Entenda porque maio é o mês mais Geek do ano

Conheça os motivos que fazem de maio o mês da cultura pop

08/05/2020 17h05 (Atualizado em 25/05/2020 15h42)

Por Daniel Reininger

Maio não é só o mês das noivas e das mães, é também dedicado ao geeks. É um mês de grandes marcos da cultura pop, como a comemoração do Star Wars Day, Revenge of the Fifth, do Dia da Toalha e do Orgulho Geek. Não se assuste, vamos explicar tudo isso melhor para vocês agora:

Para entender como tudo começou, é preciso saber que no dia 25 de maio de 1977 aconteceu o lançamento de Star Wars: Episódio IV - Uma Nova Esperança, um dos filmes responsáveis por mudar para sempre a cultura pop.

Além disso, essa data é importante no clássico da literatura Discworld, de Terry Pratchet, onde é uma data comemorativa crucial para o universo. E também é o dia escolhido por fãs para comemoração do Dia da Toalha, referência a outro importante título da cultura pop: O Guia Do Mochileiro Das Galáxias.


Dia da toalha

Vamos começar pelo mais curioso: o Dia da toalha. Bem, a data é celebrada todo ano no dia 25 de Maio como uma homenagem dos fãs do autor Douglas Adams, de O Guia do Mochileiro das Galáxias, que ganhou um divertido filme em 2005.

Neste dia, os fãs devem levar uma toalha consigo para demonstrar o seu carinho pela série. A comemoração foi realizada pela primeira vez em 2001, duas semanas após a morte de Adams em 11 de maio de 2001. O lançamento de Star Wars nesse dia é só mais um dos motivos da escolha dessa data para essa comemoração.

E o que a toalha tem a ver? Bem, em sua viagem pelo espaço, o mochileiro não pode esquecer dela, como descrito pelo autor: “A toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido a seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; (…) Porém o mais importante é o imenso valor psicológico da toalha. (…) se um sujeito é capaz de rodar por toda a Galáxia, acampar, pedir carona, lutar contra terríveis obstáculos, dar a volta por cima e ainda assim saber onde está sua toalha, esse sujeito claramente merece respeito.”

Guia do Mochileiro das Galáxias



Orgulho Nerd

A iniciativa teve origem na Espanha em 2006 com o nome de Orgullo Friki (Nerd, em espanhol) e se espalhou pelo mundo por meio da internet, claro. A data escolhida para o Orgulho Nerd é exatamente a do dia do lançamento do filme que se tornou ícone da cultura: Star Wars - franquia que mudou o cinema, os efeitos especiais e a ficção.

E a data é importante também nos livros de Terry Pratchett, outro escritor favorito dos nerds. Na série literária Discworld o dia 25 de maio é quando se comemora o "Glorioso 25 de maio", quando a monarquia dá lugar à república.

Para quem não conhece, Discworld é uma série de livros de fantasia escrita pelo escritor inglês Terry Pratchett, ambientada em um planeta plano equilibrado nas costas de quatro elefantes que por sua vez ficam nas costas de uma tartaruga gigante. Entre os geeks, é tão famoso quanto as obras O Senhor dos Anéis, de J.R.R. Tolkien.

Cinemas

Importante lembrar que maio marca o lançamento de todos os Star Wars até a Disney assumir a franquia e lançar Star Wars: O Despertar Da Força em dezembro de 2015, quebrando uma tradição de quase 40 anos, embora Han Solo - Uma História Star Wars tanbém tenha chegado em maio, de 2018 no caso.

Esse mês marca também a chegada de outros filmes clássicos e icônicos para o público geek. Entre eles: o primeiro lançamento, mesmo que limitado, de Alien - O Oitavo Passageiro (25 de maio de 1979) e o lançamento de De Volta Para O Futuro III. (25 de maio de 1979).

Tudo isso ajuda a consolidar o mês como um marco para os nerds. 

 

Mês de Star Wars

Em seis dias de exibição, Star Wars: Episódio IV - Uma Nova Esperança rendeu US$ 2,5 milhões somente dos EUA, valor alto para a época, e rapidamente virou febre.

A estreia aconteceu no famoso Teatro Chinês, em Los Angeles, e surpreendeu o elenco pela dimensão que tomou. "Jamais havíamos visto algo assim", disse Carrie Fisher (Princesa Léia). "Foi revolucionário, algo de gênio", completou Mark Hamill (Luke Skywalker). "As pessoas aplaudiram de pé e nos pediram autógrafo."

Star Wars ganhou então diversas continuações, livros, jogos, séries e quadrinhos que sustentaram o fenômeno pelas décadas, angariando não apenas dezenas de Oscars e reconhecimento, mas bilhões de dólares com a venda de produtos, como brinquedos, cadernos, pôsteres, roupas, games, CDs, DVDs, etc. Uma prática comum para quase todos os longa-metragens atuais. O sucesso foi tanto que a franquia ganhou uma nova trilogia comandada pela Disney.

O fato é: ao longo dos anos, o sucesso dos filmes da saga estelar só cresceu e ganhou fãs cada vez mais fiéis. Com isso, mais e mais conteúdo foi lançado e novos fãs conhecem a franquia a cada ano.

Mas espera aí, se o primeiro filme saiu no dia 25 de maio, o que tem a ver a data 4 de maio, conhecida como Star Wars Day

E aí veio o 4 de maio

Essa data foi escolhida por causa de uma das frases mais importantes dos longas da franquia, "que a força esteja com você". Se em português o trocadilho não faz sentido, em inglês a expressão "May the 4th" (quatro de maio), referente à data, soa bem parecido com a "may the force" (que a Força). Curioso, não é mesmo?

May the fourth - Star Wars Day

Para se ter ideia da importância da data para a cultura pop, há lugares que acontecem grandes convenções e encontros, onde as pessoas podem participar de atividades especiais, como concursos de fantasias e debates sobre o universo de Star Wars. Além disso, é um dia que costuma estar marcado por grandes novidades dos próximos filmes. 

Comemorada pela primeira vez em 2011, na cidade de Toronto, no Canadá, as festividades aconteceram em um cinema subterrâneo, incluíram um game show sobre a trilogia original (Episódios 4, 5 e 6), um concurso de fantasias com o júri sendo formado por celebridades e a exibição em tela grande dos melhores filmes da série. Atualmente, muitas cidades do mundo possuem grandes comemorações para celebrar a franquia.

Revenge of the Fifth

E aí se criou o dia para comemorar o lado sombrio da Força, no dia 5 de maio. O dia Revenge of the Fifth foi criado como trocadilho com o nome do filme, Star Wars: Episódio III - A Vingança Dos SithRevenge of the Sith em inglês, e a data, May the Fifth (5 de maio em inglês). A ideia surgiu pelo mesmo motivo do dia 04 de maio: a sonoridade das palavras e a referência à franquia. E é claro que os fãs não poderiam deixar a oportunidade de comemorar.

Nesse dia, as homenagens vão para os Lordes Sith da franquia Star Wars, vilões de todos os filmes e boa parte das séries e livros. A celebração ainda é pequena, em comparação com os outros dias importantes de maio, mas já ganha cada vez mais espaço principalmente na internet.

Razões não faltam

É isso. Maio é o mês mais geek do ano por diversos fatores. Tudo começou Star Wars e as coisas tomaram dimensões cada vez maiores, com muitas referências a livros e filmes. E você, comemora maio como o mês nerd? Qual é sua franquia favorita?

 

Nesse artigo você leu sobre: Star Wars, Alien - O Oitavo Passageiro, O Guia Do Mochileiro Das Galáxias, De Volta Para O Futuro 3

Veja também: Star Wars: As melhores lutas de sabre de luz da franquia



Deixe seu comentário
comments powered by Disqus