apenas 18% eram fatos bastante acurados.

A maioria dos longas fica no meio termo. A Grande Aposta, por exemplo, conta com 91,4% de cenas verdadeiras. O Lobo De Wall Street é certeiro em 80% do filme. A Rede Social é verdade em 76,1% do tempo e Estrelas Além Do Tempo falou a verdade em 74% do filme.

Essa pesquisa é apenas um exemplo de como ser baseado ou inspirado em fatos reais não significa que algo é verdadeiro.

Inspirado e baseado

Não existe uma diferença técnica para esses termos, mas normalmente se usa a palavra "inspirado" em fatos quando uma história apenas pega alguns elementos da realidade, sem tentar se apegar muito à ela, portanto, com muitas liberdades narrativas.

Já o termo "baseado" costuma ser mais usado quando o roteirista e diretor tentaram se ater aos fatos e à realidade e traduzir o que realente aconteceu para à tela, da melhor maneira possível, apesar de algumas liberdades.

Então:

História real: É a encenação de um evento real, geralmente usando os mesmos nomes dos personagens e a cena recriada de acordo. Não há dramatização alguma e a história é bem pesquisada antes de ser recriada. Fatos e figuras de uma história verdadeira podem ser validados. Eles costumam mencionar a biografia para afirmar a veracidade da história. Isso é visto em documentários e autobiografias.

Baseado em uma história real: Quando se usa um acontecimento verdadeiro com alterações no enredo para se adequar ao entendimento e às expectativas do público. Muitas vezes, é feito para entreter o público e dramatizar certos eventos. Modificações moderadas dos fatos acontecem, mas o enredo básico pode ser verificado com uma história real.

Inspirado em uma história real: É a trama contada a partir de algo verdadeiro, mas a adaptação cria algo completamente novo. Mudam-se nomes e outros elementos. O cenário e acontecimentos até podem compartilhar pequenas semelhanças com alguma história verdadeira. E a essência também pode ser a mesma. Apenas certos aspectos da trama seriam extraídos de histórias reais. Esse termo também é usado quando as histórias são parcialmente copiadas e duplicadas de um incidente real. É muito forte a dramatização e a manipulação dos fatos.

À Procura da Felicidade

Alguns filmes

O Menino Que Descobriu O Vento (2019)

Inspirado por um livro de ciências, um garoto constrói uma turbina eólica para salvar seu vilarejo da fome.

Onde assistir: Netflix

Sniper Americano (2014)

Chris Kyle, maior atirador do exército americano, volta pra casa da guerra e precisa lidar com as dificuldades de ser um bom pai e marido.

Onde assistir: Amazon Prime Video

O Lobo De Wall Street (2014)

O corretor da Bolsa de Valores americana, Belfort, fazia o que queria e viveu como quis, mas isso teve consequências.

Onde assistir: Amazon Prime Video

A Teoria De Tudo (2014)

Focado na vida pessoal de Stephen Hawking, um dos maiores astrofísicos da história, o filme mostra o romance com a aluna de Cambridge Jane Wide (Felicity Jones), suas descobertas científicas e o desafio de enfrentar uma doença motora degenerativa aos 21 anos.

Onde assistir: Looke

12 Anos De Escravidão (2013)

Em meados dos anos 1800, um homem que vive em Nova York é raptado e vendido como escravo no sul do país. Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor) vive 12 anos como escravo, nos quais aprende e vive intensamente os desafios e traumas da escravidão.

Onde assistir: Netflix

Clube De Compras Dallas (2013)

A história de Ron Woodroof, diagnosticado com aids, que foi em busca de medicamentos alternativos fora do país e com a ajuda de sua médica, dra. Eve Saks (Jennifer Garner), e do travesti Rayon (Jared Leto), portador do HIV, Woodroof criou clubes em que as pessoas pagavam por esses tratamentos alternativos.

Onde assistir: Globoplay

The Runaways - Garotas Do Rock (2010)

Cinebiografia da banda de glam rock The Runaways, o filme aborda o período entre 1975-77 do ponto de vista da líder, Cherie Currie (Dakota Fanning).

Onde assistir: Claro Video

À Procura Da Felicidade (2006)

Christopher Gardner (Will Smith) é um vendedor batalhador que consegue a custódia de seu filho pequeno (Jaden Smith). No entanto, para continuar com o garoto, ele deve encontrar um emprego, conseguir lidar com seus problemas pessoais e cuidar da educação do menino.

Onde assistir: Amazon Prime Video

Uma Mente Brilhante (2001)

O filme conta a história real de John Nash que, aos 21 anos, formulou um teorema que provou sua genialidade. Brilhante, Nash chegou a ganhar o Prêmio Nobel. Diagnosticado como esquizofrênico pelos médicos, Nash enfrentou batalhas em sua vida pessoal.

Onde assistir: Claro Video

A Lista De Schindler (1993)

O alemão Oskar Schindler (Liam Neeson) decide usar mão-de-obra judia para abrir uma fábrica na Polônia. Testemunha do massacre aos judeus durante a Segunda Guerra, ele faz da fábrica um refúgio, salvando mais de mil vidas ameaçadas pelo nazismo.

Onde assistir: Telecine Play


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus